ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

11/20/2020

Projeto Meninas do Brasil expande para o formato podcast e recebe artistas mulheres em ascensão no cenário nacional

O projeto Meninas do Brasil, criado pela cantora e compositora Luiza Sales para dar mais visibilidade a compositoras da cena independente nacional, estreou no formato podcast após 5 anos de conteúdo em vídeo em seu canal no YouTube


Nova leva de episódios chega pela central de podcasts Podsim


O projeto Meninas do Brasil, criado pela cantora e compositora Luiza Sales para dar mais visibilidade a compositoras da cena independente nacional, estreou no formato podcast após 5 anos de conteúdo em vídeo em seu canal no YouTube. O programa já chega como parte de uma importante rede voltada para podcasters mulheres, a Podsim, e após receber as convidadas Katarina Assef, Angélica Duarte, Carol Naine, Aline Gonçalves e Renata Neves, a temporada contará ainda com episódios com Leticia Fialho (27/11), Claudia Castelo Branco (11/12) e  Julie Wein (18/12).


Luiza Sales produz vídeos com músicas autorais e entrevistas com artistas convidadas desde 2015. Depois de receber 10 convidadas e lançar mais de 20 vídeos ao longo do primeiro ano, de forma independente, o projeto foi selecionado pelo Rumos Itaú Cultural em 2016 e pôde ampliar sua atuação, lançando uma segunda temporada no YouTube com 24 convidadas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.


Em 2017 o projeto alçou seu voo mais distante: com o apoio dos fãs em um financiamento coletivo, Luiza Sales foi até Berlim filmar uma temporada com participantes de 6 países diferentes. A série de vídeos Meninas de Berlim também teve versões de músicas de compositoras brasileiras interpretadas pelas convidadas internacionais.


Depois de uma pausa no projeto, veio o desejo de transformá-lo em podcast. Em 2019, Luiza Sales passou a integrar a Podsim - Central e Produtora de Podcasts, após participar do programa Arte Sônica Amplificada do Oi Futuro e British Council. A produtora carioca é guiada apenas por mulheres trabalhando coletivamente e realizando todas as etapas da construção de um podcast, seja identidade sonora, produção, edição, narração, distribuição, captação de áudio, roteiro e métricas. 


“Eu não conhecia nada sobre podcasts e depois da mentoria do A.S.A. passei a integrar a Podsim com colegas que já tinham experiência na área de podcast. Foi inspirador e estimulante estar cercada de mulheres comunicadoras e foi a partir daí que resolvi transformar o Meninas do Brasil em podcast”, conta Luiza. “O formato podcast é muito bacana pois foi possível fazer entrevistas à distância durante a pandemia e o projeto não parou. Também pude entrevistar artistas de outros estados, como a Letícia Fialho de Brasília e a Carol Naine em São Paulo”,  completa.


2020 também marcou o projeto com uma série de lives no YouTube com foco educativo, recebendo nomes como Joyce Moreno, Luciane Dom, Isabella Bretz, Antonia Adnet e outras, indo de tópicos como gestão de carreira, produção musical e técnica vocal. Agora, Meninas do Brasil traz para o formato podcast sua conversa franca de visibilidade para mulheres compositoras, voltado para todos aqueles dispostos a ouvi-las.


O programa já está disponível nas principais plataformas de áudio através da PodSim. Trabalhando coletivamente em narrativas femininas, a produtora realiza todas as etapas da construção de um podcast, seja identidade sonora, produção, edição, narração, distribuição, captação de áudio, roteiro e métricas. A Podsim tem 7 programas próprios em rotação, uma minissérie em áudio sobre o carnaval carioca (Meu Bloco na Rua) e já produziram podcasts institucionais.


Ouça Meninas do Brasil: https://bit.ly/MeninasDoBrasilPodcast


Siga Meninas do Brasil:

Facebook

Youtube

Instagram

Sem comentários:

Publicar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo