Ano novo, novos Projetos

DO TEXTO: Os gestores sabem que o planejamento é fundamental para que a sua equipe atinja metas e entende a necessidade de documentar, tanto as metas como as...
O Réveillon é um momento mágico, é aquele segundo do ano que depositamos todas as nossas energias, pensamentos e sentimentos positivos. As “promessas” e “desejos” (esse ano irei iniciar a minha rotina de exercícios físicos, irei iniciar a minha dieta, irei parar de fumar… esse ano irei voltar a estudar, irei trocar de emprego, irei buscar aquela promoção... esse ano irei dar mais tempo para a minha família, irei realizar as férias dos meus sonhos, irei cuidar mais de mim...) que nos motivam na jornada do novo ano são fundamentais em nossas vidas.



Por Prof. Paulo Lopes*


“Existe um milagre em cada recomeço”

(Herman Hesse)


O Réveillon é um momento mágico, é aquele segundo do ano que depositamos todas as nossas energias, pensamentos e sentimentos positivos. As “promessas” e “desejos” (esse ano irei iniciar a minha rotina de exercícios físicos, irei iniciar a minha dieta, irei parar de fumar… esse ano irei voltar a estudar, irei trocar de emprego, irei buscar aquela promoção... esse ano irei dar mais tempo para a minha família, irei realizar as férias dos meus sonhos, irei cuidar mais de mim...) que nos motivam na jornada do novo ano são fundamentais em nossas vidas. Na sua grande maioria, são factíveis, porém, nem sempre conseguimos realizá-los. Isso acontece porque não estamos acostumados a documentá-los.


Os gestores sabem que o planejamento é fundamental para que a sua equipe atinja metas e entende a necessidade de documentar, tanto as metas como as etapas do processo. O Ciclo de PDCA (planejar, desenvolver, controlar e avaliar) deve ser utilizado durante todo o processo de um projeto, então por que não o utilizar em nossos “Projetos de Ano Novo”?


Aproveitem essa primeira semana do ano para documentar as suas “promessas” e “desejos”, encare-os como grandes projetos. Desenvolva esse projeto em processos ou fases (iniciação, planejamento, execução, monitoramento/controle e encerramento), avalie os riscos e os recursos que serão utilizados no seu projeto (custos, aquisições e recursos humanos) e mensure o tempo necessário. Inicie hoje mesmo e crie o hábito de documentar todo o processo, pois servirá tanto como fator motivacional quanto “lições aprendidas” para futuros projetos.


“Quando decidimos mudar, quando estamos prontos para o próximo salto, precisamos ritualizar este momento” 

Paulo Coelho 


*
Professor Esp. Paulo Lopes

- CREF:3080 G/RS
- Graduado em Educação Física (UFRGS 2001)
- MBA em Gerenciamento de Projetos (UNILASALLE 2015)
- Pós MBA em Inteligência Emocional nas Organizações (UNILASALLE 2019). Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários