Após Residência Artística em Portugal, bailarinos estreiam espetáculo

DO TEXTO: Após a residência artística de três semanas em Portugal, os bailarinos capixabas Gabriela Moriondo e Maicom Souza apresentam nos dias 06 a 09 de jane
O intercâmbio em Portugal entre os bailarinos capixabas Gabriela Moriondo e Maicom Souza com a  coreógrafa eslovaca Eva Urbanová resultou no espetáculo de dança “Idiossincrasia”. Transmitido online no YouTube entre os dias 06 e 09 de Janeiro (quinta a domingo), a coreografia foi desenvolvida dentro do período de três semanas em que os artistas se dedicaram a alcançar com o corpo um nível extremo de precisão de movimentos rígidos e afiados e outro pólo extremo de movimentos pessoais, biográficos e idiossincráticos. Com duração de 30 minutos, o espetáculo é gratuito e livre para todos os públicos.

A dança versa sobre a amizade e suas idiossincrasias

O intercâmbio em Portugal entre os bailarinos capixabas Gabriela Moriondo e Maicom Souza com a  coreógrafa eslovaca Eva Urbanová resultou no espetáculo de dança “Idiossincrasia”. Transmitido online no YouTube entre os dias 06 e 09 de Janeiro (quinta a domingo), a coreografia foi desenvolvida dentro do período de três semanas em que os artistas se dedicaram a alcançar com o corpo um nível extremo de precisão de movimentos rígidos e afiados e outro pólo extremo de movimentos pessoais, biográficos e idiossincráticos. Com duração de 30 minutos, o espetáculo é gratuito e livre para todos os públicos.

Assista o teaser: https://youtu.be/juiq_phnBWs

O espetáculo Idiossincrasia é uma dança sobre a amizade, sobre as peculiaridades de cada pessoa, neste caso particular, as asas de Gabriela e as raízes de Maicom, e as caixas em que os dois habitam. A partir deste imaginário Eva deu início ao processo de montagem, trazendo como inspiração o filme “O Lagosta” (2015),  dirigido por Yorgos Lanthimos, e, a partir dele, levou aos bailarinos vários questionamentos sobre o que significa ser humano.

“A partir de então, começamos uma pesquisa de movimentos relacionais que partiam de um corpo frio ou de um corpo quente, emocionado ou sem emoção, sistemático ou livre. Experimentamos, portanto, desde diferentes brilhos do olhar até o último suspiro de um movimento catártico ou de um gesto afiado e mecânico. Utilizamos também elementos cênicos, criando quadrados e sistemas para seguirmos ou extrapolarmos durante a pesquisa.”, conta Gabriela Moriondo. 

Durante as três semanas de criação e desenvolvimento os bailarinos Maicom e Gabriela redigiram textos pessoais em escritas intuitivas sobre quem são, quem querem ser, como são, o que sonham, o que desejam, o que amam, o que pensam sobre o outro, e recorreram também a informações sobre quem são baseadas nas informações presentes em seus passaportes e documentos de identidade oficiais. A partir da reunião destas informações eles estavam prontos para refletir suas personalidades em forma de dança.

O espetáculo Idiossincrasia contou com Eva Urbanová, coreógrafa eslovaca, e os bailarinos capixabas Gabriela Moriondo e Maicom Souza, e foi realizado em Lisboa (Portugal), nos Estúdios Victor Córdon. A arte gráfica é de Pedro Gimenes, com fotografia de Luís Felipe Roriz Stein, Larissa Antunes e Bernardo Firme. O teaser foi editado por Yuri Satélite. Trilha Sonora é “Terminal”, de Holly Herndon e Folha de Jurema. O evento conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo - Secult/ES

Conheça os artistas

Eva Urbanová - Mestra em coreografia pela Academy of Performing Arts, em Praga, estudou coreografia e dança contemporânea em seu intercâmbio no Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, em Londres (UK). Eva vem trabalhando com o coreógrafo japonês Yukio Suzuki, a coreógrafa eslovaca Petra Fornayová, dentre outros. Como coreógrafa, ela cooperou com o Conservatório de Dança de Praga, com o Conservatório Janacek, em Ostrava, e com a companhia de dança júnior Bohemia Ballet. Em 2019 Eva foi selecionada como jovem coreógrafa para criar para o Central European Dance Theatre, em Budapeste (HU), e, no mesmo ano, seu trabalho “Women of dust” foi selecionado para ser apresentado no festival Mala Inventura na categoria Young blood.

Gabriela Moriondo -  Artista capixaba, formada em Dança Contemporânea pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (2014), especializada em Estudos de Dança no Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance/UK (2016), qualificada em Performance de Dança Contemporânea (ATCL) pelo Trinity College London (2016), graduanda em Artes Plásticas na Universidade do Espírito Santo (UFES). Atua como bailarina, instrutora, coreógrafa e produtora cultural independente no Espírito Santo.

Maicom Souza e Silva - Capixaba, filósofo, bailarino, produtor cultural, instrutor de danças Negro-brasileiras e mestrando em Metafísica pela Universidade de Brasília – UnB. Trabalha como gestor e bailarino de Coletivo Emaranhado (2013), professor do Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” MUCANE (2016) e está Sócio/Administrador da Bule Estúdio Criativo (2018) de produção cinematográfica e gestão de artes cênicas, todas atividades na cidade de Vitória, Espírito Santo/BR.

SERVIÇO:
Espetáculo de dança - Idiossincrasia
Data: 06 a 09 de janeiro de 2022 
Horário: 19h
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCa5QCWAHe7MK6o2vAO7UC2w
Entrada Franca
Duração: 30 minutos
Classificação etária: Livre 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários