SOS Mau Hálito: Um meio virtual de ajuda

Estudos indicam que cerca de 60 milhões de brasileiros são portadores da halitose (mau hálito), sendo que a grande maioria nem sequer sabe que sofre desse problema constrangedor.


Quer ajudar um amigo portador do mau hálito e não sabe como? Conheça o SOS Mau Hálito

Estudos indicam que cerca de 60 milhões de brasileiros são portadores da halitose (mau hálito), sendo que a grande maioria nem sequer sabe que sofre desse problema constrangedor.  Por isso, com o intuito de ajudar quem necessita de tratamento, a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), oferece o SOS Mau Hálito, um serviço social gratuito e anônimo, que tem por finalidade avisar o seu amigo ou conhecido que possui o problema.

De acordo com a ex-presidente da Associação Brasileira de Halitose e atual conselheira, Dra. Cláudia C. Gobor, “normalmente quem possui mau hálito tem dificuldades em saber que é portador do problema. Quando o odor é constante, a pessoa acaba se acostumando com o cheiro e não o percebe, o que se chama de ‘fadiga olfatória’”.  O mau hálito causa imensas limitações em todas as áreas da vida, seja ela social, profissional e familiar, e tomar conhecimento desta alteração é o primeiro passo para resolvê-la.

Já para quem convive próximo a uma pessoa que possui esse distúrbio, pode se sentir constrangido em avisar sobre a situação e não saber o que fazer para ajudar. Por isso, com o objetivo de elevar grau de conscientização da população,  e ajudar pessoas com o hálito alterado evitando tais situações constrangedoras o SOS Mau Hálito foi criado para dar uma solução à quem não se sente confortável em dar essa notícia. 

Dra. Cláudia, dentista especialista pelo MEC no tratamento da halitose, explica mais sobre o assunto. “A Associação é formada por profissionais da área de saúde dedicados especialmente aos estudos e pesquisas sobre o mau hálito e, para ajudar, criou o SOS Mau Hálito, um meio que dá acesso a profissionais de todo o país. Com esse meio é possível que a pessoa que possui um amigo com esse problema o informe sem precisar se identificar para não causar o constrangimento de ambos.” 

Esse envio de informação ao portador se dá da seguinte maneira: a pessoa entra no site, sem ser identificado e preenche o contato do seu amigo ou pessoa portadora de halitose. Nesta carta enviada por e-mail a pessoa receberá informações sobre Halitose, dicas para detectar o problema, convite para sanar dúvidas com a associação, e também tem a opção de procurar um especialista na lista dos profissionais indicados pela ABHA, a nível de Brasil.

De acordo com a Dra. Cláudia, nos meses de setembro e outubro, que são dedicados para a divulgação do Dia Nacional do Combate ao Mau Hálito (22 de setembro), o site chega a receber de 50 a 80 solicitações diárias do SOS. Nesta época são disponibilizados textos nas mídias sociais sobre saúde bucal, para alertar e instruir o público sobre o assunto.

Segundo a associação, 90% dos casos de mau hálito têm origem bucal, e o estômago, ao contrário do que muitos pensam, é responsável por apenas 2% dos casos de halitose, em causas associadas. Escovação correta, uso do fio dental e higienização de língua, maior consumo de água, cuidados e tratamentos adequados à saúde bucal, também ajudam a evitar esse problema.

Combater a halitose é de extrema importância, além de contribuir com inúmeras doenças, o mau hálito pode levar à perda de autoestima e ao isolamento social e amoroso. O tratamento adequado com um dentista qualificado é a única maneira de reassumir o papel na sociedade e retornar a uma vida mais feliz, com mais saúde e livre de constrangimentos.

Acesse o site para ter mais informações sobre halitose www.abha.org.br . Se você conhece alguém com esse problema, acesse, clique no banner SOS Mau Hálito e envie os dados de contato do seu amigo para a ABHA. Você o estará ajudando a ter mais saúde e uma vida mais feliz.

SERVIÇO:
Dra. Cláudia Christianne Gobor
Cirurgiã Dentista especialista pelo MEC no tratamento da Halitose
Ex-Presidente da Associação Brasileira de Halitose e Atual Conselheira Consultiva
(41) 3022-3131 | (41) 99977-7087
Redes sociais:
Instagram: @bomhalitocuritiba
Facebook: @bomhalitocuritiba
Etiquetas

Enviar um comentário

0 Comentários
* Só falta o seu comentário! O autor agradece.

buttons=(OK) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !