Festival VENTANIA encerra a 3ª edição em Portimão a 11 de setembro

DO TEXTO: O VENTANIA fecha o pano do Grande Auditório – TEMPO - Teatro Municipal de Portimão, pelas 19h00 com OCÉANIQUES ANONYMES...
O VENTANIA – Festival de Artes Performativas do Barlavento assente nos ideais de desenvolvimento e promoção do ativismo artístico termina a sua 3ª edição em Portimão, no dia 11 de Setembro, depois de passar por Lagos e Lagoa.


O VENTANIA – Festival de Artes Performativas do Barlavento assente nos ideais de desenvolvimento e promoção do ativismo artístico termina a sua 3ª edição em Portimão, no dia 11 de Setembro, depois de passar por Lagos e Lagoa.


Com uma programação para todas as idades, o último dia de Festival apresenta dois espectáculos, em que as questões ambientais e a economia desregulamentada estão em destaque, dois olhares sobre as fragilidades da água e da terra e a sua relação com a Humanidade.


Durante a tarde, a companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora no Auditório do Museu Municipal de Portimão apresenta Aurora, um espectáculo concebido através de um olhar sobre o habitar e cuidar a Natureza e a sobrevalorização que damos aos espaços citadinos, muitas vezes esquecendo as nossas raízes. O projeto é criado plasticamente a partir da reutilização de objetos seja nas marionetas, cenografia ou figurinos.


A Black Box do Tempo, às 11h00 recebe a oficina de criação de marionetas de Marotte utilizando materiais e formas que a principio nos pareceriam improváveis, promovida pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora e destinada a crianças acompanhadas por um adulto.


O VENTANIA fecha o pano do Grande Auditório – TEMPO - Teatro Municipal de Portimão, pelas 19h00 com OCÉANIQUES ANONYMES de Poème en Volume & Kale Companhia de Dança. Com base no trabalho documental da fotógrafa Hélène David e do escritor Donatien Garnier, o coreógrafo Gaël Domenger transpõe para o palco o quotidiano dos marinheiros do séc. XXI, questionando as suas representações. O embarque proposto não deixa de ter eco, eco político, com situações cada vez mais observadas em terra. Como os marinheiros de alto-mar são veículos da dependência global de matérias-primas, bens de consumo, indústrias extrativas e, em particular, da pesca. Ou como dois milhões de marinheiros, em sua maioria homens, estão entre as partes invisíveis da sociedade. 


Um festival promovido pelo TEL - Associação Teatro Experimental de Lagos, cofinanciado pela Direção Geral das Artes, Município de Lagos, Município de Lagoa, Município de Portimão e Junta de Freguesia de S. Gonçalo de Lagos, em parceria local com o ecossistema de artes performativas do Barlavento Algarvio.



FESTIVAL VENTANIA na web

Facebook

Website


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários