Dois amigos, uma doença grave e lições para uma vida toda

DO TEXTO: Assim que o médico Emílio Trappo encontrou pela primeira vez o paciente Vaninho da Banda, não imaginava como sua vida poderia mudar.

Bateia, do médico e escritor Rômulo P. Alvim, propõe aos leitores reflexões a partir da história entre um médico e seu paciente que logo irá partir


Bateia, do médico e escritor Rômulo P. Alvim, propõe aos leitores reflexões a partir da história entre um médico e seu paciente que logo irá partir


Quando histórias se cruzam, a vida é capaz de mostrar a sua magnitude. Assim que o médico Emílio Trappo encontrou pela primeira vez o paciente Vaninho da Banda, não imaginava como sua vida poderia mudar. À beira da morte, por causa de uma doença grave, Vaninho era um homem simples e comum, mas que tinha muito a ensinar – até mesmo depois de partir.


Viver um dia de cada vez e saber valorizar os percursos da vida (não somente a meta) são reflexões que impactam Emílio ao longo das páginas de Bateia, da Saíra Editorial. Aprendizados que leva consigo ao longo da vida e faz questão de compartilhar com quem ama.


Neste romance episódico do autor mineiro Rômulo P. Alvim, o leitor embarca com o médico na descoberta de escritas deixadas pelo paciente após a morte, que garantem um mergulho ainda mais profundo de autoconhecimento, com insights sobre busca, encontros e percursos.


A bateia, objeto para garimpar metais preciosos, é usada como referência para os pensamentos e analogias dos personagens, para mostrar que é preciso valorizar também o percurso, não somente o objetivo a alcançar.


Dormiu pensando: sentir e seguir. Sem necessidade de definir que força era aquela que o empurrava. Sentia a presença da mão invisível da busca. Não há resposta: necessitava aceitar essa pequena verdade como se fosse uma curva do caminho, não seu fim. (Bateia, pág. 20)


Bateia não é só uma boa história, mas também uma leitura gostosa e intimista, com uma trama que se desenrola a partir da reflexão dos rumos que a vida pode tomar e sobre como as pessoas podem influenciar os caminhos que tomamos. É, definitivamente, um livro para deixar na cabeceira da cama, para saborear cada palavra e viajar com os pensamentos trazidos pelo autor.


Esta é a primeira obra de literatura intimista da Saíra Editorial. É voltada para o público jovem - a partir dos 16 anos, mas também para os apreciadores de uma leitura mais requintada, apurada e cheia de reflexões.


Ficha Técnica

Título: Bateia

Autor: Rômulo P. Alvim

Editora: Saíra Editorial

ISBN: 978-65-86236-01-9

Páginas: 72

Formato: 17,5x11 cm

Preço: R$ 16,00

Link de venda: https://amzn.to/3c2nxuU


Sinopse: O médico de interior Emílio Trappo, de volta à sua pequena cidade natal depois de morar fora para estudar, recebe um paciente chamado Vaninho da Banda, com uma doença grave. A partir desse momento, as duas trajetórias se cruzam e, desse cruzamento, surgem outros desdobramentos.


Sobre o autor: Rômulo P. Alvim nasceu em 1950, na pequena e antiga Rio Preto, cidadezinha mineira, que faz divisa com o estado do Rio de Janeiro, onde ainda reside. É o mais velho de nove irmãos, pai de quatro filhos e avô de nove netos. Formado médico em Juiz de Fora, em 1973, ainda exerce a profissão de clínico-pediatra.


Redes sociais

Instagram: @sairaeditorial

Facebook: Saira Editorial


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários