MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal promove bate-papo sobre a representatividade na ciência

DO TEXTO: Iniciativa que reverbera a inclusão com participação feminina no ramo da tecnologia e ciência será realizada...
Além de promover um interessante debate de interseção entre as áreas da tecnologia, artes e ciência, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal ocupa uma posição de prestígio como fomentador da programação cultural de Belo Horizonte. Para dar sequência a sua atuação neste sentido, o Museu abre seu espaço como um importante fomentador da cena artística, científica e cultural da cidade para a representatividade.


Iniciativa que reverbera a inclusão com participação feminina no ramo da tecnologia e ciência será realizada na quinta-feira (18 de março). Evento marca o lançamento das ações da She's Tech para o ano de 2021.


Além de promover um interessante debate de interseção entre as áreas da tecnologia, artes e ciência, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal ocupa uma posição de prestígio como fomentador da programação cultural de Belo Horizonte. Para dar sequência a sua atuação neste sentido, o Museu abre seu espaço como um importante fomentador da cena artística, científica e cultural da cidade para a representatividade.


Para isso, o espaço recebe Ciranda de Morais, fundadora da She’s Tech, que compartilhará uma conversa rica de experiências ao longo dos 4 anos de projeto que tem fortalecido a presença feminina na tecnologia por meio do engajamento e da capacitação de mulheres no segmento. Participam do bate-papo: Andrea Motta, Diretora do UK Brazil Tech Hub, Agatha Martins, CEO da Sintetizo Consultoria de design para narrativas de impacto, Thielle Cathia, co-realizadora do Hackathon das Manas, co-fundadora e diretora do Programa Donizetti.


O encontro, realizado no dia 18 de março, às 19h, marca também o lançamento das ações da She’s Tech para o ano de 2021. A


Toda a programação do mês de março segue sendo realizada no meio digital devido ao fechamento do Museu motivado pela pandemia do COVID-19.


SOBRE O SHE’S TECH  


She’s Tech é um movimento criado para fortalecer a presença feminina no setor de tecnologia, atuando a partir de 3 pilares: inspirar, engajar e capacitar. A iniciativa enxerga que a tecnologia deve ser reconhecida como um caminho para o empoderamento econômico feminino, tanto na área técnica quanto no empreendedorismo e startups e atua promovendo a representatividade, criando uma rede de conexões, por meio de ambientes de apoio e aprendizado. Em 4 anos de atuação, o trabalho do She’s Tech já impactou mais de um milhão e meio de pessoas e é realizadora da She’s Tech Conference, o maior evento de mulheres na tecnologia do Brasil. Mais informações no site: https://www.shestech.org/ 


SOBRE AS PARTICIPANTES


Ciranda de Morais

Fundadora da She'sTech, movimento que já impactou mais de 100 mil pessoas no Brasil e no Mundo fortalecendo a presença das mulheres da tecnologia. Recebeu recentemente a Honra da Medalha Juscelino Kubsticheck por mérito cívico. Atualmente está como VP de Empoderamento Digital da Sucesu Minas e como GuildMaster da Campus Party Brasil. Mestre em Políticas Sociais e Desenvolvimento Sustentável do Território pela Universidade de Bolonha na Itália, já atuou como agente de inovação do programa Minas Digital do Governo de Minas. É criadora da Teoria das Portas de Vidro, base de conscientização do movimento, que já foi apresentada no TEDx, em eventos nas 5 regiões do Brasil e em eventos internacionais no Vale do Silício.


Andrea Motta

Andrea Motta é Diretora do UK Brazil Tech Hub, iniciativa do Reino Unido para apoiar os ecossistemas digitais de impacto no Brasil. Tem 15 anos de experiência em relações estratégicas nacionais e internacionais e programas de inovação nos setores público e privado como StartUp Brasil, Softex, SEED, Órbi Conecta e InvestSP. É doutoranda em Relações Internacionais pela USP, mestre pela Georgetown University (EUA) e pós-graduada pela University of California Berkeley (EUA).


Agatha Martins

É CEO da Sintetizo Consultoria de design para narrativas de impacto. Diretora de Comunicação no The Catalyst BRICS, comunidade que visa fortalecer a cooperação em ciência, tecnologia e inovação dentro dos países dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Participou da co-criação e desenvolvimento de ecossistemas de empreendedorismo e inovação em mais de 20 cidades no Brasil e na África, já atuou Vice-Presidente de Experiências da ACMinas Jovem e foi idealizadora do Prêmio Jovem Destaque 2019.


Thielle Cathia

É co-realizadora do Hackathon das Manas, co-fundadora e diretora do Programa Donizetti. Analista de sistemas e professora universitária na UniAlfa, atua como coordenadora Include Campus Party, e Embaixadora da Darwin Startups em Goiás.


PROGRAMAÇÃO e INFORMAÇÕES COMPLETAS: @mmgerdau


Instagram: @mmgerda

Bate-papo “Lançamento SHE`S TECH 2021”

Quando: 18 de março (quinta-feira, às 19h)

YouTube - MM Gerdau: https://www.youtube.com/user/MuseuMinasMetal


SOBRE O MM GERDAU O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal - @mmgerdau 

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.

O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.  O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.

O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h, entrada franca. Para além da exposição permanente, o MM Gerdau oferece uma programação diversa e para todas as idades. Todas as atividades são gratuitas.


O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).


Sobre a She’sTech: A She’sTech é um movimento que visa fortalecer a presença das mulheres na tecnologia.  Em 4 anos, impactou mais de 1 milhão de pessoas com suas ações, campanhas, eventos e teoria das Portas de Vidros. A She’sTech posiciona a tecnologia como caminho de empoderamento econômico feminino através de carreiras em áreas técnicas e do empreendedorismo em startups. 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários