Livro O Novo no Ovo chega ao Festival literário de Lisboa

“O Novo no Ovo” é resultado do fluxo corrente da pesquisa estética de Paula Valéria e utiliza de diferentes mídias e suportes para construir sua narrativa.

Evento de lançamento da obra de Paula Valéria Andrade será transmitido on-line no Festival Conexões Atlânticas, em 27 de novembro

Durante o Festival Conexões Atlânticas, na Livraria Barata, em Lisboa - Portugal, acontece o lançamento do livro “O Novo no Ovo”, da poeta Paula Valéria Andrade. Coeditado pela editora SPVI BOOKS e Sempiterno, a autora apresenta uma nova leitura do cotidiano urbano em um projeto de poesia experimental e digital. O encontro acontecerá em formato on-line em 27 de novembro, às 17 horas, e será transmitido nas páginas do festival. Na live, a poeta recebe Guto Lacaz, responsável pelo projeto gráfico e editorial da obra, além dos artistas Fernando Vieira, que colaborou na criação dos vídeos Pílulas Poéticas, e Suia Legaspe, que participou do audiolivro.

Criado em 2017, o Conexões Atlânticas é realizado pela produtora In-Finita. O evento tem como objetivo a divulgação de autores lusófonos, residentes no Brasil ou em Portugal, e que escrevem em língua portuguesa. O festival reúne artistas e apreciadores da literatura em painéis, roda de conversa, debates e lançamentos.
“O Novo no Ovo” é resultado do fluxo corrente da pesquisa estética de Paula Valéria e utiliza de diferentes mídias e suportes para construir sua narrativa. Com uma linguagem transmídia, denominada verbivocovisual, o livro engloba poesia, grafia, fotografia, escultura, poesia-visual, desdobrados em performance, sonoridade e imagem por meio de audiolivro e videobook. Os links podem ser encontrados no livro impresso e nas redes sociais – SOUNDCLOUD; Instagram; YouTube.

Ao longo das 112 páginas, Paula Valéria traz como referência a mescla de linguagens experimentais, das ruas, gírias e dialetos. A publicação tem como inspiração a pesquisa de autores modernistas brasileiros e eruditos, surrealistas, concretistas e neoconcretistas, como Marcel Duchamp, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Maria Martins, Alice Walker, Allen Ginsberge o movimento Beatniks. O prefácio é de Hamilton Faria; o posfácio e pós-poema é de Roberto Bicelli; e o epílogo é uma análise semiótica de Davi Kinski. A edição impressa, gráfica e digital de “O Novo no Ovo” possui o projeto gráfico e editorial de Guto Lacaz. O ensaio fotográfico é da autora ao lado da fotógrafa Patrícia Scavone. O livro também tem a colaboração da artista Angelita Cardoso (artista plástica da escultura).

O projeto de poesia transmídia tem participações especiais dos artistas Fernando Vieira no videobook e de Paloma Klisys no audiolivro. As atrizes Suia Legaspe, Jeyne Stakflett, Bebel Ribeiro, Gabi Costa e Geraldine Quaglia vocalizam as leituras no Sound Clouds. A arte é de Gabriel Kolyniak com fotografia de Patrícia Scavone.

O livro pode ser adquirido nas principais livrarias físicas e digitais por R$49,90 ou no site Estante Virtual.
 
Sobre Paula Valéria de Andrade
Paula Valéria de Andrade é poeta, escritora, professora, artista audiovisual, diretora de arte e criação. Publicou mais de 20 livros, sendo de poesia, arte-educação, didáticos, antologias, prosas e livros infantis. Conquistou os prêmios literários Jabuti, UBE e APCA, entre outros, em Portugal, Itália, Alemanha e EUA. Foi “Menção Honrosa Poesia” em 2016, na FALARJ. Em 2017, foi júri do Prêmio São Paulo de Literatura. É laureada - Casa França-Brasil - pela APALA- RJ, 2018. Em 2019, foi poeta convidada a representar o Brasil no 15º FIPQ (Festival Internacional de Poesia de Quetzaltenango na Guatemala). Ainda em 2019, palestrou a convite da FLIB (Feira Literária de Bonito), no Mato Grosso do Sul, sobre sua poesia e a idealização do coletivo “Feminino Infinito” que criou, é curadora e organiza a quatro anos em São Paulo, com mais de 150 mulheres poetas e artistas de todo o Brasil. Em 2020, participou novamente como poeta na edição 16º FIPQ – Guatemala, em versão digital. Colaborou em 2019, 2020 e em 2021 como poeta brasileira e tradutora convidada, na Revista Francesa "Passerelles Extra-Muros - Revue ENTRE DEUX RIVES” Paris nº 17 e nº 18.  Em 2020, foi poeta convidada da Feira Literária de Campina Grande, na Paraíba. No mesmo ano, ganhou o concurso internacional britânico e publicou seu poema PANDEMIC PORTRAITS no “Positive Images Peace Festival Poetry 2020”, Coventry-UK. Selecionada a integrar o “Dossiê Poetas Contemporâneas do Brasil”, com 34 poetas brasileiras, publicado pela P-o-e-s-i-a.Org em parceria com a Unicamp e enviado às Universidades de Harvard, Princeton, NYU, Sorbonne, University Of Zurich e Portugal, em 2021. É selecionada como poeta e articuladora do “Mulherio das Letras Portugal”, no Brasil, para eventos e publicações. Recentemente, publicou os livros “Amores, líquidos e cenas”, da Ed. Laranja Original, 2018, e “A Pandemia da Invisibilidade do Ser” 2019 - Prêmio Guarulhos de Literatura – Livro do Ano – 2º lugar | 2020. Contemplada (3º lugar) no Prêmio Proac-SP 2020 - livro “O Novo no Ovo” - um desdobramento digital de poesia transmídia, de e-book, audiolivro e videobook - lançado em setembro/2021, na Casa das Rosas em São Paulo.
 
SERVIÇO:
Livro de poesia: O NOVO NO OVO
Autora: Paula Valéria Andrade
Ano: 2021
Páginas. 112
Formato: 21 X 25
Lançamento: setembro 2021
Coedição: SPVI BOOKS & Sempiterno
Prêmio PROAC 19/2020 | Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Valor: R$ 49,90
 
Lançamento O Novo no Ovo – Festival Conexões Atlânticas
Data: Sábado, 27 de novembro de 2021
Horário: 17 horas
Local: Livraria Barata - Av. de Roma 11-A, 1049-047 Lisboa, Portugal
Transmissão: Páginas Festival Conexões Atlânticas
Tags

Enviar um comentário

0 Comentários
* Só falta o seu comentário! O autor agradece.

buttons=(OK) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !