Editoras do Universo Retrô mostram suas casas retrô em ensaio fotográfico especial - Portal Splish Splash

Recentes

sexta-feira, outubro 01, 2021

Editoras do Universo Retrô mostram suas casas retrô em ensaio fotográfico especial

Além do vasto conteúdo dedicado ao vintage, retrô e nostalgias de modo geral, o portal Universo Retrô ficou conhecido por trazer ensaios fotográficos especiais, sempre envolvendo alguma temática do passado. Dessa vez, aproveitando a necessidade de isolamento social que o mundo vive, as editoras Mirella Fonzar e Daise Alves abriram as portas de suas casas retrô para dois editoriais especiais em comemoração ao aniversário de 6 anos do site.


A jornalista Mirella Fonzar e a publicitária Daise Alves são adeptas do estilo de vida Pin-Up e trazem referências aos anos 1950 em sua decoração


Além do vasto conteúdo dedicado ao vintage, retrô e nostalgias de modo geral, o portal Universo Retrô ficou conhecido por trazer ensaios fotográficos especiais, sempre envolvendo alguma temática do passado. Dessa vez, aproveitando a necessidade de isolamento social que o mundo vive, as editoras Mirella Fonzar e Daise Alves abriram as portas de suas casas retrô para dois editoriais especiais em comemoração ao aniversário de 6 anos do site.  


Protagonizando a si mesmas como Pin-Ups do dia a dia, a jornalista Mirella e a publicitária Daise aproveitam para mostrar um pouco de seus cantinhos preferidos, sua decoração retrô, estilo de vida Pin-Up e os personagens da vida cotidiana em fotos clicadas por Tainá Lossehëlin para a editoria “Pin-Up do Mês”. Enquanto Daise apresenta detalhes da sua casa no editorial “Lar Doce Lar”, Mirella traz sua “Rock House” e um pouco da sua família e negócios retrô.


As duas são adeptas ao estilo Pin-Up, que se inspira na estética das mulheres da década de 1950 na hora de se vestir, decorar a casa e ouvir música, mas garantem que não são nada retrógradas, aliás, uma das campanhas idealizadas recentemente pelo site traz exatamente esta ideia, “Seja Retrô, Não Retrógrado”, e reafirma o posicionamento das editoras.


A jornalista Mirella Fonzar e sua “Rock House”


No mercado online desde 2009, a jornalista Mirella Fonzar, além do Universo Retrô, hoje também se aventura no mundo dos e-commerces com as lojas virtuais My Vintage Home, de decoração midcentury, e Lovely Vintage, que comercializa vestidos e acessórios para Pin-Ups modernas e amantes da moda retrô. Nas fotos, tanto nos figurinos como nos ambientes de sua casa, é possível conferir peças de ambas as lojas.


No quarto, a jornalista mostra uma decoração que mistura clássico e moderno, com uma paleta de cores em rosa, verde e dourado, tons esses que permeiam roupa de cama, almofadas, objetos, paredes etc. Destaque para a penteadeira vintage original dos anos 1960 e o espelho de raios tipo Sunburst da My Vintage Home. 


A inspiração do midcentury design pode ser encontrada pela casa toda, inclusive, é o que permeia a decoração da sala de estar de Mirella. As cores opostas, vermelho e verde, sucesso nos anos 1940 e 1950 aparecem nos tons do sofá pé palito e na cor da parede, respectivamente. 


O relógio de parede de bolinhas em vermelho e branco - um ícone dos anos 1950 -, também da My Vintage Home, se destaca no ambiente ao lado de quadros de seus artistas favoritos: de BB King e Little Richard a Ella Fitzgerald e Sister Rosetta Tharpe. Livros, biografias, discos e outros elementos que refletem o amor de Mirella e sua família pela música também podem ser encontrados espalhados pela sala de estar, junto com o cantinho da vitrola e sua coleção de discos de vinil. 


Já o lado externo da casa traz uma outra face da decoração retrô. Com inspiração no Vintage Tiki - a idealização do paraíso tropical da década de 1950 -, Mirella investe em móveis de bambu com estofados de abacaxis, estátuas Tiki e muitas plantas.


É nesta casa antiga e cheia de espaço, na cidade de Santo André, ABC Paulista, que a fundadora do Universo Retrô trabalha e desenvolve seus projetos, além de cuidar de seus três filhos, os gêmeos Théo e Ravi de 10 meses e Martin de 3 anos.  


“Além de ser apaixonada pela minha casa, tenho orgulho em dizer que cada cantinho dela foi idealizado com muito carinho por mim e meu marido neste 1 ano de tantas mudanças e evolução pessoal. Saímos de um apartamento no centro de São Paulo para o ABC em busca de espaço para respirar e criar nossos filhos. Cada quadrinho pregado, enfeite pendurado, parede pintada, plantinha regada… absolutamente tudo tem as nossas mãos envolvidas”, conta Mirella.


A publicitária Daise Alves e seu “Lar Doce Lar”


Profissional de planejamento publicitário há uma década e uma das primeiras blogueiras retrô do Brasil, Daise Alves traz em sua decoração sua paixão por moda retrô e rock roll nos detalhes da sua casa, também localizada na Grande São Paulo.


Tanto no quarto, como na sala, no escritório e na cozinha, ao contrário de Mirella, traz uma inspiração mais selvagem, que remete ao rock ‘n roll, com uma paleta que mistura vermelho, verde, preto e branco. A estampa de zebra, um queridinho dos amantes do vintage, aparece em diversos detalhes da decoração, como na roupa de cama, no tapete da sala e na cortina da cozinha. 


Discos, livros, revistas antigas e quadros de clássicos do cinema não poderiam faltar na decoração da casa desta estudiosa do passado. Destaque para o cantinho da leitura, com poltrona verde pé palito e espelho tipo Sunburst, e para o rack pé palito retrô com vitrola, câmera antiga e violão na parede.


“Na situação atual em que vivemos, para quem passa a maior parte do tempo trabalhando em casa e as saídas se restringem a idas ao supermercado e atividades essenciais, os hobbies se tornaram mais caseiros com leituras, filmes, receitas, escrita e música, questões essas que fazem parte do meu universo e são um prato cheio para os intimistas”, conta Daise Alves.


Pandemia impacta nas propostas dos editorias


Para a proposta destes dois ensaios, as editoras buscaram retratar suas casas retrô em situações idealizadas, com um dia a dia dos sonhos, a fim de imprimir mais esperança, glamour e alegria à rotina. “Como um bom ensaio de temática pin-up deve ser, olhamos para o passado em busca de esperança e beleza para dias melhores”, acredita Daise.


“Como muita gente, por conta da pandemia da COVID-19, tivemos que nos readaptar, inclusive, na maneira como lidamos com a rotina de trabalho; que hoje, para nós duas, é algo 100% remoto. A escolha desta temática não poderia ter mais a ver com essa fase reclusa, afinal, temos passado praticamente 99% do nosso tempo em casa há mais de 1 ano! E, com isso, nos dividimos entre cuidados com o lar, com nós mesmas, o trabalho, os projetos pessoais e sonhos”, conta Daise Alves.


Ficha Técnica

Editoriais Rock House / Lar Doce Lar

Modelos: Mirella Fonzar / Daise Alves

Produção: Daise Alves / Mirella Fonzar

Fotografia: Tainá Lossëhelin

Figurinos: Lovely Vintage, Ink Gloss e Sapato Retrô


Sobre o Universo Retrô

Lançado oficialmente em julho de 2015, o Universo Retrô é a primeira plataforma de conteúdo brasileira inteiramente focado em cultura, entretenimento e lifestyle vintage e retrô. No site, é possível encontrar artigos e reportagens diversas sobre tudo que envolve as décadas de ouro do passado: de 1920 a 1990, passando, especialmente, pelos saudosos anos 1950 com todo o charme que revolucionou o século 20. Idealizado pela publicitária Daise Alves e pela jornalista Mirella Fonzar, duas amantes dos anos dourados e do universo das pin-ups, cadillacs e rockabilly, o portal traz notícias diárias sobre música, moda, design, fotografia, cinema, gastronomia, turismo, comportamento, eventos, e os mais diversos assuntos que sejam inspirados pelo passado. Acesse: www.universoretro.com.br


Crédito da Foto: Tainá Lossehelin / Universo Retrô 

Nenhum comentário:

Postar um comentário