ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

9/02/2020

Views:

O que acha? Como conseguir clientes com o seu site na pós-pandemia?


Independente do seu segmento, ter um site é essencial! Afinal, mais da metade da população brasileira já acessa a internet e essas pessoas estão sempre em busca de informações, produtos e negócios que possam ser realizados pelo meio digital. Por isso, ter ideias para atrair clientes é necessário quando se quer ter sucesso na internet.

Engana-se aqueles que acreditam que sites só servem para o B2C. Indústrias de diversos portes e segmentos, serviços B2B e o Agronegócio já estão se beneficiando das vantagens em ter uma presença digital sólida.

Para te ajudar, neste guia,  Ricardo Martins, CEO e principal estrategista de Marketing Digital da TRIWI lhe  dá algumas dicas de como você pode melhorar e potencializar a maneira de obter clientes de qualidade através de seu site!

Otimize suas páginas e oriente o que o visitante deve fazer

Você, muito provavelmente, tem uma ideia clara do que deseja que as pessoas façam quando chegarem ao seu site, mas já parou para pensar se ele realmente as incentiva a tomar essa ação?

Seu site deve ter uma página para cada produto ou serviço que você fornece. As páginas devem mesclar entre o racional e emocional. Unir características técnicas, benefícios, fotos, depoimentos, cases de sucesso e uma indicação clara do que devem fazer em seguida, ou seja, entrar em contato com você. Oriente seu visitante!

Lembre-se de reservar um tempo para garantir que suas páginas sejam compreensíveis e seus call-to-actions realmente estão incentivando as pessoas a agirem.

Otimize o processo de geração de leads

Caso você esteja gerando leads, é provável que exista um formulário de contato para ser preenchido, se houver um formulário de contato ruim, isso pode custar a você as próprias oportunidades (portanto, as vendas).

Confira 2 erros comuns em formulário de contato que são fáceis de corrigir:

  1. Seu formulário possui muitos campos: um erro muito comum é fazer perguntas desnecessárias, como idade, sexo, cargo etc. Seu formulário de contato deve ser curto, quanto mais campos alguém preencher, menor a probabilidade de concluir o preenchimento. Esses dados podem ser captados posteriormente.

  2. Torne o seu formulário disponível a qualquer momento: verifique se o formulário de contato está destacado em todas as páginas em que você está vendendo um serviço. Ele deve estar fortemente vinculado ao call-to-action desta página.

Disponibilize um telefone para contato

Formulários de contato são ótimos, mas o telefone ainda é essencial para muitos segmentos. Disponibilize o número do telefone em seu site e tenha um atendimento focado e orientado para receber as futuras oportunidades.

Muitas empresas colocam pessoas despreparadas para atender o telefone, tanto no quesito de conhecimento do produto ou serviço como também no quesito comunicação. Esta pessoa será o primeiro contato do futuro cliente com sua empresa.

Atualmente há ferramentas que monitoram e gravam as ligações para fins de treinamento do time comercial, como também ferramentas que identificam a origem das ligações. Assim, é possível entender de onde o futuro cliente veio.

Chats em tempo real e Whatsapp

Outra maneira de aumentar as oportunidades de negócio é disponibilizar canais de contato em tempo real, como chats online e o próprio Whatsapp.

São ótimos canais de interação e de vendas. Ajudam a estreitar o relacionamento com o futuro cliente e tornam as vendas mais fáceis.

Ofereça algo

Incentive as pessoas a entrarem em contato oferecendo um brinde ou algum conteúdo exclusivo. Dependendo do serviço que você oferece, esse pode ser um teste gratuito ou uma demonstração sem custo.

As pessoas adoram coisas grátis e isso também dá a chance de mostrar que seus serviços são uma boa opção. Outra opção é oferecer algum conteúdo exclusivo, como um estudo ou pesquisa sobre o mercado.

Aumente seu tráfego

Obter leads sem visitantes no site não dá certo né? Além de melhorar suas páginas, também é necessário garantir a atração de tráfego.

É importante trabalhar com estratégias de curto, médio e longo prazo. A publicidade paga no Google ADs, Redes Sociais e LinkedIn são excelentes para atrair visitantes e geram resultados imediatos. Para estratégias de médio e longo prazo o SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) e Conteúdo Estratégico são excelentes.

Estas estratégias ajudarão o seu site a ter mais relevância e aparecer quando seus futuros clientes buscarem pelo seu serviço. Pessoas utilizam o Google todos os dias para buscar por produtos e serviços, quando não acham você certamente vai achar seus concorrentes. Mas lembre-se! A publicidade paga pode ser altamente eficaz, mas também pode ser cara se você não souber o que está fazendo.

Meça tudo e teste tudo

Para saber o que está funcionando é importante testar, TESTE TUDO!

Para analisar os resultados utilizem o Google Analytics, ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google. Configurar as metas de conversão é essencial para que você entenda de onde vêm seus leads e o comportamento deles em seu site.

Para concluir

Ter um ótimo site que não gera leads para sua empresa pode ser algo desanimador. Contudo, se você começar a tomar as medidas certas, é possível atrair pessoas interessadas no que você faz e, a partir daí, aumentar o número de oportunidades de negócios gerados pelo site.

Sobre a TRIWI (www.triwi.com.br)
Fundada pelos sócios Ricardo Martins e Tricia Martins em 2018, a TRIWI nasceu para ser uma agência de inovação digital. Com a missão de criar soluções de marketing e comunicação, a empresa realiza planejamento, desenvolvimento, execução e manutenção de projetos. Integrar inteligência estratégica, inovação e tecnologia permite que as empresas alcancem os melhores resultados, fugindo de caminhos óbvios.
A metodologia moderna que impulsiona os negócios das startups mais famosas do mundo é parte do modelo de atuação da TRIWI, aplicado em diferentes possibilidades no universo do marketing digital.
A agência oferece consultoria em marketing digital, geração de leads, publicidade digital, criação de conteúdo, redes sociais, inbound marketing, desenvolvimento de sites e blogs e consultoria em tecnologia e segurança da informação

Mais sobre os seus fundadores
Ricardo Martins - CEO e principal estrategista da TRIWI
Especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas. Como consultor, atendeu organizações em diversos segmentos, incluindo Lupo, BM&FBOVESPA e Multilaser.
Tricia Martins (cofundadora, administrativo e financeiro da TRIWI).
Graduada pela Universidade da Amazônia em Análise de Sistemas, pós-graduada em Aplicações em Desenvolvimento Web pela Universidade Federal do Pará e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Tricia Martins é desenvolvedora web e durante sua trajetória profissional, que inclui 15 anos de experiência, atuou no Detran e Marinha do Brasil.

Sem comentários:

Publicar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo