Os 60 segundos mais importantes de uma vida - Portal Splish Splash

Recentes

sexta-feira, dezembro 18, 2020

Os 60 segundos mais importantes de uma vida

A região Nordeste do Brasil é a que mais concentra número de recém-nascidos que morrem com menos de uma semana de vida, e o Piauí é um dos estados com maior número de mortalidade neonatal.


Pesquisa realizada por médico no sertão do Piauí reduz mortes de recém-nascidos, se torna livro e OPAS/OMS replica modelo em regiões críticas no Brasil


Em 60 segundos, tudo pode mudar. Nesse curto espaço, por vezes, está uma das primeiras vitórias que os nascituros terão. O que exatamente acontece em um minuto? A diferença entre o choro e o silêncio é o que um grande profissional, o médico, fará para dizer sim à vida.


A região Nordeste do Brasil é a que mais concentra número de recém-nascidos que morrem com menos de uma semana de vida, e o Piauí é um dos estados com maior número de mortalidade neonatal. Para evitar mais mortes, em julho de 2018 foi iniciado na cidade de Floriano, a 240 quilômetros da capital, um treinamento do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, encabeçado pelo médico pediatra Renato Lima. O programa foi umas das estratégias utilizadas em uma tese de doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que se estendeu ainda por outras cidades no sul do estado: Corrente, Bom Jesus, Uruçuí e São Raimundo Nonato, e entre profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).


O livro “Uma chance de respirar”, de Renato Lima, lançado pela Literare Books International é resultado desse programa de reanimação neonatal no sertão do Piauí. O projeto deu tanto certo que recentemente a Organização Panamericana de Saúde (OPAS Brasil)/OMS está implantando-o em regiões críticas no Brasil sob supervisão do próprio médico.


Das mãos de Renato Lima, os pequenos receberam os primeiros cuidados para que possam ter uma chance, apenas para respirar. Com muito carinho e sentimento, o autor dessa obra mostra como foi sua atuação em um estudo de intervenção em que, por meio da metodologia do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, transformou uma realidade ao levar conhecimentos aos profissionais de saúde e reduzir mortes em locais de nascimento do sertão do Piauí.


Dados do IBGE apontam que a mortalidade neonatal precoce representa cerca de 70% da mortalidade infantil no Brasil, sendo que a região Nordeste lidera os números. De acordo com dados recentes do Ministério da Saúde, o Piauí é o 2º estado do País com a maior taxa de mortalidade neonatal precoce.


Os relatos do autor no livro são cheios de humanidade, de alguém que trabalha em prol do próximo e tem muito a ensinar aos leitores, independentemente da área de atuação. As lições descritas em cada página mexem com as emoções e mostram como é possível, sim, vencer qualquer batalha, desde que haja empenho e se faça o máximo para que, até mesmo nos momentos difíceis do pós-parto, este seja transformado em um evento único, de muita felicidade e celebração. 


SOBRE O AUTOR

Renato Lima – Médico pediatra com área de atuação em Neonatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) e Terapia Intensiva Pediátrica pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Doutor em Ciências, na área de Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Santo Amaro (UNISA), Professor Titular de Pediatria da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo (CUSC), Membro do grupo executivo de Reanimação Neonatal da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), Instrutor do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria. Prestador de serviços na área de Neonatologia para a Organização Panamericana de Saúde (OPAS Brasil) e Assessor do Projeto QualiNeo do Ministério da Saúde. Instagram: @renato.ped 


SOBRE O LIVRO

Uma chance de respirar - Os 60 segundos mais importantes de uma vida

Autor: Renato Lima

Editora: Literare Books International 

Formato: 14 x 21 cm – 1ª edição –216 páginas

ISBN: 9786559220182

Lançamento: 18/12/2020 – às 20h, no canal da Literare Books no Youtube

Loja Literare Books: https://bit.ly/livro-uma-chance-de-respirar

À venda nas principais livrarias físicas e on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário