5 dicas para impedir que a maquiagem derreta durante as festas de fim de ano

DO TEXTO: Especialistas apontam cuidados para fazer com que a maquiagem permaneça intacta a noite toda durante o natal e ano novo mesmo com o calor comum dessa

Durante as festividades de natal e ano novo, todos queremos nos sentir bem e bonitos. Logo, é normal que muitas mulheres apostem no uso de maquiagem. O problema é que, na maioria das vezes, a maquiagem, que estava perfeita antes de sair de casa, acaba derretendo ao longo da festa devido ao calor comum dessa época do ano, que estimula a oleosidade, dilata os poros e intensifica o suor.

Especialistas apontam cuidados para fazer com que a maquiagem permaneça intacta a noite toda durante o natal e ano novo mesmo com o calor comum dessa época.

São Paulo – Dezembro/2021 - Durante as festividades de natal e ano novo, todos queremos nos sentir bem e bonitos. Logo, é normal que muitas mulheres apostem no uso de maquiagem. O problema é que, na maioria das vezes, a maquiagem, que estava perfeita antes de sair de casa, acaba derretendo ao longo da festa devido ao calor comum dessa época do ano, que estimula a oleosidade, dilata os poros e intensifica o suor. E quem possui a pele naturalmente oleosa tende a sofrer ainda mais nesse sentido. Então, para te ajudar a resolver esse problema, reunimos um time de especialista para apontar cuidados que vão fazer com que a maquiagem permaneça intacta ao longo de toda a noite. Confira:

Realize uma rotina skincare: O primeiro passo para fazer com que a maquiagem dure é realizar uma rotina skincare. Por isso, antes de aplicar a maquiagem higienize a face com sabonetes que atuem no controle da oleosidade, como o Sabonete Poros com Ácido Glicólico a 10%, da Be Belle. O produto promove um tratamento de renovação celular intensiva higienizando com ação esfoliante, transformando a textura da pele, deixando-a mais lisa, com relevo uniforme, hidratada e mais iluminada. “Após o sabonete, utilize um tônico para complementar a limpeza da pele e desobstruir os poros e, em seguida, hidrate a pele com produtos em sérum ou gel formulados com ativos seborreguladores”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. E claro, caso a festa seja durante o dia, aplique um fotoprotetor, que deve ter, no mínimo, FPS 30 e ser reaplicado a cada duas horas.

Faça uma esfoliação: A esfoliação semanal é um cuidado excelente para quem quer fazer com que a maquiagem dure por mais tempo. “Isso porque a esfoliação promove a desobstrução dos poros, além de estimular a renovação celular da pele, que, com a produção acelerada de novas células, adquire uma textura mais homogênea”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery). Mas é importante investir em esfoliantes específicos para a pele do rosto, como o Esfoliante Tribeca, da B.URB, que foi desenvolvido com sementes de Apricot (damasco) para garantir uma limpeza facial eficiente, desobstruindo os poros e melhorando a textura da pele.

Utilize um primer: “Uma dica interessante para manter a maquiagem intacta durante a noite toda é complementar o skincare com um primer, que estabiliza a oleosidade da pele, deixando-a menos brilhosa e com toque mais seco, o que faz com que a maquiagem dure mais”, aconselha a Dra Paola.

Aposte nos produtos multifuncionais: Quem se incomoda com a utilização de tantos produtos na rotina skincare, pode procurar pelos cosméticos multifuncionais, como os BB e os DD Creams, que unem hidratante, fotoprotetor, primer e base, protegendo, hidratando e preparando a pele para receber a maquiagem. Existe uma diversidade de produtos multifuncionais no mercado. 

Escolha produtos específicos para sua pele: Assim como os dermocosméticos, as maquiagens também devem ser escolhidas de acordo com seu tipo de pele. “Por exemplo, caso a sua pele seja muito oleosa, o ideal é apostar em maquiagens com textura leve formuladas com ingredientes não oleosos e evitar as maquiagens líquidas de alta cobertura, que tendem a derreter mais facilmente e favorecem a obstrução dos poros, sendo assim mais indicadas para quem possui uma pele mais seca”, recomenda a Dra Paola. O Gel Complex Antiolesidade, da Età Cosmetics, por exemplo, é um cosmético em gel capaz de hidratar profundamente a pele de maneira prolongada para combater o ressecamento enquanto confere efeito calmante e matte, mantendo a pele livre de brilho graças as suas propriedades seborreguladoras, além de também conferir ação adstringente para reduzir o tamanho dos poros e melhorar a textura da pele.

Invista na aplicação de toxina botulínica: Quem sofre com suor excessivo na face, o que pode reduzir muito a duração da maquiagem na pele, pode apostar na aplicação de toxina botulínica para resolver o problema. “Podendo ser aplicada nas axilas, mãos, pés e couro cabeludo, a toxina botulínica age impedindo a ação das glândulas que produzem o suor. O procedimento é simples e os resultados são rápidos, mas não são permanentes, durando de seis a nove meses aproximadamente”, explica a Dra Beatriz Lassance.

Mas lembre-se que a maquiagem deve durar apenas durante a festa. “Em nenhuma hipótese devemos dormir sem lavar o rosto, principalmente após o uso de maquiagem. Isso porque a camada que se forma na sua pele ao longo do dia pode obstruir os poros, causando aumento da oleosidade e inflamações que se transformam em espinhas. Além disso, após dormir uma série de dias com a maquiagem, o efeito contrário pode ocorrer, com a pele tornando-se ressecada”, alerta a Dra Paola Pomerantzeff. “Então, ao chegar em casa, retire-a com um demaquilante, para remover os resíduos mais leves, e um cleansing oil, para remover produtos de longa duração. Em seguida, lave bem a face e hidrate em seguida”, finaliza.

*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/
*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários