No próximo fim-de-semana, o CCB vai estar na Batalha e em Coimbra

DO TEXTO: O Centro Cultural de Belém está nos Museus e Monumentos Nacionais
No âmbito de uma parceria estabelecida com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o Centro Cultural de Belém (CCB) continua a levar a sua oferta cultural ao Museus e Monumentos Nacionais de  todo o país.


O Centro Cultural de Belém está nos Museus e Monumentos Nacionais


Sábado, 18 setembro, às 17h00, no Mosteiro da Batalha

Transmissão do concerto de Voice’ n’ Combo


Domingo, 19 setembro, às 21h30 no Museu Nacional Machado de Castro

Transmissão do concerto do Ensemble Palheta Duplas


Entrada Livre


No âmbito de uma parceria estabelecida com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o Centro Cultural de Belém (CCB) continua a levar a sua oferta cultural ao Museus e Monumentos Nacionais de  todo o país. No próximo fim-de-semana, o CCB vai transmitir no Mosteiro da Batalha o concerto dos Voice’ n’Combo e no Museu Nacional Machado de Castro o concerto do Ensemble Palhetas Duplas. A entrada é livre.


No verão de 2020, os Voice’n’Combo apresentaram no CCB um concerto que foi uma verdadeira viagem pela história do jazz, evidenciando as diferenças entre épocas, valorizando as suas especificidades, revelando as permutas e influências que estas estabeleceram entre si. Duke Ellington, Cole Porter, George Gershwin, Charlie Parker, Irving Berlin, Dave Brubeck ou Horace Silver foram alguns dos grandes compositores que o grupo especializado na interpretação de standards de jazz do século XX levou até ao palco do CCB.


O Ensemble Palhetas Duplas, criado em 2005, por iniciativa do oboísta Francisco Luis Vieira, e um conjunto instrumental de sonoridades particularmente homogéneas: oboé, corne inglês, oboé de amor fagote e contrafagote. Desde a sua fundação, realizou inúmeros concertos e participou em vários festivais, um pouco por todo o país e Espanha, e envolveu dezenas de reputados solistas e maestros convidados. No CCB, o ensemble apresentou-se com o maestro convidado Francisco Sequeira com um programa que partiu da Música para os Reais Fogos de Artifício, de Handel, e abrangeu ainda obras de Jean-Baptiste Lully, Astor Piazzolla, Henry Purcell e Carlos Seixas.


Estes concertos foram apresentados em agosto/setembro de 2020 na Praça CCB. A sua gravação e transmissão é feita no âmbito da candidatura europeia SAMA / Portugal 2020, que integra o projeto “CCB – Cidade Digital” e prevê uma parceria com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), com o objetivo de transmitir gravações de espetáculos do CCB por todo o país e permitir a novos públicos, a fruição digital de espetáculos, em lugares fundamentais da nossa cultura e identidade.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários