Evento internacional online celebra a importância do voluntariado

DO TEXTO: Há quase uma década, a InterCement implementa ações de voluntariado por meio do Instituto InterCement.
InterCement reúne convidados para abordar o poder da prática solidária no desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe


InterCement reúne convidados para abordar o poder da prática solidária no desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe


A InterCement, segunda maior empresa de cimento no Brasil, é referência em trabalho voluntário. No mundo, a companhia mobilizou 37% dos mais de 6.000 funcionários em 2019. Nesta quinta-feira, 03/12, a empresa reúne convidados de diferentes países no webinar Bem Fazer para debaterem o poder do voluntariado e sua influência no desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe.


O evento reunirá entre os convidados a pesquisadora Frances Hansford (Inglaterra), Nandi Mandela (África do Sul), o idealizador da Baanko André Menezes (Brasil), Deedar Guerra (Moçambique), liderança na constituição da Associação para a Defesa e Desenvolvimento da Sociedade (ADDESSO), Carlos March (Argentina), diretor de Gestão de Inteligência Colaborativa na Fundação Avinam, Iman Bibars (Egito), vice-presidente e líder global da Diáspora de Ashoka: Inovadores para o Público e diretora regional do Mundo Árabe Ashoka, e Marcia Kalvon Woods (Brasil), presidente do Conselho da ABCR. Da InterCement, estarão presentes Wilson Nelio Brumer, presidente do Conselho de Administração da InterCement Participações, Carla Duprat, diretora do Instituto InterCement, e Renata de Camargo Nascimento, acionista da InterCement Participações e Presidente do Conselho do Instituto InterCement.


Pesquisa realizada pela InterCement com mais de 1.500 funcionários de cargos gerenciais e operacionais será divulgada durante o webinar. A sondagem identificou entre os respondentes benefícios como maior engajamento e confiança e desenvolvimento de competências das atividades de voluntariado.


Entre os benefícios apontados, 87% dos respondentes afirmaram que desenvolveram tanto competências técnicas – planejamento, gerenciamento de pessoas, recursos e tempo, gerenciamento de projetos, e levantamento de fundos – quanto habilidades comportamentais – liderança, comunicação, networking, capacidade de motivar outras pessoas, resolução de problemas e trabalho em equipe. Ainda, 90% disseram que sua autoconfiança havia melhorado e para 75%, houve ganhos para a saúde mental (menor ansiedade, depressão e/ou estresse).


A pesquisa, intitulada “Impacto e o valor do voluntariado corporativo: aprendendo com o Programa de Voluntariado da InterCement”, foi desenvolvida pela pesquisadora Frances Hansford, Phd de Oxford University.


Há quase uma década, a InterCement implementa ações de voluntariado por meio do Instituto InterCement. São projetos mobilizantes e de impacto social para desenvolver as comunidades em nove estados brasileiros e outros quatro países (África do Sul, Argentina, Egito e Moçambique onde está presente). Em 2020, o Dia do Bem Fazer, ação que empresta seu nome ao webinar, teve mais de 1300 participações voluntárias em 28 comunidades e impactou cerca de 50.000 pessoas.


Sobre a InterCement

A InterCement é uma das maiores fabricantes de cimento do mundo e referência na utilização de combustíveis alternativos no processo de coprocessamento. A empresa iniciou suas operações em 1974, em Apiaí (SP). Além do cimento, fabrica e distribui agregados e cal, atua no serviço de concreto e emprega mais de 6 mil profissionais. Operar de forma segura e responsável, respeitando os seus valores e princípios, é fundamental para a InterCement. Com atuação em cinco países Brasil, África do Sul, Argentina, Egito e Moçambique, tem capacidade ativa de produção de mais de 33 milhões de toneladas de cimento/ano, aproximadamente 2,4 milhões m³/ano de concreto e 7 unidades produtoras de agregados. Por meio do Instituto InterCement, a empresa realiza projetos mobilizantes e negócios de impacto com o intuito de promover o desenvolvimento comunitário nas regiões onde atua.


Sobre o Instituto InterCement

O Instituto InterCement, criado em julho de 2015, é responsável pelas estratégias de investimento social privado da InterCement, desenvolvendo, em conjunto com os municípios, iniciativas que visam apoiar as potencialidades locais contribuindo para o desenvolvimento comunitário. Todas as iniciativas sociais buscam equilibrar os aspectos econômico, social e ambiental, além de promover o fortalecimento dos vínculos comunitários. A articulação em cada cidade se dá através dos Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs), que contam com representações do poder público, sociedade civil e empresas. O objetivo é desenvolver o empoderamento das pessoas e comunidades, de forma a “fazer diferente e fazer a diferença”. www.institute.intercement.com 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários