ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

9/04/2020

O que é preciso para aparecer na primeira página do Google

A importância de chegar na primeira página do Google

Todo mundo quer ter o site no topo da página de resultados do Google, mas poucos sabem como é o caminho até lá. Descubra!


A cada ano que passa, vemos os e-commerces se tornando uma opção cada vez mais acessível ao grande público. Se até 2020 algumas pessoas ainda tinham receio em compartilhar seus dados pessoais com lojas virtuais, depois da pandemia do novo coronavírus esse medo deu lugar à descoberta.

Foram quase 6 meses de readaptação a essa nova realidade, a necessidade de ocupar um espaço dentre tantos resultados que uma busca no Google traz em segundos virou uma questão de sobrevivência para muitas empresas. 

Estudos já comprovaram que em mais de 50% das buscas orgânicas (ou seja, excluindo os resultados patrocinados), é o primeiro resultado que recebe o clique. Não há mais dúvidas de que vale a pena entrar na briga.

A importância de chegar na primeira página do Google

Depois de experimentar o sabor da praticidade e da segurança de comprar produtos ou contratar serviços sem precisar sair de casa, a experiência de visitar o comércio tradicional vai ser cada vez mais esporádica na correria da vida.

Você agora pode estar se perguntando: no meio de tantos resultados gerados pelos buscadores, de tantas empresas concorrentes oferecendo algo semelhante ao que minha empresa comercializa, como fazer para que o meu site conquiste uma posição de destaque?

A resposta está no SEO, Search Engine Optimization ou, em bom português, otimização para mecanismos de busca. Por meio de um conjunto de técnicas aplicadas dentro e fora do seu site, é possível facilitar a comunicação com os algoritmos do Google e fazer com que ele perceba a relevância daquilo que você oferece.

Otimização on-page: Algoritmos, intenção e manipulação

Quando falamos em algoritmos, muita gente se assusta imaginando que é preciso dominar ciências exatas para jogar o jogo do Google e se dar bem nele. Na verdade, as habilidades humanas é que são postas à prova nessa corrida.

Os algoritmos funcionam sim com seus robôs e sua função é fazer uma interpretação do conteúdo que é criado em cada site. Por meio de diretrizes que são constantemente atualizadas pela empresa Google, com o propósito de entregar resultados sempre bem selecionados para seus usuários, os algoritmos vão tecendo uma classificação e organizando os sites em lista.

Mas se engana quem pensa que, por ser um sistema automatizado, é possível enganá-lo. Afinal, esses algoritmos são desenvolvidos por pessoas de carne e osso, como eu e você. O processo de crescimento na internet, para ser consistente, precisa ser orgânico, constante e estratégico.

A melhor saída é procurar compreender o raciocínio por trás do sistema e caminhar ao lado dele.

SEO: otimização dentro e fora do seu site

Existe uma gama de possibilidades para tornar um site mais atraente ao visitante - sempre em primeiro lugar - e também ao Google.

O primeiro passo é arrumar a casa.

As otimizações on-page são ajustes simples e técnicos, mas poderosos, que preparam seu site para receber a atenção dos algoritmos. Nesta etapa você deve:

-Checar e ajustar as URL´s. Observe se elas estão os mais limpa possível. O que isso quer dizer? URL´s com muitos números e caracteres como: #, ? pode pode prejudicar o desempenho da página no Google.  Aqui está um exemplo de uma URL ruim : http://www.jessops.com/online.store/products/77650/show.html
- Títulos (title) e meta descrições de cada página:
- Layout simples, intuitivo e responsivo que privilegie a experiência do usuário
- Guie o usuário de forma fluida entre as informações por meio da linkagem interna entre os conteúdos.
Cuidado na produção do conteúdo textual. Não se esqueça de marcar os títulos e os subtítulos como haedings (H1, H2, H3...).
- Mantenha todos os conteúdos atualizados. Não se esqueça de olhar para conteúdos antigos que te trazem resultados e, quando possível, acrescente mais informações. 
- Estude as palavras-chave que falem pelo seu negócio e que tenham sentido para o seu consumidor e usuário.
- A qualidade das plataformas de hospedagem e plataforma de construção do site também são fundamentais.
- Acompanhe suas métricas pelo Analytics e Search Console.

A lista não acaba por aí. Existem outros fatores on-page que colaboram para que o seu site possa alcançar o primeiro lugar no Google.

Com o site pronto para entrar na competição, chega a hora de conquistar bons aliados.

Link Building: SEO off-page para construir autoridade

Existem também alguns fatores que parecem abstratos, mas são determinantes (e não tão misteriosos) para alcançar os primeiros resultados. Estamos falando da autoridade e confibilidade.

Para saber se um site é mesmo o que parece ser, ele procura saber como e com que outros sites ele se relaciona. Essa relação é estabelecida por meio de links. Ou seja, se um site recebe bons links, de forma contextualizada e de fontes diversas, isso pode ser um bom sinal.

E mais. Na maior parte dos casos receber esse links é um fator determinante. Um estudo feito pela backlinko mostrou que os sites que estão na primeira posição tendem possuem mais links de qualidade de diferentes fontes. 


O link building é, portanto, um trabalho que visa a construção de uma rede de links forte. Não basta receber qualquer link. Quanto mais qualificado e alinhado com seu negócio for um link recebido, maior a autoridade repassada ao seu domínio.

Além de escolher sites com boas métricas para firmar parcerias, o trabalho de link building também inclui um estudo minucioso sobre como inserir o link, para que o resultado seja natural e proveitoso para quem for consumir o conteúdo.

Conclusão
Investir em presença digital é garantir o espaço que a sua empresa precisa para crescer. E não dá para construir esse caminho sem criar uma estratégia para estar nas primeiras páginas do Google. É importante sempre lembrar que os resultados de uma estratégia SEO são vistos a médio e longo prazo. Por isso, quanto antes você começar a pensar nela, melhor. 

Sem comentários:

Publicar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo