Cinco ferramentas para enfrentar o medo | Lidar com o medo provocado pela pandemia

DO TEXTO: A pandemia nos trouxe o medo do vírus, de gente, do futuro. Mas não podemos nos manter reféns dessa situação. Se readaptar é uma condição!

 

Cinco ferramentas para enfrentar o medo



Por: Karina Marcuci*



Vivemos um período de intensa ansiedade, que nos paralisa, suspendendo ações, planos e decisões. A pandemia da Covid 19 nos mergulha em um contexto incerto, despertando o desejo de uma solução imediata, como um passe de mágica, que traria de volta à normalidade a que estávamos acostumados.


Nesse momento de grande vulnerabilidade das nossas emoções precisamos esperançar. Temos que acreditar que o bom virá no seu tempo. Mas, ainda assim, caminhar. Dar pequenos passos em prol de viver, de se reconectar, de construir novos vínculos e se adaptar um dia por vez.


A pandemia nos trouxe o medo do vírus, de gente, do futuro. Mudou o cotidiano de todo mundo. Todo mundo mesmo! Tirou o controle das situações que sempre acreditamos ter! Mas não podemos nos manter reféns dessa situação. Existe vida, mesmo diante desse desafio tão perturbador e sem precedentes para a sociedade atual. Sim, sucumbiu a todos os planos. Sim, não fazemos mais nada como antes. Sim, até sair de casa tornou-se um esforço monumental, maior que a coragem para as atividades que sempre julgamos tão simples e essenciais.


Apesar dessa reviravolta que a vida parece ter dado aceitar o novo é fundamental nesse momento. Se readaptar é uma condição! Para isso, doses de paciência são importantes. Aos poucos tudo se encaixará novamente e enxergaremos o sentido que sempre norteou nosso viver. O famoso clichê “Um dia de cada vez” é mais verdadeiro do que nunca para este momento. Não tenha pressa, não se cobre tanto, mas não pare! Continue acreditando em dias melhores. Desenvolva a sua capacidade de adaptação.


Saiba que não temos controle absoluto da nossa vida. O atual cenário escancara essa verdade e mudará esse modelo mental para quem o ainda tem. É hora de reconstruir, de ressignificar. E, sobretudo, de ter esperança de dias melhores, mais cheios de sentido. E não desista, especialmente de você!


Pensando em você, talvez esteja na hora de se dar oportunidade de olhar para dentro, para seus recursos e pontos a desenvolver. Todos nós somos únicos e é nessa verdade que mora de um lado nossas maiores fraquezas e medos e do outro, nossa maior força e virtude que podem, inclusive, ser grandes vantagens competitiva quando em equilíbrio.


Convido-lhe nesse momento a ler o livro “Chega de fugir do Medo! Resgate sua autoconfiança e promova o autoconhecimento”. Cujo conteúdo tem como premissa base ser um companheiro nessa jornada interior de se auto reconhecer e permitir dar pequenos passos em direção ao seu propósito de vida e enfrentamento de novos e mais abrangentes desafios.


Ferramenta para auxílio diante do medo


Sugiro fazer uso de sua criatividade para viver essa experiência.


Sente-se confortavelmente ou enraíze os pés no chão de forma segura e tranquila. Se possível, feche os olhos, respire fundo algumas vezes e vá aos poucos se permitindo sentir o ar que entra e o ar que natural sai. E, no seu tempo, colocando a sua atenção e se conectando com as suas sensações corpóreas que vão ficando mais perceptíveis e claras quanto mais você treina. Talvez note sensações agradáveis ou levemente desagradáveis ou ainda algo neutro.


Conectado a si mesmo, em silêncio, pergunte-se mentalmente, diante do medo:


  • Como essa sensação se manifesta em mim?

Exemplos: Aperta-me o peito; dá um nó na garganta; palpitações; mordo as unhas.


  • Que impulso tenho para buscar o antidoto?

Exemplos: Como demasiadamente; faço muito exercício físico; abro e fecho portas; arranco os cabelos; fico remoendo uma ideia.


  • Na sua linha do tempo como isso tem evoluído (esse tipo de manifestações e impulsos)?
  • O que me ajudou no passado, e, o que me ajuda a regular-me hoje no presente?
  • Para que isso, esse medo serve na minha vida hoje, ele traz algum benefício?


Após esse momento de conexão consigo mesmo é possível que novas ideias e novas linhas de comunicação internas possam surgir e abrir espaço para agir de forma mais assertiva diante do Medo. Caso sinta que lhe faltam recursos busque ajuda profissional. Você não precisa viver sozinho esse caminho!



*Karina Marcuci - Graduada em Psicologia (2002). Especialista em Avaliação Psicológica e Terapias Cognitivas. Especialista em Neurociência e Comportamento (PUC-RS). Especialista em Hipnose Clínica Avançada. Hipnoterapeuta com formação e certificação pela OMNI, Hipnose Clínica. Hipnoterapeuta com formação HCI (Hipnose Clínica Integrativa). Formação em Hipnoterapia Clínica na Escola da Hipnose ENFT e em Hipnoterapia Anthony e Freddy Jacquin. Especialista em Hipnose Clínica para Crianças e Adolescentes do Brasil (Sonya Mosimann e Barbara Scholl). Especialista DMC (Decodificação Mente e Corpo, assertividade no trato de dores emocionais que refletem no corpo). Especialização em Transes Profundos (Michael Cieslakowski). Especialização em Hypnowaving (Hansruedi Wipf). Especialização em Terapia de Partes (Hansruedi Wipf). Membro da NGH (National Guild of Hypnotists como Certified Hypnoterapist). Professora em Ensino Superior.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários