Saiba quem ganhou o Festival da Canção

DO TEXTO: Festival da Canção anuncia resultado final.

Bruno Barreto, Lívia Mattos, Thati Dias e Thiago da Serrinha são os compositores das três canções vencedoras, em votação que foi aberta também ao público


"Apneia" (Lívia Mattos), "Desconforto" (Thati Dias) e "Lágrima" (Bruno Barreto / Thiago da Serrinha) são as três vencedoras da segunda edição do TOCA - Festival da Canção, que esse ano homenageia Aldir Blanc. O concurso foi promovido pela Sarau Agência de Cultura, com correalização do Grupo Prima.  

Cada uma das três canções vencedoras receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10 mil. Além disso, as composições terão elaboração de arranjos, que serão gravados em vídeo e divulgados na internet. As 13 canções finalistas concorreram em votação popular, que reuniu 8.032 participantes, além da comissão julgadora e dos próprios finalistas, ambos com o mesmo peso na decisão final. A última etapa foi encerrada no dia 10 de agosto e o resultado final saiu nesta quinta, 13 de agosto. 

Em 2020, o Toca - Festival da Canção reuniu 1.557 inscrições, de todas as regiões do Brasil, o que representa um aumento de quase 700% em relação à primeira edição do concurso, realizada em 2018, que teve 195 participantes. Produtora e idealizadora do projeto, Andrea Alves destaca a importância de ter realizado o festival, mesmo com todas as dificuldades impostas pelo atual momento. "Tivemos um número recorde de inscrições nessa versão digital, um crescimento recorde no número de participantes e que mostra a efervescência da produção musical brasileira. A cada edição, vamos apresentando uma mostra dessa diversidade. Que o nosso festival seja uma 'casa' de portas abertas para a música brasileira. Acredito que estamos cumprindo nossa missão!", comemora ela, junto com os curadores Alfredo Del-Penho e Pedro Luís.

"Tanto para os jurados quanto para toda a curadoria do TOCA foi um privilégio ver um Brasil tão pulsante de criatividade pelos quatro cantos, mesmo com a crise tão intensa em que mergulhamos. Estamos felizes e surpresos!", conta Pedro Luís. Alfredo Del-Penho também ficou impressionado com a qualidade das obras inscritas. "São inúmeros gêneros musicais, temas e olhares pro Brasil e pra nossa gente. Isso estimula a todos do TOCA a continuar e buscar maneiras de ampliar o festival. Fica claro que a música brasileira de hoje aprende com o passado, olha pro presente e continua a ser uma das mais potentes maneiras de se ler o Brasil", reforça ele.

Saiba mais sobre as canções vencedoras:
Música: "Apneia"
Composição: Lívia Mattos
Estado: BA
Música: "Desconforto"
Composição: Thati Dias
Estado: RJ
Música: "Lágrima"
Composição: Bruno Barreto e Thiago da Serrinha
Estado: RJ 

APNÉIA - Lívia Mattos Trio

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários