Iberescena 2021/2022: inscrições abertas entre 21 de junho e 14 de outubro - Portal Splish Splash

Recentes

sábado, junho 19, 2021

Iberescena 2021/2022: inscrições abertas entre 21 de junho e 14 de outubro

Entre 21 de junho e 14 de outubro de 2021 ficam abertas as inscrições para o Programa Iberescena 2021/2022 – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas. São três as linhas de ajuda desta edição: Criação em Residência; Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas; e Programação de Festivais e Espaços Cênicos.


Funarte realizou o pagamento da cota brasileira na convocatória 2020/2021


Entre 21 de junho e 14 de outubro de 2021 ficam abertas as inscrições para o Programa Iberescena 2021/2022 – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas. São três as linhas de ajuda desta edição: Criação em Residência; Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas; e Programação de Festivais e Espaços Cênicos. Para se inscrever, é preciso acessar a plataforma digital disponível no site do Iberescena e preencher o formulário correspondente à linha de ajuda desejada. As inscrições vão até as 12h do dia 14/10 (no fuso horário de cada um dos países-membros).


Na convocatória deste ano, é possível apresentar projetos em formato presencial, virtual ou misto (que contemple as duas modalidades). Os resultados serão publicados no site do Iberescena durante a semana seguinte da reunião do Conselho Intergovernamental, que será realizada entre os meses de novembro e dezembro.


O Iberescena busca estimular o fomento e a integração das atividades de circo, dança, teatro e performance. As propostas de artes cênicas devem promover a internacionalização e o intercâmbio de artistas e produtores brasileiros, em parceria com cidadãos dos outros 15 países integrantes do programa: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.


Funarte efetua pagamento da cota do programa 2020/2021


A Fundação Nacional de Artes - Funarte também informa que cumpriu o pagamento da cota do Brasil, no valor de 100 mil dólares, relacionada à convocatória 2020/2021. Com isso, os contemplados pelo Conselho Intergovernamental do Iberescena já podem executar seus projetos.


Os objetivos do Iberescena foram estabelecidos com a Carta Cultural Ibero-americana, aprovada na IX Conferência Ibero-americana de Cultura, em 2006. Dentre eles estão: educação continuada para os profissionais das artes cênicas; incentivo a coproduções entre os produtores culturais do cenário latino-americano e a presença na cena internacional; e apoio a festivais e residências artísticas em prol da construção do campo cênico latino-americano. Os recursos financeiros do Fundo provêm das contribuições dos Estados-membros.


Fabiano Carneiro, coordenador de Dança da Funarte, reforça em nota que "o Edital reforça as ações de internacionalização que a Fundação vem realizando para maior inserção da cultura brasileira no exterior e para o estabelecimento de programas permanentes de cooperação e intercâmbio cultural, sendo uma das mais abrangentes ações de internacionalização da Funarte".


O Brasil integra o Fundo Iberescena desde o ano de 2010. Segundo Fabiano Carneiro, em 13 anos de existência do Iberescena, foram aplicados mais de 180 milhões de dólares em projetos de cooperação no programa. Desde sua entrada, o Brasil teve 840 projetos inscritos. Entre eles, 132 foram contemplados com um total de 1.318.300,00 euros.


O projeto Iberescena compõe o portfólio de iniciativas multilaterais coordenadas pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), organismos nos quais o Brasil tem atuação permanente.

Mais informações: www.iberescena.org  

Nenhum comentário:

Postar um comentário