15a CineOP promove a acessibilidade em filmes, debates e masterclasses

DO TEXTO: 15a CineOP uma seleção de filmes e atividades da área de educação, com recursos de acessibilidade.
15a CineOP-Foto Leo Lara-Universo Produção

É possível acompanhar uma seleção de filmes e atividades da área de educação, com recursos de acessibilidade, até o dia 07 de setembro, no site www.cineop.com.br,


A acessibilidade e a inclusão sempre foram prioridades nas mostras que integram o programa Cinema Sem Fronteiras, da Universo Produção, entre elas a 15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que será realizada até o dia 07 de setembro, em ambiente virtual, com toda a programação no site www.cineop.com.br.

Para que todos possam vivenciar a 15ª CineOP, a programação fílmica conta com seis filmes com recursos de acessibilidade. Durante a Mostra, é possível acessar uma versão do documentário “Cadê Edson”, de Dácia Ibiapina, com legenda descritiva selecionável em português e também com Audiodescrição e Libras. Outra produção que conta com recurso de acessibilidade é o longa-metragem “Helen”, de André Meirelles Collazzo. Na CineOP, está disponível sessão do filme com legenda descritiva selecionável em português. É possível assistir ainda o documentário “Seres, Coisas, Lugares”, de Suzana Macedo, com legenda descritiva selecionável em português.

Os desafios e obstáculos enfrentados por uma pessoa com deficiência estão presentes também no longa-metragem “Meu nome é Daniel”. Daniel Gonçalves nasceu com uma deficiência que nenhum médico foi capaz de diagnosticar. Neste documentário pessoal, o jovem cineasta residente no Rio de Janeiro traça o caminho de sua vida para tentar compreender sua condição. A partir de imagens de arquivo da família e de cenas gravadas hoje em dia, vamos passear por momentos, histórias e reflexões de Daniel. Na CineOP, a produção está disponível com opção com legenda descritiva selecionável em português.

Além destes longas, dois curtas-metragens contam com sessões com acessibilidade na 15a CineOP. Os dois episódios do Projeto Educar, documentários produzidos pela TV UFOP e dirigidos por Du Sarto e Wigde Arcangelo, estão disponíveis também com Intérprete de Libras.

Para acompanhar os filmes da programação da 15a CineOP com recursos de acessibilidade, basta acessar no site oficial da CineOP com o link https://cineop.com.br/filmes/sessoes-com-acessibilidade/, até o dia 07 de setembro.

Debates, masterclasses e projetos audiovisuais acessíveis

Além do debate inaugural da 15a CineOP, realizado na noite de 3 de setembro, toda a programação de debates, masterclasses e projetos audiovisuais da Temática Educação conta com intérprete de Libras. Ao todo, são três debates, duas Masterclasses Internacionais e duas sessões de Projetos Audiovisuais Educativos que estão acessíveis para pessoas com deficiência auditiva. Confira as próximas discussões e encontros da Temática Educação da CineOP:

Dia 05 de setembro
10 horas - Masterclass Internacional - As telas nas pedagogias da pandemia - Inés Dussel, pesquisadora e professora do Departamento de Investigaciones Educativas DIE-CINVESTAV, no México, ministra a masterclass que abordará como pensar formas de produção colaborativa de conhecimentos usando plataformas e redes cada vez mais controladas pelo capitalismo de vigilância.

14 horas – 15h30 - Projetos Audiovisuais Educativos - Sessão 1 - Os projetos audiovisuais educativos vinculam telas e janelas para ver o mundo em tempo da quarentena. São 3 sessões com 11 trabalhos selecionados especialmente para a CineOP e comentados e discutidos ao vivo.

Dia 06 de setembro
- 10 horas – Debate -Mídias nas Aldeias - A mesa “Mídia nas aldeias” reúne Graciela Guarani (professora e cineasta, PE), Michele Kaiowá (professora e cineasta, MS), Patrícia Ferreira Pará Yxapy (professora e cineasta, RS) e Sophia Pinheiro (cineasta, GO) para discutir o uso dos dispositivos móveis no cotidiano da pandemia para cineastas e educadores e a elaboração de canais de diálogo afetivo em meio ao isolamento social, inclusive nas aldeias Guarani. Essa mesa tem relação direta com a sessão de médias-metragens do projeto Nehemongueta Kunhã Mbaraete, que consiste na troca de vídeo-cartas entre as professoras e suas experiências pessoais da perspectiva indígena e não-indígena.

- 14 horas - Projetos Audiovisuais Educativos - Sessão 2

Dia 07 de setembro
- 10 horas – Debate - Um Plano de Cinema, um Plano de Aula - A tradicional mesa “Um plano de cinema, um plano de aula”, que acontece todo ano com convidados distintos, tem em 2020 a cineasta Cristina Amaral e a professora Licinia Correa para aproximarem as experiências de cada uma no trabalho com filmes e com educação.

- 14h - Projetos Audiovisuais Educativos - Sessão 3
Após o término da 15a CineOP, as atividades estarão disponíveis no Canal do YouTube da Universo Produção.

ATENÇÃO:
Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15a edição da CineOP. Canais e endereços:
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No LinkedIn: universo-produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

SERVIÇO
15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto | 3 a 7 de setembro de 2020
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Petra e Codemge|Governo de Minas Gerais
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
Apoio: Café 3 Corações, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Instituto Universo Cultural
Idealização e realização: Universo Produção
Secretaria Especial de Cultura | Ministério Do Turismo | Governo Federal

* Sintese da Programação
ABERTURA OFICIAL
EXIBIÇÃO DE FILMES - LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
MOSTRINHA
MOSTRA VALORES
SESSÕES CINE-ESCOLA
ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XII FÓRUM DA REDE KINO
DEBATES
OFICINAS
MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
EXPOSIÇÃO CINEOP 15 ANOS
ENCONTROS DE CINEMA | RODAS DE CONVERSA
PERFORMANCE AUDIOVISUAL
LIVE SHOWS

Sobre a 15a CineOP
A 15a edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto será realizada, totalmente em ambiente digital, de 3 a 7 de setembro de 2020. A programação está estrutura em três temáticas: preservação, história e educação e o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir a filmes, curtir lives musicais, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação participando do programa de formação do evento que vai oferecer oficinas, masterclasses internacionais e debates temáticos.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários