Abertas as inscrições para 74ª Reunião Anual da SBPC

As inscrições para a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 24 a 30 de julho de 2022, estão abertas. O evento, que terá como tema “Ciência, independência e soberania nacional”, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna, acontecerá de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais, nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, Ceilândia, Gama e Planaltina.

O evento será realizado de 24 a 30 de julho de 2022 na Universidade de Brasília (UnB). Confira as novidades desta 74ª edição e inscreva-se!

As inscrições para a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 24 a 30 de julho de 2022, estão abertas. O evento, que terá como tema “Ciência, independência e soberania nacional”, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna, acontecerá de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais, nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, Ceilândia, Gama e Planaltina.

O evento é aberto ao público e somente há taxa de inscrição para quem quiser participar de webminicursos ou submeter um trabalho à análise (para a Sessão de Pôsteres), ou ainda obter o certificado de participação geral no evento (somente para quem participar presencialmente e fizer o credenciamento). Porém, a dimensão do público presencial seguirá as determinações dos órgãos de saúde pública concernentes. Para fins de controle do número de inscrições para participação presencial, as inscrições serão abertas por lotes, sendo o primeiro com 500 inscrições presenciais.

Nesta 74ª Reunião Anual, a Programação Científica será composta por conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos e sessão de vídeo-pôsteres. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), a SBPC Afro e Indígena, a SBPC Educação e a SBPC Inovação, compostas de conferências e mesas-redondas que abordam essas temáticas. De forma experimental, a SBPC levará à UnB atividades do programa SBPC vai à Escola, destinadas aos estudantes e professores da educação básica.

O evento será encerrado com mais uma edição do Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

Os interessados em submeter trabalhos terão até 04 de abril de 2022 para fazer a inscrição e o pagamento da taxa, mas haverá um limite de 300 trabalhos que, se for atingido, poderá antecipar o encerramento do prazo.

A inscrição online sem o envio de trabalho poderá ser feita até 15 de julho de 2022.

O investimento para participar do evento gira de R$ 80 a R$ 380 de acordo com a categoria. Nesta edição, quem se inscrever mais cedo pode contar com descontos especiais: 10% para inscrições até 20 de janeiro e 5% para inscrições até 28 de fevereiro.

Segundo o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, a 74ª Reunião Anual irá celebrar muitas coisas importantes, dentre elas, os 60 anos da UnB, que foi um projeto de universidade idealizada pelo grande educador Darcy Ribeiro. “O projeto foi tão inovador que incomodou e em 1964 a instituição sofreu intervenção da Ditadura”, comenta.

Outro ponto importante levantado por Janine Ribeiro é que a edição de 2022 será realizada no formato híbrido, com atividades presenciais – algumas serão transmitidas ao vivo para os canais do YouTube da SBPC e da UnB – e virtuais. “Estamos muito animados com a volta do presencial porque o convívio humano é essencial, principalmente para o público jovem, já que teremos atividades interativas”, afirma. E completa, “a reunião é uma ótima oportunidade para os participantes verem como que a ciência é feita, acompanhar discussões interessantes em torno da ciência, das políticas de CT&I e de educação. É fascinante descobrir coisas novas e a Reunião Anual, que é considerado o maior evento científico, é uma ótima oportunidade para isso”, finaliza.

Márcia Abrahão, reitora da UnB, também ressalta que a 74ª Reunião Anual vai ocorrer num ano muito especial para a Universidade de Brasília, nas comemorações dos seus 60 anos e do centenário do seu fundador, Darcy Ribeiro. “É sempre importante ressaltar o papel da ciência, ainda mais neste momento da história em que os cientistas têm sido fundamentais para o combate da pandemia de covid-19. O papel da educação e da ciência ficou mais claro para a população, apesar da tragédia das mortes e das consequências da doença, pessoais e coletivas”, afirma.

Já Maria Emília Walter, decana de Pesquisa e Inovação e coordenadora da Comissão Científica da UnB da 74ª Reunião Anual, o encontro anual será uma oportunidade fantástica para reunir cientistas de todas as áreas do conhecimento, estudantes do ensino médio, de mestrado e de doutorado e profissionais que trabalham com ciência e tecnologia, além da própria sociedade. “Considerando os debates que serão realizados no contexto de eleições presidenciais em todas as regiões do País, é um momento para apoiar os esforços das universidades públicas e associações científicas, no sentido de incluir no programa do próximo governo eleito a reconstrução do sistema nacional de ciência e tecnologia”.

Acesse o site da 74ª Reunião Anual: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.

A Reunião Anual

Fundada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente possui quase 170 sociedades científicas afiliadas, de todas as áreas do conhecimento.

A Reunião Anual da SBPC é realizada ininterruptamente desde 1949, em um estado brasileiro diferente a cada ano, quase sempre em universidade pública. Em 2020, pela primeira vez, precisou ser realizada de forma virtual, devido ao agravamento da pandemia de coronavírus. Em 2022 será realizada no formato híbrido, com atividades presenciais – algumas serão transmitidas ao vivo para os canais do YouTube da SBPC e da UnB – e virtuais. A Sessão de Pôsteres e os minicursos continuarão no formato virtual, até que as condições sanitárias melhorem.

As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população. 

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !