No Dia Internacional da Onça-Pintada: ISA CTEEP e Onçafari divulgam vencedores do concurso cultural de fotografia

DO TEXTO: Dia Internacional da Onça-Pintada - A fotografia eleita pelo público contou com mais de 2.500 votos, realizados no site do concurso.
A ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia do Brasil, e a ONG Onçafari divulgam, em comemoração ao Dia Internacional da Onça-Pintada, o resultado do concurso cultural de fotografia “O futuro do meio ambiente em nossas mãos”, lançado em outubro. Os vencedores foram João Pedro Salgado Rangel e Thiago Junio Lima Vieira, que representaram, de forma muito fiel, o tema “A Natureza Brasileira”, ao fotografarem a fauna e a flora do país.

A ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia do Brasil, e a ONG Onçafari divulgam, em comemoração ao Dia Internacional da Onça-Pintada, o resultado do concurso cultural de fotografia “O futuro do meio ambiente em nossas mãos”, lançado em outubro. Os vencedores foram João Pedro Salgado Rangel e Thiago Junio Lima Vieira, que representaram, de forma muito fiel, o tema “A Natureza Brasileira”, ao fotografarem a fauna e a flora do país.

A fotografia eleita pelo público contou com mais de 2.500 votos, realizados no site do concurso. Já a do júri foi escolhida pela comissão técnica, formada por: Adriano Gambarini e João Marcos Rosa, fotógrafos da National Geographic Brasil; Érico Hiller, dono de um escritório de produção de projetos documentais; e João Farkas, premiado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), com o trabalho “Retratos da Ocupação da Amazônia”. A foto foi escolhida com base em critérios técnicos e artísticos, como o registro fotográfico que melhor retratou o tema do concurso.

Com o intuito de premiar o olhar atento à natureza brasileira, os ganhadores serão presenteados com uma visita guiada à sede do Onçafari, localizada no Caiman Pantanal, no Mato Grosso. Além da ampliação da consciência ambiental, será uma oportunidade de conhecer e registrar, de perto, a fauna e a flora do bioma. A visita deve ser promovida durante um final de semana, a partir de fevereiro de 2022.

As fotografias vencedoras podem ser visualizadas na galeria de exposição virtual do concurso, no link.

“É muito importante estimular iniciativas que voltem os olhares da sociedade para as questões ambientais, como a do Onçafari, que propôs, por meio do alcance e apelo das fotografias, uma ação de conscientização para preservar a biodiversidade brasileira no Dia Internacional da Onça-Pintada. Apoiar o concurso é uma forma de reafirmar nosso compromisso com a espécie motivadora do Conexão Jaguar, nosso principal programa de sustentabilidade”, diz Ana Carolina David, gerente de comunicação e sustentabilidade da ISA CTEEP. 

O programa Conexão Jaguar atua na preservação de mais de 76 mil hectares na região da Serra do Amolar, localizada no Pantanal, em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro. A iniciativa tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças do clima por meio da implementação de projetos florestais em áreas prioritárias para a proteção, recuperação e conexão do hábitat e corredores da onça-pintada.  Em 2020, foi considerado o melhor programa corporativo de compensação de emissões, pelo ranking Environmental Finance Awards.

Sobre o Onçafari

Fundado em 2011, por Mario Haberfeld, ex-piloto do automobilismo com passagens pela Fórmula 1 e Fórmula Indy, o Onçafari atua na conservação da biodiversidade em diversos biomas brasileiros, como de onças-pintadas, lobos-guarás e outras espécies. O projeto atua em seis frentes de trabalho, Ecoturismo, Ciência, Reintrodução, Social, Educação e Florestas, em quatro dos seis biomas brasileiros: Pantanal, Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica. Saiba mais em www.oncafari.org.

Sobre a ISA CTEEP

Com uma equipe de cerca de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 33% de toda energia elétrica transmitida no País e 94% do Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 20 mil km de linhas de transmissão e 140 subestações (ativos em operação e em construção). Privatizada em 2006, o principal acionista é o Grupo Multilatino ISA, que detém 35,82% do capital total.


POSTS RELACIONADOS:
3 Comentários

Comentários

  1. Nobre colega Alba, vale lembrar que este belo felídeo de grande porte, que estar ameaçado de extinção é um dos animais da fauna brasileira que figura na cédula de cinquenta reais produzida pela Casa da Moeda do Brasil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Marley, aqui também temos o Lince Ibérico que há muito está em vias de extinção, mas graças a programas bem sucedidos de Portugal e Espanha, o lince ibérico está aí para ficar a ainda bem pois é o animal selvagem meu preferido pois as orelhas sui generis são parecidas com as minhas. Grande abraço.
      Foto no link.
      https://bordalo.observador.pt/v2/q:85/c:2000:1123:nowe:0:101/rs:fill:1960/f:webp/plain/https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2020/10/21080707/23801315.jpg

      Eliminar
    2. Caro Marley, infelizmente também a cédula de cinquenta reais está "ameaçada de extinção" do bolso de muitos brasileiros.
      Obrigada, pela participação.
      Abraços!

      Eliminar