Bacalhau confitado com purê de grão de bico > Deliciosa sugestão para o Almoço de Páscoa

DO TEXTO: Que tal aprender uma receita bastante nutritiva para acompanhar o tradicional bacalhau?

O Felipe, a Thais Silva, a Thais Batista e a Sarah, participantes do Chef Aprendiz Chuvisco, sugerem o “Bacalhau confitado com purê de grão de bico”.


Já escolheu o cardápio do almoço de Páscoa? Que tal aprender uma receita bastante nutritiva para acompanhar o tradicional bacalhau? O Felipe, a Thais Silva, a Thais Batista e a Sarah, participantes do Chef Aprendiz Chuvisco, sugerem o “Bacalhau confitado com purê de grão de bico”. A receita foi criada para a apresentação da final da 7ª edição do Chef Aprendiz, o projeto de transformação social que utiliza a gastronomia como principal ferramenta para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social, auxiliando, assim, na oportunidade de emprego em cozinhas e estabelecimentos parceiros.


Confira a seguir o passo a passo:

Ingredientes:

500 gramas de Lombo de Bacalhau

2 xícaras de chá de grão de bico

3 xícaras de chá de azeite

1 xícara de chá de creme de leite

5 dentes de alho

1/3 de maço de alecrim

2 cebolas

½ xícara de chá de azeitonas pretas

Sal

Pimenta do reino


Modo de preparo

Deixe o grão de bico de molho em água filtrada por 8 horas, escorra, lave-o bem e leve ao fogo em uma panela de pressão para cozinhar. Após cozido bata-o no processador até atingir o ponto de purê. Reserve.


Em uma frigideira coloque o azeite, os dentes de alho, os ramos de alecrim, a cebola cortada em julienne, e as azeitonas. Leve ao fogo baixo e cozinhe o bacalhau por 30 minutos. É muito importante que o fogo esteja extremamente baixo, para que não frite. Reserve.


Em uma panela coloque o purê de grão de bico, o creme de leite e corrija o tempero. Em um prato coloque o purê e sobre ele disponha o lombo de bacalhau já cozido. Finalize adicionando a cebola, o alho e as azeitonas e uma generosa quantidade de azeite. Sirva imediatamente.


Rendimento: 4 pessoas


Chef Aprendiz Comunidades


Somos um projeto de desenvolvimento humano e inserção social que usa a gastronomia como a principal ferramenta. Capacitamos jovens em situação de vulnerabilidade social para conseguirem seu primeiro emprego em cozinhas de parceiros. Ao longo de quase seis meses os 20 jovens vivenciam aulas teóricas e práticas sobre gastronomia e autodesenvolvimento de modo a prepará-los para o mercado e para a vida. Uma competição final coloca à prova os conhecimentos  adquiridos durante as oficinas, e encerra o processo com chave de ouro. Os jurados presentes oferecem vagas de empregos para os jovens que querem iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha. 


Já atuamos em sete comunidades (Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo e Chuvisco) e 90% dos alunos receberam oportunidades na área. Alguns iniciaram na gastronomia e seguiram por outros caminhos, como enfermagem, engenharia e psicologia. Temos aproximadamente 80% dos jovens trabalhando ou participando de entrevista, mesmo com o cenário da pandemia. Para saber mais: assista o vídeo e visite o site


Casa Chef Aprendiz


Já em processo de finalização, a Casa Chef Aprendiz é um espaço que contará com atividades de reciclagem e apoio psicológico aos jovens que já passaram pelo projeto, além de cozinha de pré produção para eventos. Pensando no mundo digital e nas demandas do mercado, teremos uma cozinha modelo com a possibilidade de produção de conteúdos digitais junto aos nossos parceiros e para desenvolvimento de workshops. A ideia é que esta casa seja ocupada por nossa equipe, jovens, parceiros e amigos com a finalidade de fortalecer os nossos vínculos e sustentar nossas ações no longo prazo.


Chuvisco Oficinas | 7 edição 



POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários