Somos da área da saúde!

DO TEXTO: Ter conhecimento pleno de anatomia, cinesiologia, fisiologia do exercício metodologia de treinamento e periodização é nossa obrigação.
Profissional de Educação Física busca firmar presença entre as demais profissões da área da saúde



Que tenhamos a sensatez de nos espelharmos nos “colegas” da área da saúde, porém que tenhamos a sensibilidade de não perdermos o nosso diferencial...



Por Prof. Paulo Lopes*


O Profissional de Educação Física busca firmar presença entre as demais profissões da área da saúde. Para isso, deve buscar paridade através de muito aprimoramento. Trocar pinos e conduzir a barra na execução dos exercícios não é a nossa função. Nossa função é avaliar, prescrever, monitorar, reavaliar e dar feedback aos nossos clientes, alunos e atletas.


Ter conhecimento pleno de anatomia, cinesiologia, fisiologia do exercício metodologia de treinamento e periodização é nossa obrigação. Nosso diferencial deve ser os conhecimentos, habilidades e atitudes que agreguem valor ao nosso serviço, como atendimento afetivo, empatia, habilidade social, entre outros.


Devemos aliar o conhecimento acadêmico às informações que recebemos diariamente através de sites e redes sociais. Entendendo que as tecnologias de informação não devem ser simplesmente navegadas, mas sim mergulhadas com profundidade e seriedade, para que as inovações, que nos são impostas diariamente, agreguem valores as nossas práticas.


Que tenhamos a sensatez de nos espelharmos nos “colegas” da área da saúde, porém que tenhamos a sensibilidade de não perdermos o nosso diferencial, que é o de ver a “saúde” em um corpo “doente”, que é o de encontrarmos os exercícios indicados e não os contraindicados, que é o de encararmos o exercício físico como uma prevenção muito antes de uma recuperação.


Que o trabalho multiprofissional nos fortaleça enquanto classe e que essa convivência faça com que enxerguemos os nossos valores e a nossa importância para a sociedade.


*Professor Esp. Paulo Lopes
- CREF:3080 G/RS
- Graduado em Educação Física (UFRGS 2001)
- MBA em Gerenciamento de Projetos (UNILASALLE 2015)
- Pós MBA em Inteligência Emocional nas Organizações (UNILASALLE 2019). Leia Mais sobre o autor...


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários