Há um fim adequado para as bitucas de cigarro - Portal Splish Splash

Recentes

quinta-feira, abril 01, 2021

Há um fim adequado para as bitucas de cigarro

A bituca de cigarro é um resíduo extremamente poluente, com grave impacto ambiental na vida marinha e nos ecossistemas das praias, oceanos e da fauna. É a vilã das calçadas, tornando a cidade suja, além de ser uma das responsáveis pelo entupimento dos bueiros. O descarte indevido também acarreta incêndios, quando o cigarro é lançado pela janela dos carros em ruas e estradas.


A bituca de cigarro é um resíduo extremamente poluente, com grave impacto ambiental na vida marinha e nos ecossistemas das praias, oceanos e da fauna. É a vilã das calçadas, tornando a cidade suja, além de ser uma das responsáveis pelo entupimento dos bueiros. O descarte indevido também acarreta incêndios, quando o cigarro é lançado pela janela dos carros em ruas e estradas. O material da bituca, leva mais de 10 anos para se decompor na natureza, necessitando de alternativas e tecnologias eficientes e ecologicamente corretas.


A Lorenzetti, engajada com a preservação do meio ambiente e com a limpeza da cidade, instalou coletores de bitucas em parceria com a Poiato Recicla, empresa responsável pela reciclagem de resíduos de cigarro. Os coletores ficam no entorno de suas unidades fabris em São Paulo. A partir desta iniciativa, a empresa já recolheu mais de 70 mil bitucas nos últimos cinco anos, ou seja, mais de 40 kg deste resíduo tóxico e poluente foi tratado adequadamente.


Todas as bitucas coletadas são recicladas e transformadas em papel artesanal, usado como matéria-prima em empresas e cooperativas que utilizam tecnologia 100% nacional. A iniciativa, além de fazer intervenções educativas e socioambientais, gera empregos e renda a partir dos resíduos coletados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário