Festival de Música Rádio MEC 2020 anuncia vencedores em live nesta sexta (25/9)

DO TEXTO: O Festival de Música Rádio MEC 2020 anuncia os vencedores em uma live nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, ao vivo, às 20h.
Nesta sexta (25) - Festival de Música Rádio MEC 2020 anuncia vencedores em live
Festival de Música da Rádio-MEC 2020-Final-Crédito Divulgacão EBC
 

Com recorde de músicas e totalmente on-line, concurso termina com show no Dia Nacional do Rádio


A cerimônia de premiação do Festival de Música Rádio MEC 2020 celebra personalidades como Beethoven, Sivuca e Elizeth Cardoso com transmissão nesta sexta-feira (25/9), às 20h, ao vivo, pelo dial da Rádio MEC (FM 99,3 MHz RJ e AM 800 kHz RJ e BSB), pelo aplicativo Rádios EBC e por streaming no site da emissora (http://radiomec.ebc.com.br).


O evento também vai ao ar em formato de live pelas redes sociais da TV Brasil no Youtube (https://www.youtube.com/tvbrasil), Facebook (https://www.facebook.com/tvbrasil) e Twitter (https://twitter.com/tvbrasil).


Na telinha, a TV Brasil apresenta gravação exclusiva, mais tarde, às 22h30, com as performances musicais da solenidade. A emissora pública exibe os shows da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), do acordeonista Marcelo Caldi, do grupo infantil Farra dos Brinquedos e da cantora Nilze Carvalho.


Com apresentação do radialista Tiago Alves, o programa especial divulga os vencedores da décima segunda edição do concurso nas categorias música clássica, música instrumental, música infantil e MPB. Em formato totalmente on-line, com mais de 450 mil votos no site, o festival teve também número recorde de músicas inscritas.


No total, 1.029 obras concorreram ao reconhecimento em nove categorias. Os vencedores do Festival de Música Rádio MEC serão premiados com os títulos de melhor composição e melhor intérprete em cada uma das quatro categorias e música mais votada na internet.


A iniciativa é uma realização da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que faz a gestão das emissoras públicas Rádio MEC FM (99,3 MHz), no Rio de Janeiro, e Rádio MEC AM (800 kHz), no Rio de Janeiro e em Brasília.


Atração com shows temáticos


O especial produzido para anunciar os vencedores será realizado no tradicional Estúdio 2, da TV Brasil, na Lapa, no Rio de Janeiro. O evento acontece em 25 de setembro, Dia Nacional do Rádio, e aniversário de Edgard Roquette Pinto, pioneiro do rádio no Brasil e criador da Rádio MEC.


Além do anúncio dos premiados, a cerimônia de encerramento apresenta quatro espetáculos musicais temáticos, contemplando cada uma das categorias do festival, com grandes personalidades da cena artística do país.


A organização do evento brinda os fãs da música clássica com um VT sobre os 80 anos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Os artistas da orquestra tocam por aplicativo de vídeo a obra "Ode à Alegria", de Ludwig van Beethoven, compositor alemão que celebra 250 anos em 2020.


Já pela música instrumental, o festival conta com a participação do acordeonista Marcelo Caldi que toca músicas do saudoso instrumentista Sivuca, músico paraibano que completaria nove décadas de vida este ano.


O grupo Farra dos Brinquedos promete encantar crianças de todas as idades ao executar repertório com diversos temas do cancioneiro infantil. Já para reverenciar a MPB, a cantora Nilze Carvalho solta a voz para homenagear o centenário de Elizeth Cardoso, conhecida como "A Divina".


Lives potencializam visibilidade on-line


Uma das grandes novidades do Festival de Música Rádio MEC 2020 foram as lives nas redes sociais da TV Brasil e da Rádio MEC, simultaneamente à transmissão em tempo real na programação da emissora pública. As duas primeiras anunciaram semifinalistas e finalistas da competição enquanto a última revela os ganhadores.


A divulgação on-line foi potencializada pela parceria com veículos públicos como a TV Brasil e Agência Brasil, além das emissoras afiliadas que fazem parte da afiliadas da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).


Essa ação integrada contou ainda com mais de uma centena de vídeos que circularam pela internet nas redes sociais de participantes de outras edições, jurados e concorrentes que comentaram a importância do festival.


As obras finalistas foram selecionadas por uma pela Comissão Julgadora formada por um júri técnico de cada área. As canções estão sendo transmitidas na programação da Rádio MEC e também foram disponibilizadas para o público na internet. A votação do público define os vencedores.


Os critérios para seleção observam a qualidade artística – música, letra, partitura e interpretação – e a originalidade da obra. A iniciativa da Rádio MEC visa revelar e divulgar gravações de canções inéditas. O festival busca, ainda, abrir espaço na programação das emissoras para cantores, compositores e instrumentistas.


Concorrentes do Distrito Federal


Outra novidade do Festival de Música Rádio MEC este ano foi a participação dos músicos de Brasília. Além dos artistas dos quatro estados da Região Sudeste, os interessados do Distrito Federal foram aceitos no concurso.


A proposta de acolher os artistas da capital é uma resposta ao crescimento da audiência da Rádio MEC de Brasília (AM 800 kHz). Para não concorrer com o tradicional Festival de Música da Rádio Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), que já contempla as categorias Canção Popular e Instrumental, os músicos do Distrito Federal estiveram aptos a se inscrever apenas nas categorias Música Clássica e Música Infantil.


Como sintonizar


A Rádio MEC é um veículo de comunicação pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A estação é sucessora da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, pioneira na radiodifusão no Brasil, idealizada por Edgard Roquette Pinto em 1923.


Nas ondas do rádio, a emissora pública pode ser sintonizada no Rio de Janeiro em FM 99,3 MHz e AM 800 kHz. Já em Brasília, a Rádio MEC é acompanhada em AM 800 kHz. Os ouvintes podem conferir os conteúdos da programação pelo aplicativo Rádios EBC, disponível para Android e iOS, ou também por meio do streaming no site http://radiomec.ebc.com.br.


Festival de Música da Rádio MEC 2018-Coro de Camara da Escola de Villa Lobos
Crédito Fernando Frazão Agência Brasil

SERVIÇO:

Cerimônia de Premiação do Festival de Música Rádio MEC 2020

- Sexta-feira, dia 25 de setembro de 2020, às 20h

Rádio MEC (FM 99,3 MHz RJ e AM 800 kHz RJ e BSB)

Youtube da TV Brasil: https://www.youtube.com/tvbrasil

Facebook da TV Brasil: https://www.facebook.com/tvbrasil

Twitter da TV Brasil: https://twitter.com/tvbrasil

Aplicativo Rádios EBC, disponível para Android e iOS

Streaming no site da Rádio MEC: http://radiomec.ebc.com.br  

- Sexta-feira, dia 25 de setembro de 2020, às 22h30

TV Brasil

Streaming no site da TV Brasil: https://tvbrasil.ebc.com.br


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários