Igapó de Almas lança terceiro disco, “Mar de Paradoxos”

DO TEXTO: Álbum traz participações especiais de Alice Carvalho, BEX, Tiago Terras e Netuno Leão
Igapó de Almas é expoente do efervescente cenário independente de Natal (RN), e faz de seu terceiro álbum um convite ao minimalismo, a uma musicalidade mais direto ao ponto, mas sem abrir mão de sua essência: uma viagem sonora que transita entre o instrumental e a poesia falada, arranjos bem desenvolvidos e experimentações. “Mar de Paradoxos” já está disponível nas principais plataformas de streaming.


Igapó de Almas é expoente do efervescente cenário independente de Natal (RN), e faz de seu terceiro álbum um convite ao minimalismo, a uma musicalidade mais direto ao ponto, mas sem abrir mão de sua essência: uma viagem sonora que transita entre o instrumental e a poesia falada, arranjos bem desenvolvidos e experimentações. “Mar de Paradoxos” já está disponível nas principais plataformas de streaming.


Guitarras distorcidas, beats e percussões brasileiras se encontram na sonoridade universal de Igapó de Almas. “Mar de Paradoxos” é sucessor dos álbuns “A” (2014) e “Laborioso Vinho” (2018) e traz uma proposta de fluir sem excessos e complicações. Sofisticado sem errar a mão, o novo disco busca na simplicidade um caminho para criar e experimentar se desviando de cair em lugares comuns. 


Para isso, os integrantes Pedras, Rafael Melo, Artur Porpino, Aiyra, Henrique Lopes e Walter Nazário receberam participações especiais. A atriz Alice Carvalho escreveu a letra e cantou na música “Ijira”; a cantora, compositora e beatmaker BEX compôs a letra e cantou em “Paraglider”; o cantor Tiago Terras, que foi vocalista nos shows do Igapó de Almas entre 2014 e 2018, foi convidado para um dueto com Pedras na música “Gotas de Tempo”; por fim, o poeta Netuno Leão fez a leitura de um antigo texto seu, presente na faixa “Água Água”.


As gravações começaram a acontecer logo após o lançamento de “Laborioso Vinho”, em 2018, avançando a passos lentos, até que no final de 2020 a banda foi contemplada com o Edital Emergencial fruto da Lei Aldir Blanc e isso foi o gás para finalizar o projeto. 


“O título do álbum já existia desde o início do processo, e de certo modo orientou a concepção sonora e poética da maioria das músicas. Antes mesmo de começarmos a gravar, já sabíamos que o terceiro disco do Igapó se chamaria ‘Mar de Paradoxos’ e esse desafio do ‘menos é mais’ estava na base do processo. Foi a primeira vez que conseguimos recursos via edital para viabilizar um álbum do Igapó e a primeira vez que o Igapó precisou cumprir prazos para finalizar os sons. A mágica desse processo é que os encontros de gravação realizados entre o final de 2020 e início de 2021 foram muito pontuais e exigiram uma atitude criativa de fazer o momento valer, não só em termos de render muito material, mas de render o material certo”, resume Henrique Lopes.


A produção musical ficou por conta de Pedras e de Rafael Melo. O primeiro é o criador do Igapó e o segundo é um multi instrumentista que entrou pra banda em 2017 e nesse disco deu uma grande contribuição criativa. A capa de “Mar de Paradoxos” foi desenvolvida em estilo xilogravura pelo artista visual Gustavo Rocha. A ideia é apresentar um ser que desliza sobre o mar e volta-se para si mesmo como num giro, uma alusão aos processos de reinvenção e busca por auto-suficiência presentes na jornada do Igapó de Almas. 


“Mar de Paradoxos” marca um momento mais maduro do projeto, sintetizando os experimentos sonoros dos trabalhos anteriores, mas sem perder o foco de um olhar para o futuro. Buscando soar bem resolvido e descomplicado, o álbum quer contar histórias, desenvolver canções e convidar a um passeio musical plural e múltiplo - um reflexo do próprio cenário potiguar onde Igapó de Almas se insere. “Mar de Paradoxos” está disponível nas principais plataformas, em um lançamento do selo Rizomarte Records.


Ficha técnica

Igapó de Almas: Pedras, Rafael Melo, Artur Porpino, Aiyra, Henrique Lopes e Walter Nazário

Participações: Alice Carvalho, Bex, Tiago Terras e Netuno Leão 

Direção Artística: Henrique Lopes 

Produção Musical: Pedras e Rafael Melo

Direção Musical: Pedras 

Mixagem: Pedras e Walter Nazário

Revisão de Mixagem: Gabriel Souto

Masterização: Cris Lander

Estúdios de Gravação: Cigarra, Janela, Vovó, Jangada e Seno 

Identidade Visual: Gustavo Rocha 

Fotos: Marina Mole 

Selo e Assessoria de Imprensa Local: Rizomarte Records

Assessoria de Imprensa Nacional: Build Up Media

Realização: Rizomarte Records e Estúdio Cigarra

Produção Executiva: Henrique Lopes e Pedras 

Gravado entre Junho de 2018 e Janeiro de 2021 em Natal/RN 

Patrocínio: Prefeitura do Natal e Governo Federal - Incentivo Lei Aldir Blanc - Projeto Contemplado na Chamada Pública de Emergência Cultural – nº 04/2020


Igapó de Almas | Mar de Paradoxos


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários