Roberto Carlos e Ângela Maria – O Grande Encontro (2)

DO TEXTO: A canção que os dois interpretaram nestes encontros foi “Desabafo”.
Dando seguimento à série “ ... O Grande Encontro”, trazemos mais uma artista remanescente da era dourada do rádio, onde chegou a ser eleita “Rainha do Rádio”, alcunha pela qual foi lembrada até hoje: Ângela Maria.


Uma das mais maiores cantoras e referência da Música Popular Brasileira



Por: Carlos Marley*


Dando seguimento à série “ ... O Grande Encontro”, trazemos mais uma artista remanescente da era dourada do rádio, onde chegou a ser eleita “Rainha do Rádio”, alcunha pela qual foi lembrada até hoje. Detentora de uma das mais belas vozes e extraordinários recursos vocais, é considerada uma das mais maiores cantoras e referência da Música Popular Brasileira. 

Seu nome artístico é Ângela Maria, nascida Abelim Maria da Cunha, em 13 de maio de 1929, em Macaé, no Rio de Janeiro, em um distrito que, posteriormente, virou a cidade de Conceição de Macabu. Faleceu em 29 de setembro de 2018. 

Ficou conhecida também como “Sapoti”, apelido dado pelo ex-presidente da república Getúlio Vargas. Em entrevista a cantora contou como surgiu o cognome: “ Numa festa de réveillon na mansão de Victor Costa, diretor-geral da Rádio Nacional, o presidente Vargas era o convidado especial. Eu e outros artistas da emissora, como Dircinha e Linda Baptista, estávamos presentes. Quando fui apresentada ao presidente, ele me abraçou e me chamou de Sapoti. Disse que eu tinha uma cor semelhante à de uma fruta brasileira muito doce; assim como a minha voz”. Relatou Ângela. 

Roberto Carlos e Ângela Maria – O Grande Encontro (2) aconteceu em duas ocasiões. O primeiro foi durante o Especial de Fim de Ano do rei em 1995. O segundo foi no Programa Som Brasil em homenagem a Ângela Maria, no ano seguinte.

A canção que os dois interpretaram nestes encontros foi “Desabafo” (Roberto Carlos e Erasmo Carlos – 1979), cujas gravações fazem parte do álbum “Duetos” (2006) do rei e do CD “Amigos” (1996) da Ângela Maria.

No ano de 2017, a “Sapoti” faz um tributo a Roberto Carlos gravando o álbum “Ângela Maria e as Canções de Roberto & Erasmo” com dez canções. Depois grava “O portão” (Roberto Carlos e Erasmo Carlos – 1974) para o seu álbum “Eu Voltei” de 2011. 

Relembre o encontro gravado no casa de espetáculos Metropolitan, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, para o Especial de Fim de Ano do rei, apresentado no dia 21 de dezembro de 1995.
  
“Quando ouvi pela primeira vez essa voz, eu fiquei impressionado, eu fiquei maravilhado, emocionado”, disse Roberto Carlos ao apresentar Ângela Maria.



Desabafo – Roberto Carlos e Erasmo Carlos - 1979

Por que me arrasto aos seus pés
Por que me dou tanto assim 
E por que não peço em troca
Nada de volta pra mim?
Por que é que eu fico calado
Enquanto você me diz
Palavras que me machucam
Por coisas que eu nunca fiz?
Por que é que eu rolo na cama
E você finge dormir?
Mas se você quer eu quero
E não consigo fingir
Você é mesmo essa mecha
De branco nos meus cabelos
Você pra mim é uma ponta
A mais dos meus pesadelos
Mas acontece que eu
Não sei viver sem você
Às vezes me desabafo
Me desespero porque
Você é mais que um problema
É uma loucura qualquer
Mas sempre acabo em seus braços
Na hora que você quer



*Carlos Marley, nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários