Bailarinos do Brasil e da Eslováquia convidam para estreia de vídeodança

DO TEXTO: Gabriela Moriondo é acompanhada por Maicom Souza em coreografia da artista eslovaca Eva Urbanová
Os bailarinos capixabas Gabriela Moriondo e Maicom Souza, convidam os apaixonados por dança para o bate-papo de lançamento da videodança “SYNC”, com coreografia da artista eslovaca Eva Urbanová, dentro do projeto de residência “Intercâmbio Virtual”, fruto da Lei Aldir Blanc, da Secult do Espírito Santo.


Gabriela Moriondo é acompanhada por Maicom Souza em coreografia da artista eslovaca Eva Urbanová


Os bailarinos capixabas Gabriela Moriondo e Maicom Souza, convidam os apaixonados por dança para o bate-papo de lançamento da videodança “SYNC”, com coreografia da artista eslovaca Eva Urbanová, dentro do projeto de residência “Intercâmbio Virtual”, fruto da Lei Aldir Blanc, da Secult do Espírito Santo. O bate-papo será mediado por Flávia Dalla (advogada, produtora e curadora) e acontece no dia 19 de maio, às 17h, via plataforma Zoom. Numa obra híbrida, multilinguagem, SYNC é a convergência da dança, do cinema e da música, em uma construção coletiva que é fruto da reunião por meio da arte. A persistência da arte em épocas insalubres.


Durante a residência com a bailarina e coreógrafa Eva Urbanová, a partir de estudos de intenções de movimento e de improvisação surgiu a dança, que sincroniza experiências a partir da dança contemporânea. No processo de montagem, a eslovaca propôs a enunciação do que é latente nos dançarinos, que representassem pelo movimento as essências de seu ser, o que os move. 


“Trabalhamos a partir de estímulos como a palavra, a vibração, o volume, a intenção de cada movimento, buscando potência e detalhamento. A coreografia de SYNC, a videodança, veio surgindo naturalmente desta constante criação e transformação de movimento. Até que, em certo momento, começamos a pensar no que acontecia com os nossos movimentos a partir da presença e da observação do outro.”, conta Gabriela Moriondo.


O projeto traz no elenco os bailarinos Gabriela Moriondo e Maicom Souza, com coreografia idealizada por Eva Urbanová, e produção de Maicom Souza. A direção de filmagem foi de Daiana Rocha, com Alexander S. Buck como cinegrafista, ambos trabalharam também na edição do Intercâmbio Virtual. A correção de cor foi realizada por Alexander S. Buck, com iluminação de Léia Rodrigues. O design gráfico é de Luís Felipe Roriz Stein, com foto still de Bernardo Firme. A trilha sonora original é de Eriberto de Carvalho, com produção executiva de Gabriela Moriondo. A residência aconteceu no Reverence Studio de Dança, em Vitória (ES).


O Intercâmbio Virtual é uma realização da Bule Estúdio Criativo, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O espetáculo Intercâmbio Virtual é um projeto aprovado no Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmios Artes Integradas. Edital de Seleção de Projetos Lei Aldir Blanc 2020.


Conheça Gabriela Moriondo

Gabriela Moriondo é capixaba, formada em Dança Contemporânea pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (2014), especializada em Estudos de Dança pelo Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance (2016), Qualificada em Performance de Dança Contemporânea (ATCL) pelo Trinity College London (2016), graduanda em Artes Plásticas na Universidade Federal do Espírito Santo, e atua como bailarina, instrutora, coreógrafa e produtora cultural independente no Espírito Santo. Pesquisando dança contemporânea e improvisação, Gabriela realizou intensivos em Israel e na Alemanha, e executou no estado do Espírito Santo o projeto Improviso Coletivo (2017), que contou com nove edições. Além disso, desenvolveu o espetáculo CYBER (2019), estreado na Matias Brotas Arte Contemporânea, e, como coreógrafa residente na Cia Reverence (ES), desenvolveu os espetáculos ZOON (2017) e (des)EQUALIZAR (2019), além de trabalhar em colaboração com outros artistas capixabas, como Maicom Souza, André Prando e Gabriela Terra (My Magical Glowing Lens).


Assista a videodança “SYNC” (teaser):


Conheça mais sobre o projeto em: https://www.gabrielamoriondo.com.br/sync

Acompanhe Gabriela Moriondo

SERVIÇO:
Estreia de SYNC
Data: 19/05/2021 
Horário: 17h
Local: Plataforma Zoom


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários