Blogger cria nova interface e põe blogueiros à beira de um ataque de nervos

DO TEXTO: Nova interface do Blogger peca por apenas possuir meia-dúzia de novidades práticas em detrimento de funcionalidades que antes operavam sem problemas.
Blogger da Google implementou uma nova interface para o Blogspot


Por: Armindo Guimarães

https://www.portalsplishsplash.com/p/armindo-guimaraes.html


Recentemente o Blogger da Google implementou uma nova interface para o Blogspot, modificando tudo, ou quase tudo, a nível interno, designadamente no que se refere à gestão pelos blogueiros das publicações, comentários, imagens e outros.


Acontece que a nova interface, pese embora seja detentora de um layout digno de nota, peca por apenas possuir meia-dúzia de novidades práticas em detrimento de outras funcionalidades que antes operavam sem qualquer problema e que agora, modificadas que foram, estão a trazer imbróglios que põem os blogueiros em polvorosa no Fórum de Ajuda do Blogger criado para responder a questões de vária índole, sendo que as respostas a tais dúvidas não são do próprio Blogger mas de alguns blogueiros que se prontificam a ajudar no que sabem e, pensamos nós, algumas vezes até no que não sabem, pois certas respostas não teriam sido dadas se antes o autor da resposta testasse, ele próprio, o que propõe que os outros façam.


Seguem alguns títulos de reclamações constantes do Fórum de Ajuda do Blogger sobre a nova interface:


- Nova interface péssima e erro ao carregar imagens em outros... 

- Como ter a interface antiga? Pois a nova é horrivel, PESADA, NÃO...

- Nova interface do Blogger tem um problema grave de usabilidade... 

- Por que essa nova atualização do blogger? Está horrível! Estou... 

- Inserir links externos no texto do blog. Não consigo nesta nova... 

- Pretendo regressar ao bloguer antigo. Este novo interface é ... 

- Bugs no novo Blogger atrapalham criação de conteúdo.


Nós também testamos a nova interface e apesar de gostarmos da apresentação, somos de parecer que são mais as perdas do que os ganhos. Numa abordagem superficial, constatamos os seguintes problemas:


MENSAGENS (PUBLICAÇÕES)

1 - Embora se possa filtrar por etiquetas, acontece que se uma etiqueta tiver muitas publicações de vários anos, não existe o sistema de páginas e de número de posts por página como existia na versão anterior, facto que obriga a percorrermos todas as publicações até chegarmos à que queremos. Nada prático e cansativo!

2 - A nova interface deveria ter sido aproveitada para substituir o título "MENSAGENS" por "PUBLICAÇÕES", como aliás é a designação dada no Brasil e não se percebe como não foi dada igual designação para Portugal e outros países de expressão portuguesa.


PESQUISAR NO HTML

1 - A Pesquisa, que antes estava do lado direito do HTML e dentro de uma janela, agora está do lado esquerdo e sem janela o que faz com que o que lá se escreve se confunda com o próprio código HTML.

2 - Qualquer código que se coloque na Pesquisa, por exemplo, "<div class='post-header'>", não fica fixo após a alteração de uma ocorrência, ou seja, se pretendermos fazer outras ocorrências  de um mesmo código, temos que voltar sempre à Pesquisa e começar tudo de novo. Nada prático e cansativo!


IMAGENS

Na nova interface há problemas com a colocação de imagens:

1 - Na foto de topo, apenas o Tamanho Original funciona em condições, já que nos outros tamanhos a imagem fica bem no post, mas na página inicial do blogue ela fica desfocada, enquanto o mesmo não acontecia na versão anterior.

2 - Se colocarmos no post uma imagem à esquerda ou à direita do texto, acontece que se quisermos colocar uma legenda, o texto ao redor da imagem deixa de ficar alinhado.

3 - Não existe item para eliminar imagens colocadas no post, como existia na versão anterior.


Para que o Blogger resolvesse estes e outros problemas da nova intefacer, alguém no Fórum de Ajuda tem sugerido o envio de feedback para a equipa do Blogger, clicando no sinal (?) existente no canto superior direito do Blogger. Acontece que quem clicar em tal sinal, depara com uma janela que não permite o envio de texto mas apenas uma captura de ecrã que obviamente não é feedback nenhum pois falta-lhe o texto de apoio.


No mesmo Fórum de Ajuda, atendendo às muitas queixas de blogueiros face aos erros da nova versão que inclusivamente afeta templates personalizados, alguém sugeriu que para obviar a tal problema se modificassem os ditos templates, quando devia ser ao contrário. Com efeito, se antes funcionava tudo bem, sem problemas, e se alguém criou uma nova interface, certamente um ou mais especialistas, com certeza ganharam algo com isso e como tal deviam ter testado todas as situações antes de a colocarem no ativo, ou então atentarem nos problemas anunciados pelos blogueiros, porém, tal não se está a verificar. 


O Blogger não cobra nada pela utilização de um blogue, é uma verdade, contudo, são os blogueiros que fazem do Blogger uma plataforma por excelência, mesmo não tendo as condições que outras têm. Por isso, seria de bom tom que com a nova interface o Blogger aproveitasse para ir mais longe, criando melhores condições de forma a que os Blogueiros não tivessem que procurar na internert novos templates, novos gadgets e novos widgets para os adaptarem ao Blogger. Ao contrário, o que se vê é o Blogger a retirar o que tinha e a complicar.


Esperemos que o bom senso impere que a nova interface valha mesmo a pena.


POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. Obrigada! Meu deu uma luz de como resolver o problema das imagens desfocadas.
    Mas vai dar um trabalho...

    ResponderEliminar