Roberto Carlos e Carlos Galhardo - O Grande Encontro (1) - Portal Splish Splash

Recentes

sábado, julho 03, 2021

Roberto Carlos e Carlos Galhardo - O Grande Encontro (1)

Selecionamos para abrir essa série o encontro entre Roberto Carlos e Carlos Galhardo, também conhecido como o cantor que dispensa adjetivos.


Roberto Carlos abriu a apresentação dizendo: “Ouvindo “Fascinação” gravada por Carlos Galhardo eu senti a minha primeira saudade”.



Por: Carlos Marley*

https://www.portalsplishsplash.com/p/carlos-marley-artigos.html


Ao longo da carreira de Roberto Carlos, muitos artistas dividiram o palco com o rei. Entre eles estão renomados artistas nacionais e internacionais, como também astros que estavam despontando no cenário musical. 


No elenco dos participantes estão cantores e cantoras de várias épocas e estilos musicais, atores e atrizes globais e outras celebridades das mais diversas atividades. 


Os encontros não aconteceram somente nos palcos, mas também em estúdios no Brasil e no exterior. Muitas dessas participações integram a discografia do rei, como também a de outros artistas.


O especial de fim de ano da Rede Globo com o rei, programa apresentado desde o ano de 1974, reuniu a maioria desses grandes encontros. 


Nestes encontros musicais, Roberto Carlos e as celebridades cantaram músicas próprias, do cantor e de terceiros.


Buscaremos entre esses momentos especiais e emocionantes uma série de encontros que, apresentaremos periodicamente neste Portal.   


Selecionamos para abrir essa série o encontro entre Roberto Carlos e Carlos Galhardo, também conhecido como o cantor que dispensa adjetivos. 


Carlos Galhardo, nascido Catello Carlos Guagliardi em Buenos Aires, no dia 24 de abril de 1913. Faleceu em 25 de julho de 1985, no Rio de Janeiro. Foi um dos principais cantores da Era do Rádio. Conquistou milhares de fãs, principalmente nos anos 1940 e 1950, interpretando   valsas, boleros e sambas.


A canção escolhida para o dueto foi “Fascinação” a versão do clássico mundial “Fascination”, uma valsa composta em 1904, por Fermo Dante Marchetti (Dante Pilate Marchetti) e letra de Maurice de Féraudy, inserida em 1905. Armando Louzada traduziu para o português em 1943, tendo acrescentado uma segunda parte (em negrito na letra abaixo), que Carlos Galhardo gravou no mesmo ano.


A canção “Fascinação” faz jus ao significado do nome. A canção que fascinou o mundo teve muitos intérpretes em vários idiomas. No Brasil, destacam-se as interpretações de Carlos Galhardo (1943) e Elis Regina (1976). No exterior a interpretação de Nat King Cole (1957).


A música foi trilha sonora em várias novelas da Rede Globo de Televisão como: “O Casarão” (1976, com Elis Regina), “Fascinação” (1998, em duas gravações distintas: Nana Caymmi – tema de abertura e Carlos Galhardo), “O Profeta” (2006, com Elis Regina) e em algumas produções do cinema nacional e internacional.


Relembre o encontro realizado no especial de 1976, onde as duas gerações se unem para interpretar a versão gravada por Carlos Galhardo, com os versos acrescentados na tradução.  


Roberto Carlos abriu a apresentação dizendo: “Ouvindo “Fascinação” gravada por Carlos Galhardo eu senti a minha primeira saudade”. 


Fascinação (Fascination) - Composição: Dante Pilade “Fermo” Marchetti / Maurice de Féraudy/ Versão Armando Louzada


Os sonhos mais lindos sonhei

De quimeras mil um castelo, ergui

E no teu olhar, tonto de emoção

Com sofreguidão, mil venturas previ


O teu corpo é luz, sedução

Poema divino, cheio de esplendor

Teu sorriso, prende, inebria, entontece

És fascinação, amor!


Hoje, sombras sou, do que fui

Minhas ilusões, o destino levou

Nada mais existe, desde que partiste

Em meu coração, só saudade ficou


Vivo com o passado, a sonhar

Vendo-te, ainda, em meu coração

Mas, tudo, promessas, quimeras, mentiras

Da tua fascinação


*Carlos Marley, nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia mais sobre o autor... 


Fascinação - Roberto Carlos e Carlos Galhardo (1976)

2 comentários:

  1. Mais um excelente artigo do nosso amigo Carlos Marley, desta vez a abrir uma série de duetos com Roberto Carlos e outros artistas. Sem dúvida, uma grande ideia a juntar a tantas outras do Carlos Marley. Agora fico à espera do próximo dueto a pensar quem será. Obrigado, Carlos Marley! Abraço Robertocarlistico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre colega Armindo, obrigado pelas palavras. Escrever sobre Roberto Carlos é sempre uma fascinação.

      Um forte abraço

      Excluir