Roberto Carlos e Milton Nascimento – O Grande Encontro (7)

DO TEXTO: É com a canção “Coração de Estudante”, que vamos recordar o Grande Encontro entre Roberto Carlos e Milton Nascimento, acompanhados ao piano por Wagner
cOMPOSIÇÃO: rOBERTO cARLOS E mILTON nASCIMENTO.



É com a canção “Coração de Estudante”, que vamos recordar o Grande Encontro entre Roberto Carlos e Milton Nascimento


user-image
 

O personagem selecionado deste “O Grande Encontro...” é uma das mais belas vozes e expoentes da música popular brasileira, o cantor, compositor e instrumentista brasileiro, Milton Nascimento. Carioca de nascimento (Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1942), mas mineiro de coração, foi apelidado de “Bituca”, ainda criança, por fazer um bico quando estava contrariado, numa referência aos índios Botocudos. Quem explica é sua irmã, Elisabeth: "O apelido de Bituca é porque ele estudava no grupo, como se chamava na época. Um amigo dele bateu na porta de casa chamando pelo Bituca – isso foi minha mãe que me contou. Aí ela falou: “Quem é Bituca?”. “É o seu filho Bituca”. “Mas por que Bituca?”. “Ah, porque ele é Botocudo, então, para ficar mais carinhoso, Botocudo ficou Bituca”.

O “Bituca” foi um dos integrantes do Clube da Esquina, que surgiu dos encontros de músicos e compositores nos anos sessenta na esquina das ruas Divinópolis com Paraisópolis, em Belo Horizonte – Minas Gerais. Participou em 1985 do Nordeste Já, versão brasileira do USA for África que criou as canções “Chega de Mágoa”, que interpretou junto com vários artistas, entre eles Roberto Carlos e “Seca D’água”.

Milton Nascimento gravou uma música que Roberto recusou.  A canção é a intitulada “Certas Coisas”, um dos maiores sucessos de Nelson Motta e Lulu Santos, foi especialmente traçada para o rei.  Segundo Nelson Motta, o letrista da música: “O Roberto não quis, mas felizmente, o Milton Nascimento gravou essa canção”.

Na discografia de Milton Nascimento, que é recheada de grandes sucessos não consta nenhuma canção de Roberto Carlos, mas em uma participação especial no álbum Erasmo Carlos Convida – Vol. II (2007), ele canta em dueto com Erasmo a canção “Emoções” (1981).  Já Roberto Carlos incluiu no seu álbum Duetos (2006), a canção “Coração de Estudante” de Milton Nascimento e Wagner Tiso, gravação extraída do Especial de Fim de Ano em 1985, quando os autores interpretaram junto com o rei.  

Por duas vezes Milton Nascimento esteve presente no Especial de Fim de Ano de Roberto Carlos. No ano de 1985 fez duas participações: interpretou “Canção da América” e acompanhado ao piano por Wagner Tiso, em um lindo vocal no dueto com Roberto Carlos na canção “Coração de Estudante”.  No ano de 1990, participou da 1ª parte do especial “Verde é Vida” em um clipe gravado em Congonhas, Minas Gerais, onde interpretou a canção “Cio da Terra”, juntamente com Pena Branca e Xavantinho. 

A canção “Coração de Estudante” (1983), antes de receber a letra de Milton Nascimento, teve sua melodia criada por Wagner Tiso, para o documentário Jango, que narra a trajetória política do Ex-Presidente da República do Brasil, João Goulart (7/9/1961 a 1/4/1964).  Na voz de Milton, se tornou um verdadeiro hino pela campanha das Diretas Já (1984), movimento popular que tinha como objetivo a retomada de eleições diretas para o cargo de Presidente da República no Brasil. Serviu como trilha sonora no funeral do Presidente eleito Tancredo Neves, um ano depois. Esta canção trouxe uma mensagem positiva e de confiança em uma juventude da época. O detalhe curioso sobre o nome da canção: coração de estudante é também uma planta bastante comum no estado de Minas Gerais. 

É com a canção “Coração de Estudante”, que vamos recordar o Grande Encontro entre Roberto Carlos e Milton Nascimento, acompanhados ao piano por Wagner Tiso em uma apresentação memorável, que merece ser conservada na lembrança. Nela os cantores e o pianista dão um show de interpretação. Confira no vídeo abaixo.



*Carlos Marley

Nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...
POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Milton já mandou música para RC, mas este não gravou. No especial de 77, Roberto canta trecho de Travessia, o que fazia naquela turnê. Seria legal um novo reencontro!

    Um abraço a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nobre colega Everaldo, obrigado pela participação. Verdade, Travessia foi cantada no Pout-pourri: Wave / Asa Branca / Cinema Olympia / Ponteio e Travessia.

      Um forte abraço

      Eliminar