Fome de conhecimento - Portal Splish Splash

quinta-feira, maio 06, 2021

Fome de conhecimento

A crise sanitária da covid-19 não só afetou a saúde, economia, mas como a mesa dos brasileiros. O número de desempregados ultrapassa os 14,6 milhões, conforme divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e apurado pelo IBGE. Em meio a essa situação, a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) realizou um levantamento em dezembro do ano passado e estima que mais de 116,8 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar ou passando fome no país.


A crise sanitária da covid-19 não só afetou a saúde, economia, mas como a mesa dos brasileiros. O número de desempregados ultrapassa os 14,6 milhões, conforme divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e apurado pelo IBGE. Em meio a essa situação, a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) realizou um levantamento em dezembro do ano passado e estima que mais de 116,8 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar ou passando fome no país. Desdobrando essa pesquisa, isso significa que mais de 43 milhões (20,5% da população) não contava com alimentos em quantidade suficiente e 9% (em torno de 19 milhões) estavam passando fome, maior índice registrado desde 2004.


A iniciativa privada tem se mobilizado para ajudar, entre as entidades sociais, destaca-se a Prosperança (Projetos Sociais Esperança), que entre os projetos de atuação tem o projeto ALIBEM (Alimentação do Bem a Moradores de rua). Iniciado em 2015, a pandemia impulsionou a atuação da iniciativa. Mês a mês o número de refeições entregue a moradores de ruas tem aumentado, em abril foram entregues mais de 4000 marmitas. Para continuar mantendo o número das refeições entregues a quem precisa, a Prosperança irá realizar a “Semana Papo Reto. Conhecimento em troca de alimento”.


O evento é uma co-organização entre o Prosperança e um parceiro em Lisboa, o evento acontecerá entre os dias 17-21 de maio com transmissão pelo YouTube às 16h no Brasil, com grandes nomes do mercado nas áreas de marketing digital, empreendedorismo, neurociência, desenvolvimento emocional e ensino e aprendizagem. Enquanto você ajuda, se ajuda. A participação nos cinco dias tem como valor R$100, as inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.prosperanca.org/semana-papo-reto/

A Prosperança é entidade pequena de tamanho, mas com ações grandes. Conheça mais sobre esse trabalho nos perfis do Instagram  e Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário