Psicopedagoga lança livro sobre Educação no Pós-Pandemia

DO TEXTO: Obra voltada aos pais e educadores mostra que educação inovadora é chave para a criação dos filhos.

Muito antes da pandemia começar, o desenvolvimento da inteligência emocional e o trabalho focado no universo socioemocional com crianças e adolescentes já eram preocupações para a educadora, psicopedagoga e mestre em neurociências, Sueli Conte...


Obra voltada aos pais e educadores mostra que educação inovadora é chave para a criação dos filhos  

Muito antes da pandemia começar, o desenvolvimento da inteligência emocional e o trabalho focado no universo socioemocional com crianças e adolescentes já eram preocupações para a educadora, psicopedagoga e mestre em neurociências, Sueli Conte, que é, também, mantenedora do Colégio Renovação - instituição de ensino com mais de 35 anos de atividades, que atua da Educação Infantil ao Ensino Médio.    
  
Foi com a obrigatoriedade do isolamento social, necessidade do homeschooling e do home office e todas as mudanças provocadas pela pandemia desde o mês de março, que a especialista em educação começou a transferir para o papel suas experiências relacionadas ao período, como o desafio de ministrar a educação à distância para crianças e adolescentes, a tarefa de gerir uma escola com unidades nas cidades de São Paulo e Indaiatuba, além de liderar um grande time de professores. A vivência serviu de insight para muitas reflexões. Nascia, então, o livro “Educando para a Vida no Pós-Pandemia”, pela editora Novo Século, com prefácio assinado por Leo Fraiman, psicoterapeuta, escritor e palestrante, criador da metodologia OPEE.  

“Decidi escrever este novo livro depois de me ver diante de uma situação, cuja resolução não dependia apenas de mim. Vi minhas ações - e de toda a sociedade - serem restringidas por um vírus. As crianças se viram sem aulas de um dia para o outro, os pais ficaram desamparados e a população isolada”, conta Sueli Conte. A educadora percebeu que suas palavras só fariam sentido se fossem para amenizar este momento histórico e fazer com que as pessoas pudessem refletir e conseguir enxergar, em meio ao caos, um alento de aprendizagem e até mesmo de empatia e fraternidade.  

Assim, a obra “Educando para a Vida no Pós-Pandemia” nasce com o objetivo de fazer os leitores entenderem como podemos continuar vivendo sem nos deixar ruir emocionalmente e socialmente.  

Trata-se de um conteúdo rico, com orientações para pais e educadores, sobre como melhor utilizar das adaptações que nos foram necessárias nessa fase. A pandemia atingiu profundamente nossas relações familiares e profissionais, bem como nossa maneira de ver o mundo. Com o isolamento social – as aulas suspensas e novos desafios diários – todos tiveram de se reinventar e foram obrigados a conviver com o medo da contaminação pela Covid-19 e com a ansiedade.    

Voltado principalmente aos pais e educadores, o livro vai além e traz reflexões para todos que desejam repensar suas ações e aprimorar as conquistas. “Neste delicado e desafiador momento que estamos vivendo, novos desenhos de projetos de vida se impuseram em nossas existências. Nossa forma de viver, conviver, trabalhar e nos relacionarmos têm sido revistas dia a dia”, destaca a educadora.  

Para muito além do susto e da dor, a obra apresenta importantes reflexões e caminhos para que as pessoas possam repensar e redesenhar as formas de vida, com consciência e responsabilidade. “Saímos da angústia pela fala e pelo ato. Não basta percebermos nossos incômodos. Precisamos agir sobre eles, pois é a isso que a vida nos convida hoje: a renovar. Este é o verdadeiro espírito de nosso tempo, que foi acelerado pela pandemia, que vai passar, mas certamente deixará seus efeitos. Se as marcas serão apenas de sofrimento, ou se transformaremos isso em crescimento, trata-se em parte de uma decisão nossa. Depois de tantas inovações para atingir uma educação de qualidade, ficou ainda mais clara a necessidade de uma aliança entre as famílias e as escolas, tema tratado neste livro”, ressalta a autora e educadora Sueli Conte.  

A autora explica que o livro "Educando para a Vida no Pós-Pandemia" é fruto de sólida experiência com a prática pedagógica e de profundos estudos na área de psicologia. Também lança luz aos diversos desafios enfrentados pelos educadores e pais neste momento: a adaptação às ferramentas tecnológicas para inserir os alunos no espaço educacional de modo interativo, o apoio às famílias no ambiente virtual, a vulnerabilidade das crianças e dos adolescentes fora da escola.  

Com a proposta de, junto do lançamento do livro, abraçar causas sociais, a obra “Educando para a Vida no Pós-Pandemia” terá arrecadação integral destinada a uma instituição que cuida de crianças retiradas dos pais, por sofrerem maus tratos. Também será revertida à Campanha Solidária #cureaSophia, criança que necessita de recursos para a cura do AME (Atrofia Muscular Espinhal).  

“Um dos maiores desejos do ser humano é saber o que futuro nos reserva, mesmo que esse futuro seja muito próximo. O fato é que poucos segundos poderiam ser suficientes para mudar e até salvar uma vida inteira. O livro traz reflexões como esta”, finaliza a autora Sueli Conte. 

SERVIÇO:

Livro: “Educando para a Vida no Pós-Pandemia - Descubra como a educação inovadora é a chave para a criação dos filhos”   

Autora: Sueli Conte - educadora, mestre em neurociências, psicopedagoga, diretora e mantenedora do Colégio Renovação   

Editora: Novo Século   

Valor: R$ 49,90   

Número de páginas: 224  

Onde encontrar: Amazon e, também, nas unidades do Colégio Renovação, localizado em São Paulo e Indaiatuba/SP.  


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários