Livro "Uma chance de respirar" ganha segunda edição

DO TEXTO: Entre a primeira e a segunda edição, o livro “Uma chance de respirar” ganha reticências sem de perda detalhes e informações.

Em menos de três meses após seu lançamento, a obra “Uma chance de respirar”, de Renato Lima esgotou nas prateleiras físicas e digitais, obteve o selo de best-seller e ganhou uma nova edição.

Em 60 segundos, tudo pode mudar. Nesse curto espaço, por vezes, esta é uma das primeiras vitórias que os nascituros terão


Em menos de três meses após seu lançamento, a obra “Uma chance de respirar”, de Renato Lima esgotou nas prateleiras físicas e digitais, obteve o selo de best-seller e ganhou uma nova edição.


Entre a primeira e a segunda edição, o livro “Uma chance de respirar” ganha reticências sem de perda detalhes e informações. São cerca de 40 páginas adicionais com conteúdos da experiência do autor com o Programa de Reanimação Neonatal - PRN da Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP no Piauí. Uma região com cerca de 700 mil habitantes, cinco hospitais estaduais, que fazem atendimento para 62 municípios da mesorregião.


O projeto gráfico da primeira edição impressa e digital do livro teve sua estética e estrutura originais mantidas. Em sua versão atualizada, a novidade são novas imagens e histórias vivenciadas pelo autor e um QR Code, que direciona para o site da editora Literare Books International em uma área de conteúdo exclusivo para os leitores, com matérias que constavam no final do livro na primeira edição.


Os 60 segundos mais importantes de uma vida

A ideia do livro nasceu após uma tese de doutorado do médico pediatra neonatologista Renato Lima, realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde foi feito um estudo de intervenção na região do sertão do Piauí. A intenção era capacitar os profissionais de saúde dos cinco hospitais e trabalhar com a gestão dos serviços para tentar melhorar a estrutura da sala de parto. Por meio dessa tese surgiu o livro contando a trajetória dos 120 dias da pesquisa de campo, que foi o período que o médico permaneceu na região do sertão do Piauí realizando esses treinamentos.


O Piauí é uma das maiores regiões no país que registra um alto índice de mortalidade de recém-nascidos. O estudo foi realizado por quatro anos, de 2016 a 2020, e, nesse período, foi possível registrar uma considerada redução de mortes de bebês naquela região, melhora na estruturação dos hospitais e a capacitação de 431 profissionais de saúde.


“Todas as histórias que coletei me fizeram constatar que a morte de um recém-nascido, em vários momentos, deixou de ser interpretada como um desígnio de Deus. Entendi que profissionais de saúde de regiões de alta vulnerabilidade econômica e social são indubitavelmente pessoas fortes e capazes der transformar uma realidade”, declara o autor.


Muito além de números, dados e estatísticas, Renato Lima fala em seu livro de sentimentos e de emoções. Vidas por trás dos números. Os 60 segundos mais importantes de uma vida de um recém-nascido são relatados em diversas histórias emocionantes pelo médico ao atuar no estudo de intervenção, que por meio da metodologia do PRN, que transformou a realidade ao levar conhecimentos aos profissionais de saúde e reduzir mortes em locais de nascimento no sertão do Piauí.


O projeto deu tanto certo que recentemente a Organização Panamericana de Saúde (OPAS Brasil)/OMS está implantando-o em regiões críticas no Brasil sob supervisão do próprio médico.


“Um bebê que consegue respirar, ao nascer, transforma a economia de uma nação. Diante de um país que pede socorro, torna-se urgente a busca por estratégias que promovam aos nossos bebês uma chance de respirar”, afirma Renato Lima em seu livro.


Os relatos do autor no livro são cheios de humanidade, de alguém que trabalha em prol do próximo e tem muito a ensinar aos leitores, independentemente da área de atuação. As lições descritas em cada página mexem com as emoções e mostram como é possível, sim, vencer qualquer batalha, desde que haja empenho e se faça o máximo para que, até mesmo nos momentos difíceis do pós-parto, este seja transformado em um evento único, de muita felicidade e celebração.


Sobre o autor 

Renato Lima – Médico pediatra com área de atuação em Neonatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) e Terapia Intensiva Pediátrica pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Doutor em Ciências, na área de Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Santo Amaro (UNISA), Professor Titular de Pediatria da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo (CUSC), Membro do grupo executivo de Reanimação Neonatal da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), Instrutor do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria. Prestador de serviços na área de Neonatologia para a Organização Panamericana de Saúde (OPAS Brasil) e Assessor do Projeto QualiNeo do Ministério da Saúde.


Sobre o livro

Uma chance de respirar - Os 60 segundos mais importantes de uma vida

Autor: Renato Lima

Editora: Literare Books International

Formato: 14 x 21 cm – 1ª edição –216 páginas

ISBN: 9786559220182

Loja Literare Books: https://bit.ly/livro-uma-chance-de-respirar

À venda nas principais livrarias físicas e on-line


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários