Mergulho íntimo marca a chegada do EP de estreia de Eddu Porto, ex-baterista do ATR

DO TEXTO: Estamos Vivos foi o single que marcou o ponto de partida da carreira solo de Eddu Porto.
 
Tudo Que Me Interessa Agora é o nome do EP de estreia do multi instrumentista natural de Ribeirão Preto (SP), Eddu Porto. Composto por quatro faixas, sendo uma inédita, o compilado distribuído pela Altafonte, chega às plataformas de música nesta sexta (20).

Tudo Que Me Interessa Agora está disponível em todos os aplicativos de música nesta sexta (20), com faixa inédita acompanhada de videoclipe.


Tudo Que Me Interessa Agora é o nome do EP de estreia do multi instrumentista natural de Ribeirão Preto (SP), Eddu Porto. Composto por quatro faixas, sendo uma inédita, o compilado distribuído pela Altafonte, chega às plataformas de música nesta sexta (20). A música Pra Si Mesmo que fecha o ciclo do EP foi produzida por Habacuque Nakazato Lima e estreia acompanhada de videoclipe, dirigido por Mariana Ayumi, com o apoio do programa m-v-f financing by noodle.


Os singles Estamos Vivos, Calma e Acontece (feat. com ÀIYÉ), integram o EP e foram previamente divulgados entre 2020 e 2021, com produção musical assinada pelo próprio compositor, que também participou do registro de múltiplos instrumentos. Ouça aqui o EP.


“As quatro músicas, em sua ordem de lançamento, representam uma escalada pessoal e gradual, tanto na qualidade final da produção musical, da voz, do tocar outro instrumento que não estava habituado, como também no aprofundamento em lugares que eu nem sabia que existiam dentro de mim. Elas foram aquele primeiro sinal de destravamento para algo novo”, revela Eddu.


Eddu foi baterista da banda instrumental paulista ATR por dez anos, e construiu uma bagagem musical que o instigou rumo a jornada de desbravamento dentro do seu próprio universo, saindo da sua zona de conforto e se entregando a um território desconhecido, com uma ampla gama musical a ser explorada. Além de músico, também é produtor e sócio-fundador da agência Let's GIG, selo responsável pela produção fonográfica de todos os singles  e EP do compositor, que tem também o apoio da Luaz Cerâmicas e Fênix Incensos.


“As músicas foram um primeiro sinal de destravamento para algo novo, que eu ainda não tinha externalizado, e que me deram força para romper uma barreira íntima de diversos medos. Por isso é o final de um ciclo. Agora me sinto preparado e muito animado com as próximas músicas que estão surgindo”, pontua.


Faixa a faixa


Estamos Vivos foi o single que marcou o ponto de partida da carreira solo de Eddu Porto. Elementos da música brasileira, como a bossa nova, vão de encontro com melodias vocais confortáveis e sintetizadores marcantes, resultando em uma convergência entre o mundo digital e o analógico. A letra, inspirada em poemas e textos da escritora paulistana Aline Bei, convida para uma reflexão sobre a passagem do tempo e a gratidão pelo caminho do autoconhecimento. Além de assinar a composição da faixa, o artista também produziu, gravou vozes, violão, sintetizadores e percussão.


Com elementos bastante presentes da MPB, a música Calma apresenta uma atmosfera leve, com um certo tom de nostalgia, trazido pelos sintetizadores, composto e executado pelo próprio artista, assim como o registro do baixo, violões, percussão e vozes. “Como se fosse preciso registrar em um papel, que fique à vista, o quanto é preciso ter calma para lidar com o dia a dia e as questões internas, pois isso faz parte de um processo constante e eterno. Também digo que ‘respirar é compreender’, marcando a prática da respiração consciente da meditação que amplia nosso entendimento e nos auxilia a enxergar melhor internamente. Além disso, quis pontuar com ‘mesmo que esteja longe, logo alcanço você’ no sentido que esse processo é longo demais, mas em breve alcançarei, já que a partir do momento que compreendo isso, continuo a caminhar”, completa Eddu, também responsável pela produção da faixa.


Com participação especial da ex-baterista da banda Ventre, Àiyé (Larissa Conforto), a faixa Acontece, evidencia uma escalada na estética sonora do EP. Gravado no estúdio Trampolim, em São Paulo, o compositor reuniu um refinado time de músicos para o registro da canção: Michele Cordeiro (Emicida e Paulo Miklos) na guitarra, Lua Bernardo (Luedji Luna) no baixo, Daniel Pinheiro (Xênia França) na bateria, Donatinho, que dividiu o registro dos sintetizadores com Habacuque Lima, que também assina a produção musical da faixa, mixagem e composição de arranjos. Cenas do registro da música no estúdio, foram usadas para compor o vídeo disponível no canal do Youtube do artista.


Pra Si Mesmo encerra o ciclo de lançamentos dos singles do EP de estreia do produtor e chega ao mundo digital acompanhada de videoclipe, dirigido por Mariana Ayumi. A atmosfera sonora dos anos 70, ouvida nos timbres das guitarras, é evidenciada por texturas e paletas de cores que meticulosamente espelham e radiam a caminhada que impulsionou o compositor em sua autodescoberta, incluindo o nascimento de sua carreira solo. “Esse clipe simboliza muito bem o nome do EP, pois tudo que me interessou nesse processo está ali representado. Cada cor, visual, elemento, símbolo e principalmente cada momento dessa jornada individual de olhar pra si mesmo e descobrir sombras e luzes a partir das etapas vividas em cada single”, finaliza.


Assista a "Pra Si Mesmo"


Ouça aqui.


EDDU PORTO na web

Linktr.ee

Youtube

Instagram


FICHA TÉCNICA

EP

1. Estamos Vivos

Produção musical: Eddu Porto

Composição: Eddu Porto

Vozes, violão, sintetizadores e percussão: Eddu Porto

Bateria: Daniel Pinheiro

Guitarra e baixo: Gustavo Koshikumo

Mixagem: Deep Leaks

Masterização: Martin Scian

Selo: Let's GIG

Distribuição: Altafonte


2. Calma

Produção Musical: Eddu Porto

Composição: Eddu Porto

Vozes, violão, baixo, sintetizadores e percussão: Eddu Porto

Bateria: Daniel Pinheiro

Mixagem: Deep Leaks

Masterização: Martin Scian

Selo: Let's GIG

Distribuição: Altafonte


3. Acontece

Produção Musical: Habacuque Lima e Eddu Porto

Composição: Eddu Porto

Participação: Àiyé

Sintetizadores: Donatinho e Habacuque Lima

Mixagem: Habacuque Lima

Masterização: Martin Scian

Arte da capa: Eddu Porto

Selo: Let's GIG

Distribuição: Altafonte


Músicos

Violão e sintetizador: Eddu Porto

Bateria: Daniel Pinheiro

Guitarra: Michele Cordeiro

Baixo: Lua Bernardo

Backing vocal: Estela Paixão


4. Pra Si Mesmo

Produção musical: Habacuque Nakazato Lima

Composição: Eddu Porto

Mixagem: Habacuque Lima

Masterização: Martin Scian

Selo: Let’s GIG

Distribuição: Altafonte


Músicos

Violão e voz: Eddu Porto

Bateria: Daniel Pinheiro

Sintetizadores: Donatinho e Habacuque Lima

Guitarra e backing vocal: Michele Cordeiro

Baixo e backing vocal: Lua Bernardo

Backing vocal: Estela Paixão


CLIPE

Direção, roteiro e montagem: Mariana Ayumi 

Produção Executiva: Eddu Porto e Let’s Gig

Direção de fotografia e operação de câmera: Victor Yuri

Direção de arte e styling: Luiza Paschoalick

Produção de set: Thalita Facciolo 

Assistente de arte: Amorartecor

Assistente de direção: Tomate Renato Vidal

Assistente de fotografia: Sabryna Murali

Foto still e logger: Renato Prado

Finalização e cor: Wendel Assis

Catering: Cristiane Cordeiro


Apoios: 

Programa m-v-f financing by noodle

Rancho Vovô Nélio - Ribeirão da Lage


SOBRE EDDU PORTO

Em 2020, Eddu Porto, multiartista natural de Ribeirão Preto (SP), baseado em São Carlos (SP), deu início a sua carreira solo como cantor, compositor e multi-instrumentista com os singles Estamos Vivos, Calma e Acontece, todos integrantes do EP Tudo Que Me Interessa Agora. O artista é ex-baterista e produtor musical da banda ATR, com a qual tem um histórico de mais de 400 shows pelo Brasil e América Latina somado a duas turnês pela Europa. Já acompanhou artistas como Tássia Reis, Otto, Liniker, Zé Vito e o haitiano Vox Sambou,  também produziu a banda Bavid, lançada pelo selo Virtual Dream Plaza. Além de músico, é produtor cultural e sócio-proprietário da agência Let’s GIG - Booking & Music Services.

A faixa Pra Si Mesmo chega ao mundo em agosto de 2021, acompanhada de videoclipe e encerra o ciclo de lançamento de seu EP de estreia, produzido pelo próprio artista (exceto faixa Pra Si Mesmo) e  gravado em conjunto com músicos experientes do cenário musical brasileiro: Michele Cordeiro (Emicida), Lua Bernardo (Luedji Luna), Daniel Pinheiro (Xênia França), Estela Paixão (Aláfia) e Donatinho.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários