ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

11/17/2020

Especialista catalão analisa surtos epidêmicos do passado para prever impactos do novo coronavírus

Em Grandes epidemias modernas, Salvador Macip mostra luta da humanidade contra crises sanitárias


Em Grandes epidemias modernas, Salvador Macip mostra luta da humanidade contra crises sanitárias


O coronavírus provocou e segue provocando a maior crise de saúde mundial da atualidade. No entanto, ao olharmos para o passado, vemos que a humanidade já passou por crises semelhantes. Nem é preciso ir longe para constatar tal fato: no final dos anos 2000, a gripe suína deu origem à primeira pandemia a assolar nosso planeta numa época globalizada e sem fronteiras. Tudo parece indicar que surtos epidêmicos como este serão rotineiros nos próximos anos.


Com um texto consistente e didático, o professor e pesquisador catalão Salvador Macip mostra em Grandes Epidemias Modernas como funcionam as doenças infecciosas como gripe, AIDS, tuberculose e malária, o que significa dividir o mundo com inimigos invisíveis e como evitar o excesso de preocupação sem abrir mão da prudência, tão necessária para a garantia de nossa preservação como espécie.


“Parece claro que a Covid-19 é séria o suficiente para ser levada em consideração e ainda trará problemas relevantes por uma boa temporada, mas é mais provável que acabemos por dominá-la, se tudo der certo. É possível que depois tenha novos surtos, mas o mais normal seria que nunca mais causasse uma pandemia como a de 2020, uma vez que boa parte da população adquirirá alguma imunidade por ter entrado em contato com o vírus, e assim tenhamos as ferramentas complementares adequadas (vacinas, antivirais etc.). No entanto, isso não nos permite baixar a guarda: precisamos insistir que haverá mais pandemias, e o perigo de que uma delas seja causada por um vírus ainda mais agressivo sempre estará presente.”, escreve Macip.


Sobre a obra

Título: Grandes Epidemias Modernas: A luta da humanidade contra os inimigos invisíveis

Autora: Salvador Macip

ISBN: 978-8504021806

Número de páginas: 272

Preço de capa: R$ 59,90


Sobre o autor

Salvador Macip (Espanha, 1970) formou-se em Medicina pela Universidade de Barcelona, onde também concluiu seu doutorado em Genética Molecular e Fisiologia Humana. Desde 2008, Macip trabalha como professor na Universidade de Leicester, Reino Unido, onde lidera um grupo de pesquisa que estuda as bases moleculares do câncer e do envelhecimento das células. Seus títulos já foram traduzidos para o inglês, o alemão e o francês, entre outros idiomas.

Sem comentários:

Publicar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo