Zona de “desconforto”

DO TEXTO: Mesmo estando em constante movimento dentro da Educação Física, estou me permitindo trilhar novos caminhos, agregando novos conhecimentos...
“Coisas incríveis não acontecem na zona de conforto”


Por Prof. Paulo Lopes*


“Coisas incríveis não acontecem na zona de conforto”


Tiago R. Tigre, expressa, nessa frase, a necessidade de buscarmos o crescimento profissional através de novos desafios, pois estático apenas o poste e mesmo assim ele sustenta o movimento de muita energia.


Enquanto Profissionais de Educação Física, impomos aos nossos clientes e alunos situações que os estimulam a saírem da zona de conforto através de um novo treino de musculação, uma nova coreografia nas aulas de ritmos, uma nova sequência de passos na dança de salão, um novo fundamento nos treinos esportivos, novas metas a serem atingidas para a sua equipe de trabalho e muitas outras.


Como estamos nos estimulando profissionalmente para sairmos da zona de conforto? Estou criando situações que proporcionem a possibilidade de experienciar novas possibilidades, de aceitar novos desafios, mesmo que tragam aquele “frio na barriga”? Devo ter consciência de meus limites e somente o desafio de coisas novas ir mensurar até onde conseguirei ir. Mudanças são muito bem-vindas, o que muitos não conseguem desenvolver é a persistência para transpor o período de adaptação até chegar à mudança, pois esse período cria dúvidas e insegurança.


Mesmo estando em constante movimento dentro da Educação Física, estou me permitindo trilhar novos caminhos, agregando novos conhecimentos e sentindo aquele medo, similar ao que senti no dia em que assumi uma turma de Educação Física escolar ou no dia em que ministrei a minha primeira aula de hidroginástica...tudo isso há 25 anos.


Assumi esse novo desafio com o compromisso de fazê-lo da melhor forma possível. Se vai dar certo eu não sei, porém isso me fará um profissional melhor e um ser humano ainda mais realizado.


Caros colegas de profissão, tenhamos coragem de aceitar novos desafios, de não dar tempo ao tempo...tenhamos a atitude necessária para sairmos da zona de conforto e transformarmos o desconforto em realização.


“Não espere o tempo resolver tudo. Nada vai acontecer se você também não tomar suas próprias atitudes” (Frasesdorenato - Twiter)


*Professor Esp. Paulo Lopes
- CREF:3080 G/RS
- Graduado em Educação Física (UFRGS 2001)
- MBA em Gerenciamento de Projetos (UNILASALLE 2015)
- Pós MBA em Inteligência Emocional nas Organizações (UNILASALLE 2019). Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários