16º Festival Internacional dos Açores de 7 a 14/9 no Faial

DO TEXTO: A cidade da Horta, no Faial, recebe a 16ª edição do Festival Internacional dos Açores.
A ilha do Faial, uma das ilhas atlânticas mais procuradas pela sua beleza natural e diversidade, será assim o epicentro da 16a edição do Festival Internacional dos Açores.


De 7 a 14 de setembro, a cidade da Horta, no Faial, recebe a 16ª edição do Festival Internacional dos Açores.


O festival, que teve o seu inicio em 1984 e que foi interrompido em 2012, retorna aos Açores para prestar tributo a um dos maiores compositores brasileiros do século XX, Heitor Villa-Lobos, descendente de açorianos. 


Esta edição, conta com a direção artística e acompanhamento de dois dos organizadores originais deste festival, Jorge Forjaz e Adriano Jordão.


A ilha do Faial, uma das ilhas atlânticas mais procuradas pela sua beleza natural e diversidade, será assim o epicentro da 16a edição do Festival Internacional dos Açores. A sua centralidade geográfica que, ao longo dos tempos, potenciou o cruzamento de pessoas e culturas nesta ilha será o motor do evento.


O festival abre com uma homenagem presencial ou virtual ao grande pianista mundial Nelson Freire, ele próprio descendente de faialenses, ascendência conhecida que remonta aos finais do século XVII.


O programa musical conta também com a presença de renomados músicos no piano: a virtuosa Kristina Miller, Adriano Jordão e Luísa Tender, acompanhada pela soprano Regina Freire. Ao lado destes uma nova geração de pianistas lusófonos marcará também presença: do Brasil Leonardo Hildsdorf e João Elias Soares e, de Portugal, H4ands Duo com Tiago Nunes e António Silva. Nas cordas estão presentes Dejan Ianovic com a guitarra clássica e, no violoncelo, Pavel Gomziakov.


Mas o 16º Festival Internacional dos Açores não se esgotará na sua dimensão musical. O Património natural e cultural do arquipélago assumirá particular destaque nos cenários escolhidos para os concertos programados, bem como num conjunto de experiências que irão permitir o contato privilegiado com a vivência da ilha.


O Teatro Faialense e a Casa Memória Manuel de Arriaga serão os palcos principais dos concertos, estando igualmente programado um momento musical na Ilha do Pico.


Caminhadas históricas, trilhos, passeios marítimos e provas gastronómicas estão entre as diversas iniciativas pensadas exclusivamente para este festival e para o seu público.


Pretende-se, assim, proporcionar uma experiencia única e multidimensional da Cultura, unindo fruição musical com Natureza e Património, num território singular de especial beleza. 


O Festival Internacional dos Açores é organizado pela associação cultural CULTURXIS com Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa”.


O FESTIVAL NA WEB

Facebook

Instagram 

Website

Açores - Um Mar de Emoções


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários