Festa della Repubblica Italiana é celebrada em Belo Horizonte - Portal Splish Splash

Recentes

terça-feira, junho 01, 2021

Festa della Repubblica Italiana é celebrada em Belo Horizonte

O Consulado da Itália em Belo Horizonte vem reforçando nos últimos anos uma série de ações na promoção da cultura italiana em Minas Gerais por meio de diversas iniciativas, aproximando assim italianos e brasileiros.


O Consulado da Itália em Belo Horizonte promoverá uma intervenção artístico-arquitetônica entre os dias 01 e 13 de junho, na fachada de Museu de Artes e Ofícios, celebrando o nascimento da República Italiana.


O Consulado da Itália em Belo Horizonte vem reforçando nos últimos anos uma série de ações na promoção da cultura italiana em Minas Gerais por meio de diversas iniciativas, aproximando assim italianos e brasileiros. Além do recém-lançado Idee de Design, que segue até o final do ano apresentando, por meio de uma série de vídeos temáticos, como o design italiano influenciou e ainda continua exercendo forte influência em todo o mundo, agora é a vez de voltar as atenções para uma data bastante celebrada tanto na Itália quanto nos países que mantém relação de proximidade com a mesma.


O dia 2 de junho marca as celebrações de nascimento da República Italiana. A data comemora o referendo institucional, ocorrido em 1946, no qual o povo italiano foi chamado às urnas para decidir qual seria a forma de governo adotada pelo país após a segunda guerra mundial e a queda do Fascismo. O modelo republicano foi a opção escolhida pelos italianos depois de 85 anos de monarquia, sendo 20 deles regidos sob a égipe do fascismo.


A Festa della Repubblica é um dia onde tradicionalmente ocorrem grandes manifestações populares, incluindo também muitas cerimonias oficiais. É considerada a data mais importante para a história do país, e por isso, festejada em todas as cidades italianas.


Para celebrar a data, que marca a importância da instauração de um regime democrático no país, o Consulado da Itália em Belo Horizonte irá promover uma intervenção na fachada do Museu de Artes e Ofícios, que tem projeto arquitetônico assinado pelo italiano Luiz Olivieri. A ação insere a capital mineira dentro de uma agenda de comemorações realizadas em várias partes do mundo.


Para homenagear a Festa da República Italiana, a fachada do Museu de Artes e Ofícios receberá, entre os dias 01 e 13 de junho, uma intervenção assinada pelo arquiteto Silvio Todeschi. A obra foi criada a partir de estruturas infláveis coloridas, que estarão dispostas como fragmentos da bandeira da Itália, interagindo com o prédio de forma criativa, respeitando os traços arquitetônicos envolvendo o espaço onde ele está inserido.  O vídeo da iniciativa, com imagens da instalação contemporânea e o making of, estarão disponíveis no canal do Consulado no Instagram e Youtube.


“Junto a todo esse sentimento de incerteza e dor, percebemos, dia após dia, a crescente vontade de um novo início e de uma espécie de renascimento, como naquele em 02 de junho de 1946, quando o povo italiano tomou nas mãos o próprio destino e instaurou as bases de uma República democrática e unida. É também uma ocasião para celebrar aquilo que mantém nosso país unido: um senso profundo de pátria e de unidade moral, civil e linguística, sempre respeitando as diversidades. Ideais profetizados pelo escritor, poeta e político Dante Alighieri, considerado o pai da nossa pátria por ter sido o primeiro e maior poeta da língua italiana”, destaca o Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese.


A intervenção pode ser conferida ao longo de todo o dia, mas em função da iluminação, o melhor período para apreciação é o noturno.  


Consulado da Itália em Belo Horizonte celebra a Festa della Repubblica Italiana

01 a 13 de de junho de 2021

Fachada do Museu de Artes e Ofícios(Praça Rui Barbosa, 600 - Centro - Praça da Estação - Belo Horizonte - MG)

Melhor período para apreciação: noite

YouTube Consulado da Itália em Belo Horizonte: https://www.youtube.com/channel/UCwihqfdKY3MM0xvD_ovnaGg

Instagram: @italyinbh

Nenhum comentário:

Postar um comentário