Instituto História Viva grava mensagens de apoio aos profissionais da saúde. Envie a sua!

DO TEXTO: ONG que leva poesia a quem mais precisa também oferece oficina para novos voluntários

ONG que leva poesia a quem mais precisa também oferece oficina para novos voluntários Você gosta de histórias e quer ajudar outras pessoas? Chegou uma oportunidade para contribuir com seu otimismo e visão de mundo com aqueles que estão na frente de batalha contra a covid-19. O projeto “Histórias para Profissionais da Saúde”, do Instituto História Viva, recebe textos com mensagens de apoio a esses trabalhadores essenciais até 31 de julho


ONG que leva poesia a quem mais precisa também oferece oficina para novos voluntários


Você gosta de histórias e quer ajudar outras pessoas? Chegou uma oportunidade para contribuir com seu otimismo e visão de mundo com aqueles que estão na frente de batalha contra a covid-19. O projeto “Histórias para Profissionais da Saúde”, do Instituto História Viva, recebe textos com mensagens de apoio a esses trabalhadores essenciais até 31 de julho (veja como fazer abaixo).


Podem ser poemas, contos, depoimentos ou mensagens pessoais. Ao receber o texto, a equipe do Instituto irá gravar um vídeo de cerca de 1 minuto e enviar aos funcionários e equipe médica de quatro hospitais da região de Curitiba.


“Agradecemos desde já o amor transmitido em cada mensagem recebida”, diz a fundadora e gestora do Instituto História Viva, Roseli Bassi. “Quem envia esse recado fala direto ao coração de médicos, enfermeiros, cozinheiros, maqueiros, faxineiros, enfim, todos aqueles que fazem esse trabalho fundamental e tão estressante neste momento.”


Oficina capacita voluntários


Quem deseja entrar para o Instituto História Viva como voluntário também pode participar da oficina “A Arte de Encantar com Histórias”, que acontece de 28 a 30 de junho, via Zoom, em duas turmas (veja o serviço abaixo).


No minicurso, os aprendizes terão as principais noções sobre como transformar histórias de vida em contos de fada – que é a grande missão do Instituto. “Levamos alegria as pessoas em situações de fragilidade física e emocional, por meio da literatura oralizada”, explica Roseli.


Em 16 anos de atuação, o Instituto já reuniu quase 4 mil voluntários para levar poesia a hospitais, lares de idosos e abrigos. Com a pandemia, foi preciso migrar para o digital, como ocorreu com todos os negócios, e os voluntários continuam a ser treinado e a colocar a mão na massa em prol de que mais precisa. Faça parte você também!


SERVIÇO:

 “Histórias para Profissionais da Saúde” - Chamada de mensagens para medicos, enfermeiros e todos os profissionais dos hospitais

Envio das sugestões de texto, com título e autoria (se souber): contato@historiaviva.org.br até 31 de julho.

Oficina “A Arte de Encantar com Histórias”

 Via Zoom

Dias 28, 29 e 30 de junho

Turma 01 - Das 8h30 as 11h30 hrs

Turma 02 - Das 19h as 22hrs

Contribuição: R$ 150

Inscriçoes: voluntario@historiaviva.org.br


Sobre o Instituto História Viva – Fundado em 2005 pela gestora Roseli Bassi, o Instituto História Viva tem como objetivo maior transformar ambientes de dor e sofrimento por meio da literatura oralizada. Por meio deste trabalho, a ONG, que nasceu em Curitiba e, hoje, atua em vários estados brasileiros, tem incentivado a leitura, a educação e a cultura brasileira. Em 15 anos de existência, a entidade já formou 3.560 voluntários na arte de ouvir e contar histórias. Seus voluntários apresentam perfis variados e são capacitados a ouvir, escrever, contar e recontar histórias clássicas, casos de vida e contos da literatura brasileira no intuito de levar alegria a indivíduos em situações de fragilidade física e emocional. A seriedade desse trabalho tem rendido premiações diversas à entidade nos segmentos de cultura, educação e ação social. Saiba mais: www.historiaviva.org.br / www.facebook.com/institutohistoriaviva


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários