7 formas de envelhecer a pele sem nem mesmo sair de casa

DO TEXTO: Hábitos realizados corriqueiramente, ainda que você não perceba, podem favorecer o surgimento de rugas, manchas, flacidez e acne.

Quando o assunto são danos à pele, muito se fala sobre os agressores externos, como o clima frio, o sol, a poluição e o vento, que podem acelerar o processo de envelhecimento cutâneo, causar ressecamento e obstruir os poros.

 

Esqueça por um momento o sol, a poluição e o clima e atente-se a hábitos realizados corriqueiramente que, ainda que você não perceba, podem favorecer o surgimento de rugas, manchas, flacidez e acne.


São Paulo – fevereiro 2021 - Quando o assunto são danos à pele, muito se fala sobre os agressores externos, como o clima frio, o sol, a poluição e o vento, que podem acelerar o processo de envelhecimento cutâneo, causar ressecamento e obstruir os poros. Mas engana-se quem acredita que os perigos à pele se mantêm fora de casa. Na verdade, uma série de hábitos que realizamos constantemente podem prejudicar a saúde e a aparência do tecido cutâneo sem nós percebermos, favorecendo assim o surgimento precoce de sinais da idade e outras condições de pele. Então, para ajudar você a evitar esse problema, reunimos um time de especialistas para apontar os principais danos que a pele sofre mesmo dentro de casa. Confira:


Falta de higiene da face – Não higienizar a face diariamente é um dos grandes erros que muitas pessoas cometem com relação à pele. “Isso porque os resíduos de maquiagem, da poluição e cosméticos acumulados na pele ao longo do dia podem causar a obstrução dos poros, favorecendo o surgimento de acne, além de também gerar radicais livres que aceleram o processo de envelhecimento cutâneo”, explica a Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Mas lavar o rosto não significa apenas utilizar na face o mesmo sabonete que você usa para higienizar o restante do corpo. “Se você está utilizando maquiagem, o processo de higienização deve ser iniciado com o uso de um demaquilante, que pode ser em forma de lenço umedecido demaquilante, óleo bifásico, loção, gel, água micelar ou cleasing oil. Em seguida, ou caso você não tenha usado maquiagem, aplique um sabonete líquido específico para o seu tipo de pele e enxague. Para finalizar, utilize um tônico para remover qualquer sujidade que tenha restado e reequilibrar o pH da pele”, recomenda a médica.


Banhos quentes – Algo tão simples quanto a temperatura do banho também pode causar sérios danos à pele. “Isso porque a água quente remove excessivamente a oleosidade natural da pele, comprometendo a barreira responsável por proteger o tecido cutâneo e favorecendo o ressecamento”, alerta o Dr. Lucas Fustinoni, médico divulgador científico nas áreas de Tricologia e Estética e membro da World Trichology Society. E a situação é ainda pior caso o banho seja demorado. Logo, o ideal é tomar banhos rápidos com água morna ou fria e, em seguida, hidratar a pele.


Falta de sono - A falta de sono também prejudica a saúde e a aparência da pele. “Isso porque o sono é um momento de restauração para a pele e outros órgãos do corpo. Logo, quando não dormimos direito não permitimos que as células sejam renovadas e os radicais livres eliminados. Isso tudo prejudica o aspecto da pele e predispõe o aparecimento de rugas”, afirma o Dr. Mário Farinazzo, cirurgião plástico membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Por isso, é fundamental procurarmos dormir bem, de preferência de 7 e 9 horas por noite


Posição ao dormir - De acordo com a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), dormir com o rosto virado 100% para o travesseiro ou sempre do mesmo lado pode formar rugas estáticas devido à pressão e atrito causado pelo contato do rosto com o travesseiro. “Dessa forma, acabamos envelhecendo mais assimetricamente, com demarcações mais profundas dos sulcos, das linhas e das rugas”, destaca. Mas é possível prevenir as tais rugas do sono através de alguns cuidados básicos, como sempre por dormir de barriga para cima. “Mas para aqueles que não possuem o costume de dormir nessa posição e tem dificuldade em mudar a forma como dormem é interessante, por exemplo, trocar fronhas de algodão por fronhas de cetim ou seda. Enquanto o algodão promove maior atrito na pele, o que facilita a formação de rugas e linhas de expressão, o cetim e a seda permitem que o rosto deslize sem tração, diminuindo o atrito e, consequentemente, a possibilidade de formação de rugas”, destaca a médica.


Alimentação ruim – A alimentação desempenha um papel significativo na manutenção da saúde e aparência da pele. “Uma alimentação equilibrada está entre os principais itens que ajudam a deixar a pele jovem e saudável. São os alimentos que você consome regularmente que definem a aparência e qualidade do tecido cutâneo, não apenas em um mês, mas também em um ou dois anos”, explica a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e professora da Associação Brasileira de Nutrologia. O alto consumo de açúcar, por exemplo, é um dos principais aceleradores do aparecimento dos sinais da idade, já que a substância está diretamente ligada ao envelhecimento cutâneo. “O açúcar causa um processo conhecido como glicação, no qual a molécula de açúcar se liga as fibras de colágeno e elastina, endurecendo-as. Como resultado, a pele torna-se flácida e surgem os sinais do envelhecimento, como rugas e linhas de expressão”, explica a farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos. No entanto, como o açúcar está presente em grande parte dos alimentos, é possível apostar em ativos orais capazes de combater os efeitos da substância na pele, como o Glycoxil.


Falta de fotoprotetor – Mesmo dentro de casa, o uso diário de fotoprotetor segue indispensável. Isso porque, além da radiação UVA ser capaz de atravessar janelas, também estamos expostos à luz azul dos dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores. “Assim como a radiação UVA e UVB, a luz azul também penetra em nossa pele e aumenta a produção de radicais livres, que geram um processo chamado de oxidação, favorecendo o envelhecimento da pele”, afirma o farmacêutico Maurizio Pupo, Pesquisador, Consultor em Cosmetologia e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy. Por isso, é fundamental que o fotoprotetor, além de FPS 30 e amplo espectro de proteção solar, também ofereça proteção contra a luz azul. “A proteção contra luz azul pode ser obtida através da escolha de produtos que contenham cor, que age como uma barreira física contra esse tipo de radiação, ou que sejam formulados com ativos antioxidantes, que vão atuar no combate aos danos causados pela luz azul”, completa o especialista. Uma ótima opção é o Biosole BB Cream FPS 60, da Ada Tina Italy, um protetor solar com cor e ação antioxidante que uniformiza o tom da pele com alta cobertura homogênea, reduz o surgimento de manchas e confere alta proteção contra UVA, UVB, Luz Azul e Luz Visível.


Uso excessivo de celular – Além de prejudicar o sono e emitir luz azul, o uso constante de celular ainda está relacionado ao surgimento de rugas no pescoço. Esse problema é conhecido como tech neck e ocorre porque os movimentos musculares que realizamos com o pescoço para checar o celular e outros aparelhos produzem pequenas linhas que, com o passar do tempo, vão se acentuando, adquirindo o status de rugas e sulcos marcados. “Por isso, além de reduzir o tempo de uso dos dispositivos eletrônicos, uma dica importante é, mesmo quando mexer no celular, manter a cabeça em um ângulo de 0 grau e a postura alinhada. O aparelho deve ser erguido na direção dos olhos”, recomenda a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “Além disso, lembre-se de estender os cuidados que você toma com o rosto para o pescoço e colo, utilizando sabonetes neutros, loções tônicas e séruns tensores formulados com ativos como hyaxel, ácido hialurônico e vitamina C”, finaliza a médica


FONTES:

DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery).

DR. MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rhinoplasty™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Foi coordenador da equipe de Cirurgia Plástica do Hospital Municipal Arthur Ribeiro de Saboya-SP até junho 2019 e opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. www.mariofarinazzo.com.br

DR. LUCAS FUSTINONI: médico tricologista, referência internacional em Tricologia e membro da World Trichology Society, da European Hair Research Society, da Ukranian Hair Research Society, da Sociedade Italiana de Tricologia e da Associação Argentina de Tricologia. Graduado em Medicina, Dr. Lucas Fustinoni é divulgador científico de Tricologia e Estética, Fellowship de Estética em Miami, e possui o maior canal do Youtube do mundo sobre Tricologia e Estética

MIKA YAMAGUCHI: Farmacêutica pela faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP - Universidade de São Paulo, é também cosmetóloga e diretora científica da Biotec Dermocosméticos,empresa fornecedora matérias primas para cosméticos. Especialista em prescrições dermo e nutricosméticas.

DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/

DRA. MARCELLA GARCEZ: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo.

DRA. CLAUDIA MARÇAL: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Professora e fundadora do Dermacademy MB, plataforma online de ensino a dermatologistas, a médica é speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP.

MAURIZIO PUPO: Farmacêutico, Pesquisador, Consultor em Cosmetologia, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy. Professor e Palestrante, Maurizio é Especialista em formulações cosméticas avançadas e autor de vários livros na área cosmética.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários