Uso de imagem e som na cobertura jornalística será pauta de evento da Jornalismo Júnior

DO TEXTO: JORNALISMO JÚNIOR - Temas serão abordados por meio de debates com jornalistas e fotojornalistas reconhecidos e premiados
No próximo sábado, dia 20/11, a Jornalismo Júnior, mídia da Universidade de São Paulo (USP), realizará o evento “Pelos Caminhos da Imagem e do Som: narrando situações-limite”.

Temas serão abordados por meio de debates com jornalistas e fotojornalistas reconhecidos e premiados


No próximo sábado, dia 20/11, a Jornalismo Júnior, mídia da Universidade de São Paulo (USP), realizará o evento “Pelos Caminhos da Imagem e do Som: narrando situações-limite”. A transmissão será gratuita pelo Youtube e tratará sobre como os recursos sonoros e visuais são utilizados para enriquecer a cobertura jornalística

O uso de elementos sonoros tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. O sucesso de podcasts é a prova disso: o país fica atrás apenas dos Estados Unidos e já é o segundo maior consumidor do formato, segundo a pesquisa Podcast Stats Soundbites. E tão importante quanto o som, são as imagens, que constroem narrativas visuais de acontecimentos complexos e transmitem os sentimentos envolvidos neles em uma só captura.

O evento contará com duas mesas de debate, a primeira, “Olhares”, ocorrerá às 13h e tratará do uso da fotografia para registrar momentos históricos. Logo após, às 16h, a mesa “Vozes” discutirá a utilização do rádio e dos podcasts para abordar narrativas sensíveis de modo objetivo e ético. 

Para tratar desses assuntos, estarão presentes profissionais que têm o som ou a imagem como recursos únicos de seus trabalhos: Gabriela Biló, fotojornalista do jornal O Estado de S. Paulo, que cobre a política em Brasília; Lenise Aubrift, jornalista responsável pela cobertura da Lava Jato na Rádio BandNews FM; André Liohn, fotojornalista de conflitos premiado com a Medalha de Ouro Robert Capa; e outros convidados. Conheça mais sobre os convidados e seus trabalhos no evento. Participe! 

Os debates serão transmitidos nos links a seguir:

Quem somos
A Jornalismo Júnior é uma empresa júnior de jornalismo e mídia ligada à Universidade de São Paulo (USP). Ela é composta por estudantes de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) do primeiro e segundo ano. Foi criada em 2004 e é a primeira experiência profissional de jovens universitários com o mundo da comunicação.
Para saber mais, visite o nosso site.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários