CCB | Carnaval dos Animais e Pulcinella - dias 9 e 10 de outubro, no Grande Auditório - Portal Splish Splash

Recentes

quarta-feira, outubro 06, 2021

CCB | Carnaval dos Animais e Pulcinella - dias 9 e 10 de outubro, no Grande Auditório

Carnaval dos Animais e Pulcinella, este programa abre com a «fantasia musical zoológica» que Saint-Saëns escreveu no Carnaval de 1886 para entreter seus amigos. São 14 peças em que se propôs ilustrar animais como galinhas, cangurus… fósseis… pianistas


Este programa abre com a «fantasia musical zoológica» que Saint-Saëns escreveu no Carnaval de 1886 para entreter seus amigos. São 14 peças em que se propôs ilustrar animais como galinhas, cangurus… fósseis?!… pianistas?!


Trata-se, portanto, de uma verdadeira sátira musical. As tartarugas dançam o cancan mais lento de que há memória, a desfiguração de uma criação de Offenbach. Aos elefantes calha um minueto de Berlioz, também este muito transformado. E os exemplos sucedem-se em tom trocista.


Temos depois a oportunidade de escutar os sons da orquestra e das vozes solistas que acompanharam o bailado Pulcinella que estreou na Ópera de Paris em 1920 com cenários de Picasso e coreografia de Massine.


Livremente inspirada em partituras de compositores setecentistas italianos, esta produção marcou a carreira de Igor Stravinsky, já que a «descoberta» da música do passado lhe mostrou o estilo neoclássico que o acompanhou daí em diante.


PULCINELLA

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Grande Auditório do CCB

Sábado, 9 de outubro, 21h00

Domingo, 10 de outubro, 17h00

C. Saint-Saëns O Carnaval dos Animais *

I. Stravinsky Música do bailado Pulcinella **

Paulo Oliveira, Alexei Eremine pianos *

Rita Marques soprano, Frederico Projecto tenor, Christian Luján baixo **

Francisco Tropa Cenografia

Pedro Lamares ator

Jean-Marc Burfin maestro

COPRODUÇÃO

Centro Cultural de Belém / Metropolitana

Nenhum comentário:

Postar um comentário