Publicada por
Armindo Guimarães

Nova Interface: São mais as perdas do que os ganhos
Por: Armindo Guimarães
Recentemente o Blogger da Google implementou uma nova interface para o Blogspot, modificando tudo, ou quase tudo, a nível interno, designadamente no que se refere à gestão pelos blogueres das publicações, comentários, imagens e outros.
Acontece que a nova interface, pese embora seja detentora de um layout digno de nota, peca por apenas possuir meia dúzia de novidades práticas em detrimento de outras funcionalidades que antes operavam sem qualquer problema e que agora, modificadas que foram, estão a trazer imbróglios que põem os blogueiros em polvorosa na Comunidade de Ajuda do Blogger criada para responder a questões de vária índole, sendo que as respostas a tais dúvidas não são do próprio Blogger mas de alguns blogueres que se prontificam a ajudar no que sabem e, pensamos nós, algumas vezes até no que não sabem, pois certas respostas não teriam sido dadas se antes o autor da resposta testasse, ele próprio, o que propõe que os outros façam.
Seguem alguns títulos de reclamações constantes do Fórum de Ajuda do Blogger sobre a nova interface:
- Nova interface péssima e erro ao carregar imagens em outros...
- Como ter a interface antiga? Pois a nova é horrivel, PESADA, NÃO...
- Nova interface do Blogger tem um problema grave de usabilidade...
- Por que essa nova atualização do blogger? Está horrível! Estou...
- Inserir links externos no texto do blog. Não consigo nesta nova...
- Pretendo regressar ao bloguer antigo. Este novo interface é...
- Bugs no novo Blogger atrapalham criação de conteúdo.
Nós também testamos a nova interface e apesar de gostarmos da apresentação, somos de parecer que são mais as perdas do que os ganhos. Numa abordagem superficial, constatamos os seguintes problemas:
MENSAGENS (PUBLICAÇÕES)
1 - Embora se possa filtrar por etiquetas, acontece que se uma etiqueta tiver muitas publicações de vários anos, não existe o sistema de páginas e de número de posts por página como existia na versão anterior, facto que obriga a percorrermos todas as publicações até chegarmos à que queremos. Nada prático e cansativo!
2 - A nova interface deveria ter sido aproveitada para substituir o título "MENSAGENS" por "PUBLICAÇÕES", como aliás é a designação dada no Brasil e não se percebe como não foi dada igual designação para Portugal e outros países de expressão portuguesa.
PESQUISAR NO HTML
1 - A Pesquisa, que antes estava do lado direito do HTML e dentro de uma janela, agora está do lado esquerdo e sem janela o que faz com que o que lá se escreve se confunda com o próprio código HTML.
2 - Qualquer código que se coloque na Pesquisa, por exemplo, "<div class='post-header'>", não fica fixo após a alteração de uma ocorrência, ou seja, se pretendermos fazer outras ocorrências de um mesmo código, temos que voltar sempre à Pesquisa e começar tudo de novo. Nada prático e cansativo!
IMAGENS
Na nova interface há problemas com a colocação de imagens:
1 - Na foto de topo, apenas o Tamanho Original funciona em condições, já que nos outros tamanhos a imagem fica bem no post, mas na página inicial do blogue ela fica desfocada, enquanto o mesmo não acontecia na versão anterior.
2 - Se colocarmos no post uma imagem à esquerda ou à direita do texto, acontece que se quisermos colocar uma legenda, o texto ao redor da imagem deixa de ficar alinhado.
3 - Não existe item para eliminar imagens colocadas no post, como existia na versão anterior.
Para que o Blogger resolvesse estes e outros problemas da nova interface, alguém no Fórum de Ajuda tem sugerido o envio de feedback para a equipa do Blogger, clicando no sinal (?) existente no canto superior direito do Blogger. Acontece que quem clicar em tal sinal, depara com uma janela que não permite o envio de texto mas apenas uma captura de ecrã que obviamente não é feedback nenhum pois falta-lhe o texto de apoio.
No mesmo Fórum de Ajuda, atendendo às muitas queixas de blogueiros face aos erros da nova versão que inclusivamente afeta templates personalizados, alguém sugeriu que para obviar a tal problema se modificassem os ditos templates, quando devia ser ao contrário. Com efeito, se antes funcionava tudo bem, sem problemas, e se alguém criou uma nova interface, certamente um ou mais especialistas, com certeza ganharam algo com isso e como tal deviam ter testado todas as situações antes de a colocarem no ativo, ou então atentarem nos problemas anunciados pelos blogueiros, porém, tal não se está a verificar.
O Blogger não cobra nada pela utilização de um blogue, é uma verdade, contudo, são os blogueiros que fazem do Blogger uma plataforma por excelência, mesmo não tendo as condições que outras têm. Por isso, seria de bom tom que com a nova interface o Blogger aproveitasse para ir mais longe, criando melhores condições de forma a que os Blogueres não tivessem que procurar na internet novos templates, novos gadgets e novos widgets para os adaptarem ao Blogger. Ao contrário, o que se vê é o Blogger a retirar o que tinha e a complicar.
Esperemos que o bom senso impere que a nova interface valha mesmo a pena.

Escriba das coisas da vida e da alma. Admin., Editor e Redator do luso-brasileiro Portal Splish Splash. Máxima favorita: "Andamos sempre a aprender e morremos sem saber".
Leia Mais!
- Obter link
- X
- Outras aplicações
1
Comentários
Comentários
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis
Obrigada! Meu deu uma luz de como resolver o problema das imagens desfocadas.
ResponderEliminarMas vai dar um trabalho...