Mensurando o nosso valor

DO TEXTO: A forma mais clara de demonstrar nossa competência profissional aos nossos clientes ou nossa equipe é comprovar as metas atingidas através de dados me
Nós, Profissionais de Educação Física, poderemos mensurar a qualidade do nosso trabalho e conquistarmos o respeito da sociedade.


Por: Prof. Paulo Lopes*


A Lei 9696/98 regulamentou o Profissional de Educação Física como classe profissional e a partir de então proporcionou-nos muitos direitos, responsabilidades e compromissos. Acredito que não podemos exercer a nossa profissão baseados em empirismos, mas sim fundamentar as nossas práticas através do conhecimento formal (adquirido através da nossa graduação, cursos de extensão, pós, mestrado e doutorado) aliados ao conhecimento tácito (adquirido através de nossas experiências práticas).


A forma mais clara de demonstrar nossa competência profissional aos nossos clientes ou nossa equipe é comprovar as metas atingidas através de dados mensuráveis. 


-Através de Avaliação Antropométrica comprovaremos para o cliente que se ele diminuiu as medidas de perímetro, porém aumentou o peso na balança ele está no caminho certo, pois o aumento de massa magra e diminuição de massa de gordura pode ocasionar a falsa sensação de “engordar”.


-A Avaliação Postural fará com que o cliente entenda que o treino deve ser prescrito, primeiramente, com base na correção dos desvios posturais para que na sequência, atinja também fins estéticos. 


-O Teste de 1 RM (repetição máxima) auxiliará no entendimento de que existe um percentual de carga específico para cada objetivo de treino.


-A Planilha de Fluxo de Clientes indicará, para o proprietário da academia, a necessidade de contratação de mais profissionais ou estagiários para que seja mantida a qualidade de atendimento em horários com maior adesão. 


-A Planilha de Fluxo de Caixa simplificará a visualização da projeção de saldo disponível para manter o capital de giro.


Com dados coletados e utilizados adequadamente, nós, Profissionais de Educação Física, poderemos mensurar a qualidade do nosso trabalho e conquistarmos o respeito da sociedade.


“A maneira como você coleta, gerencia e utiliza as informações determina se você vai vencer ou perder” 

Bill Gates


*Professor Esp. Paulo Lopes
- CREF:3080 G/RS
- Graduado em Educação Física (UFRGS 2001)
- MBA em Gerenciamento de Projetos (UNILASALLE 2015)
- Pós MBA em Inteligência Emocional nas Organizações (UNILASALLE 2019). Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários