Ciência é Tudo destaca tecnologias e inovações usadas no semiárido brasileiro - Portal Splish Splash

Breaking

quinta-feira, abril 29, 2021

Ciência é Tudo destaca tecnologias e inovações usadas no semiárido brasileiro

A TV Brasil leva ao ar neste sábado (1), às 9h30, uma edição inédita do Ciência é Tudo. O programa apresenta as tecnologias e inovações que transformam o semiárido brasileiro, área que engloba todo o Nordeste e parte do estado de Minas Gerais.


Programa mostra características da região, que abrange o Nordeste e parte de Minas Gerais


A TV Brasil leva ao ar neste sábado (1), às 9h30, uma edição inédita do Ciência é Tudo. O programa apresenta as tecnologias e inovações que transformam o semiárido brasileiro, área que engloba todo o Nordeste e parte do estado de Minas Gerais.  


Neste episódio, a atração da emissora pública explica as características da região, como condições climáticas e hidrográficas. Mostra também como as tecnologias sociais são utilizadas para fortalecer o homem do campo com o aproveitamento dos recursos naturais para garantir produtividade e qualidade de vida. Um exemplo é o Agritech, projeto de fomento a negócios que usam bases tecnológicas voltadas à fruticultura do sertão do São Francisco.


O Ciência é Tudo deste sábado traz ainda uma entrevista com Mônica Tejo, diretora do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Ela fala sobre as áreas estratégicas e ações desenvolvidas pelo órgão. Uma dessas iniciativas é a plataforma digital Renova Semiárido, voltada a pequenos produtores rurais.


Sobre o Ciência é Tudo


Desde 2020, o Ciência é Tudo leva ao público informações sobre invenções, curiosidades e o impacto da ciência e da tecnologia no dia a dia das pessoas. Também aborda a história da ciência, bem como as novidades quanto a investimentos e políticas públicas para fomento científico. O programa é uma parceria da TV Brasil com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).


Agora apresentado por Karina Cardoso, cada episódio está mais dinâmico e com novos quadros. E segue com a missão de promover a divulgação científica e ajudar o telespectador a entender a ciência por trás dos fenômenos cotidianos.


Na primeira temporada, o programa se adaptou às necessidades impostas pela pandemia de Covid-19, e abordou diversos temas relacionados ao coronavírus, como as pesquisas para desenvolvimento de vacinas, equipamentos e a busca de tratamento adequado.


A ciência no cotidiano também inspirou episódios sobre biologia, física, química, matemática, engenharia, cinema e astronomia, entre outras áreas. Uma viagem ao Maranhão mostrou detalhes sobre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em operação desde 1989 para lançar foguetes.


O Ciência é Tudo vai ao ar todos os sábados, às 9h30, na TV Brasil. Após a exibição, os episódios ficam disponíveis no site do programa: tvbrasil.ebc.com.br/cienciaetudo.


#VemVer


A TV Brasil está de cara nova desde o dia 5 de abril, quando lançou nova programação. Agora, o público tem acesso a mais informação, mais entretenimento e mais conhecimento.


O tradicional Repórter Nacional, da Rádio Nacional, às 7h30, estreou em novo formato com transmissão simultânea, em rede, na rádio, TV Brasil e nas redes sociais, de segunda a sexta-feira. Com apresentação de Monyke Castilho e Miguelzinho Martins, o noticiário faz um giro de 25 minutos pelo país, com tudo o que você precisa saber para começar o dia bem informado.


Tem mais notícias, de segunda a sexta-feira, às 12h, com a chegada dos noticiários locais Repórter DF, Repórter Rio e Repórter SP. O Repórter Brasil Tarde está com novo horário, desde o início de abril. Passou para as 12h15, com duração de 45 minutos. O telejornal noturno Repórter Brasil continua às 19h e entrega mais 10 minutos de informações para o público, de 19h às 19h40. Na sequência, o programa Stadium traz as notícias do mundo esportivo, no Brasil e no mundo.


A teledramaturgia ganhou a tela da TV Brasil com a estreia de Os Dez Mandamentos, adaptação bíblica que narra a trajetória de Moisés na libertação do povo de Israel. A novela vai ao ar de segunda a sábado, 20h30, com reapresentação à 0h45.


Ao vivo e on demand


Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar


Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv


SERVIÇO:

Ciência é Tudo - sábado, dia 01/05, às 9h30, na TV Brasil 

Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Maria Fraga Bittencourt - Redatora do luso-brasileiro Portal Splish Splash. Leia Mais sobre a autora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário