11/10 Dia Internacional da Menina - Empresa selecionará 30 projetos de meninas que querem mudar o mundo

DO TEXTO: Força Meninas promove terceira edição do prêmio "Mude o Mundo Como Uma Menina", marcado para 23 de outubro, o prêmio tem como objetivo discutir desafi
A Força Meninas promove em 23 de outubro a terceira edição do prêmio “Mude o Mundo Como Uma Menina”. O evento celebra o Dia Internacional da Menina, em 11 de outubro, data estipulada pela ONU com o objetivo discutir desafios e soluções sobre o futuro das meninas.




Força Meninas promove terceira edição do prêmio "Mude o Mundo Como Uma Menina". Marcado para 23 de outubro, o prêmio tem como objetivo discutir desafios e soluções sobre o futuro das meninas, por meio de ferramentas de impacto e transformação


A Força Meninas promove em 23 de outubro a terceira edição do prêmio “Mude o Mundo Como Uma Menina”. O evento celebra o Dia Internacional da Menina, em 11 de outubro, data estipulada pela ONU com o objetivo discutir desafios e soluções sobre o futuro das meninas. O projeto tem como propósito reconhecer e empoderar meninas que se destacam por iniciativas que impactam todo o Brasil. Diante de um novo cenário, resultado da pandemia da Covid-19, a iniciativa vem em novo formato e busca trazer perspectivas de futuro para as próximas gerações, abordando também os desafios e oportunidades na luta pela igualdade de gênero.


Entre as novidades desta edição está o Ideathon online, que contemplará meninas a partir de 6 anos, em um espaço para debates de ideias entre meninas e especialistas, sobre os desafios atuais e a criação conjunta de soluções que permeiam a construção do futuro mais próspero e igualitário para todos.


Nas edições anteriores, o prêmio “Mude o Mundo Como Uma Menina” levou as vencedoras da primeira edição ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Em sua segunda edição, que ocorreu durante a pandemia da Covid-19, ofereceu às vencedoras um programa de formação online de nove meses, com curadoria da Força Meninas e sessões de mentoria com a Silicon House e Brave, organização do Vale do Silício que auxilia empreendedores internacionais no maior polo tecnológico do mundo.


Sobre a Premiação


O prêmio “Mude o Mundo Como Uma Menina” elegerá 30 premiadas, entre as idades de 13 e 21 anos. Serão cinco (05) vencedoras na modalidade individual, nas categorias Determinada, Criativa, Pioneira, Líder e Visionária, enquanto na modalidade coletiva “Juntas somos Força” serão escolhidos cinco (05) grupos com até cinco (05) meninas. Todas as meninas possuem projetos e soluções voltados para os desafios globais, relacionados a um dos cinco (05) temas que serão trazidos e discutidos nos painéis do Ideathon no dia do evento.


O corpo de juradas, composto por mulheres que se destacam em diferentes áreas, como jornalistas, pesquisadoras, executivas, entre outras, escolherá uma vencedora por categoria.


As ganhadoras serão anunciadas ao final do evento e contempladas com nove (09) meses de mentorias sobre Empreendedorismo, Liderança, Sustentabilidade e Autonomia Financeira Original, além de uma Bolsa Incentivo de R$ 5.000 para cada vencedora das cinco (05) categorias da modalidade individual, e R$ 1.000 para cada um dos grupos do “Juntas somos Força”.


Sobre o Ideathon

Atividade inédita no prêmio, o Ideathon será um espaço de debates de ideias que contará com cinco (05) painéis temáticos, nos quais serão abordadas questões sobre as ferramentas atuais, ideias e soluções que permeiam a construção do futuro das meninas e quais são os desafios mundiais da atualidade. Haverá a participação de uma renomada futurista, com espaço para perguntas, discussão de soluções para os desafios propostos e co-criação de propostas. Ao final, a mediadora fará a amarração das ideias propostas com o que foi conversado no início do painel, e como as ideias vão caminhar a partir desses painéis. Duração total de 2h30.


Para Déborah De Mari, a pandemia aumentou desigualdades, marcou retrocessos e é claramente um marco na luta pelos direitos das meninas e mulheres. “Precisamos identificar novos caminhos, envolver a todos nessa construção e de maneira ainda mais urgente colocar os jovens no centro desse movimento. Esta é a reflexão que trazemos neste ano na premiação. É preciso identificar, reconhecer e impulsionar meninas que já fazem a diferença em suas comunidades, muitas vezes sem recursos mínimos. Acreditamos que ao contar essas histórias, que ainda são poucas, e potencializá-las para chegar ainda mais longe, criamos um movimento para que todas as meninas compreendam que não estão sozinhas e que é importante despertar e agir como protagonistas hoje para alcançar um novo futuro. Esse mais igualitário e próspero para todos”, reforça a idealizadora do prêmio.


Sobre a Força Meninas:

A Força Meninas é uma plataforma de impacto social que capacita meninas de 13 a 21 anos com habilidades necessárias para que elas protagonizem as oportunidades do futuro. Fundada em 2016 por Déborah De Mari, pesquisadora do desenvolvimento do potencial das meninas e ativista no combate à desigualdade de gênero, a Força Meninas passou a promover em 2017, o prêmio “Mude o Mundo Como uma Menina”, inspirado no “Dia Internacional da Menina” e nas diretrizes das Nações Unidas. A iniciativa busca empoderar meninas e ensiná-las habilidades específicas para que possam ter participação plena e efetiva, bem como igualdade de oportunidades de liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública. Em 2019, o evento passou a ser a primeira premiação para meninas inspiradoras que estão impactando o mundo.


Em 2020, a Força Meninas comemorou a indicação como a única brasileira dentre as 15 finalistas na categoria de Aprendizagem para Meninas e Mulheres, do prêmio "Solve Challenge 2020", do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, ao se destacar na comunidade internacional quando propôs uma solução que, com auxílio de inteligência artificial, conecta meninas a ferramentas de autoconhecimento, mentorias e oportunidades de desenvolvimento de habilidades do séc.21, como pensamento crítico e resolução de problemas.


Em 2021, a iniciativa ganhou o prêmio de Direitos Humanos da Embaixada do Canadá no Brasil, em reconhecimento ao trabalho de inclusão e empoderamento de meninas. Déborah De Mari é considerada uma das 100 pessoas mais influentes em políticas de gênero no mundo, na categoria de tecnologia e inovação, pela Apolithical, instituição do Reino Unido.


Site: http://frmeninas.com.br/premio-mude-o-mundo-como-uma-menina/#

Hashtags do evento: #forçameninas #mudeomundomenina


SERVIÇO:

3º Prêmio Mude o Mundo como uma Menina’

Quando: 23/10/2021 (sábado)

Horário Ideathon - das 14h às 16h30

Horário Premiação – das 16h30 às 18h

Onde: online, via transmissão pelo Zoom, YouTube e Facebook do Força Menina 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários