Atividades culturais gratuitas discutem valorização da vida

DO TEXTO: Centro Universitário Newton Paiva realiza encontros virtuais abertos ao público com clube de leitura e palestra com psicólogo.
Centro Universitário Newton Paiva realiza encontros virtuais abertos ao público
Clube de Leitura Psi(u)-Divulgação


Nesta quarta, 23, Centro Universitário Newton Paiva realiza encontros virtuais abertos ao público com clube de leitura e palestra com psicólogo


Nesta quarta-feira, 23 de setembro, o Centro Universitário Newton Paiva promove momentos virtuais que marcam o mês de discussão sobre a saúde mental e a prevenção ao suicídio, por meio do Setembro Amarelo. Às 17h, o Clube de Leitura Psi(u), do curso de Psicologia, reúne todos interessados para debater o livro Campo Geral, de Guimarães Rosa. Para participar, as inscrições devem ser feitas pelo link https://bit.ly/33PprLF.


“O talento do Guimarães Rosa sempre sobra em motivos para ser discutido. A sugestão do livro veio a partir do fato de termos celebrado em julho os 30 da aprovação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), pois a obra trata a história de Miguilim, uma criança de nove anos ‘lendo’ o mundo com o que tinha como possibilidade. Além disso, a obra se relaciona com a pauta do Setembro Amarelo, que coloca o suicídio em discussão, algo que aparece de forma muito peculiar em Campo Geral”, compartilha Saulo Moraes, mestre em Psicologia e professor na Newton. Na novela, Bernardo, pai de Miguilim, mata um vaqueiro e se suicida, na sequência.


O momento de debate sobre o texto de Guimarães Rosa faz parte do Clube de Leitura Psi(u), idealizado por Késsia Brito, estudante de Psicologia com passagem pelo curso de Letras. “A literatura, de modo geral, pode nos possibilitar de forma muito potente novas leituras sobre o mundo, e sobre nós mesmos”, defende. “No livro Campo Geral, Miguilim nos ensina de maneira magistral a olhar os desesperos da vida de outra forma, sem negar suas dificuldades, mas inserindo uma dimensão poética a esse olhar. A ligação do livro com o Setembro Amarelo vem justamente da análise de que a vida e a morte aparecem na obra sob óticas bem diferentes”, pontua.


Live sobre valorização de vidas – Também nesta quarta-feira, 23, o GEPBio (Grupo de Estudo e Pesquisa em Bioética) da Newton realiza bate-papo virtual com o professor Fernando Dório. Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva, psicólogo clínico e especialista em Psicologia Clínica Existencial e Gestalt, Dório abordará o tema “Valorizar vidas: primeiro passo na prevenção do suicídio”. A conversa será transmitida pelo Instagram do grupo de pesquisa, @gepbio, às 19h. O momento busca compartilhar a dimensão do assunto, fatores de risco que envolvem transtornos mentais e a importância de ações que valorizam vidas e previnem o autoextermínio.


Atendimento gratuito – Além do clube de leitura e da live, o centro universitário também disponibiliza gratuitamente atendimento psicológico on-line para cidadãos maiores de 18 anos, durante o período de pandemia. A iniciativa é promovida pela Clínica-escola de Psicologia da Newton. O projeto tem coordenação e responsabilidade técnica da psicóloga e professora Fernanda Abreu junto ao Conselho Regional de Psicologia. Para participar, os interessados deverão enviar um email para fernanda.abreu@newtonpaiva.br. No título do email, deve constar: Atendimento Psicológico, e no corpo, o nome completo, idade e telefones de contato.


Clube de Leitura Psi(u)

Quando: 23 de setembro, quarta-feira, às 17h

Inscrições: gratuitas pelo link https://bit.ly/33PprLF

 

Live “Valorizar vidas: primeiro passo na prevenção do suicídio”

Quando: 23 de setembro, quarta-feira, às 19h

Onde: virtualmente, pelo Instagram do Grupo de Estudo e Pesquisa em Bioética da Newton, @gepbio

 

Sobre a Newton – Com 47 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Veja mais em newtonpaiva.br


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários