
Por: Carlos Marley*
Dando seguimento à série “ ... O Grande Encontro”, trazemos mais uma artista remanescente da era dourada do rádio, onde chegou a ser eleita “Rainha do Rádio”, alcunha pela qual foi lembrada até hoje. Detentora de uma das mais belas vozes e extraordinários recursos vocais, é considerada uma das mais maiores cantoras e referência da Música Popular Brasileira.
Seu nome artístico é Ângela Maria, nascida Abelim Maria da Cunha, em 13 de maio de 1929, em Macaé, no Rio de Janeiro, em um distrito que, posteriormente, virou a cidade de Conceição de Macabu. Faleceu em 29 de setembro de 2018.
Ficou conhecida também como “Sapoti”, apelido dado pelo ex-presidente da república Getúlio Vargas. Em entrevista a cantora contou como surgiu o cognome: “ Numa festa de réveillon na mansão de Victor Costa, diretor-geral da Rádio Nacional, o presidente Vargas era o convidado especial. Eu e outros artistas da emissora, como Dircinha e Linda Baptista, estávamos presentes. Quando fui apresentada ao presidente, ele me abraçou e me chamou de Sapoti. Disse que eu tinha uma cor semelhante à de uma fruta brasileira muito doce; assim como a minha voz”. Relatou Ângela.
Roberto Carlos e Ângela Maria – O Grande Encontro (2) aconteceu em duas ocasiões. O primeiro foi durante o Especial de Fim de Ano do rei em 1995. O segundo foi no Programa Som Brasil em homenagem a Ângela Maria, no ano seguinte.
A canção que os dois interpretaram nestes encontros foi “Desabafo” (Roberto Carlos e Erasmo Carlos – 1979), cujas gravações fazem parte do álbum “Duetos” (2006) do rei e do CD “Amigos” (1996) da Ângela Maria.
No ano de 2017, a “Sapoti” faz um tributo a Roberto Carlos gravando o álbum “Ângela Maria e as Canções de Roberto & Erasmo” com dez canções. Depois grava “O portão” (Roberto Carlos e Erasmo Carlos – 1974) para o seu álbum “Eu Voltei” de 2011.
Relembre o encontro gravado no casa de espetáculos Metropolitan, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, para o Especial de Fim de Ano do rei, apresentado no dia 21 de dezembro de 1995.
“Quando ouvi pela primeira vez essa voz, eu fiquei impressionado, eu fiquei maravilhado, emocionado”, disse Roberto Carlos ao apresentar Ângela Maria.