Rubah lança vídeo para “Hablando de la Libertad”, versão da banda argentina La Renga

DO TEXTO: Rubah traz tons latinos para seu som que soma rock, punk, indie e alternativo em “Hablando de la Libertad”.
Rubah - Hablando de la Liberdad 

Faixa faz parte do EP “Libertad”, que traz ainda  versões para músicas do México, Itália e Cuba


Captando referências de superação e revolta pelo mundo, Rubah traz tons latinos para seu som que soma rock, punk, indie e alternativo em “Hablando de la Libertad”. A faixa da banda argentina La Renga faz parte do EP “Libertad” e ganha um vídeo que une uma visceral porém intimista performance com momentos históricos do país vizinho.

“A La Renga me influenciou muito musicalmente e me fez estudar espanhol, tenho um carinho muito grande pela música e arte argentina, principalmente o rock, meu primeiro EP foi gravado lá, e gosto bastante do rock argentino. Entendo o vídeo como uma interpretação visual da música, com meus sentimentos ao escutar”, explica ele.

Rubah é o nome artístico do escritor, compositor, guitarrista e músico mineiro Edgard Leite de Oliveira. O novo batismo veio como um apelido dado por uma amiga iraniana que disse que ele teria o rosto de Rubah. Essa é uma palavra usada em alguns países da África e da Ásia referindo-se a lobo, cão de caça. Essa imagem de força, de algo global e sem fronteiras se reflete no som do artista, que liga o rock com raízes da cultura latino-americana.

Rubah foi vocalista e fundador da banda MISERICORE no fim dos anos 90,  onde gravou os discos “Cidadão Perfeito” (2001) e “Misericore” (2004). Ele também foi vocalista e fundador da banda M.E.KA. e baixista da banda DOPS de 2012 a 2015, gravando diversos trabalhos. 

Toda essa experiência acumulada se refletiu em sua carreira solo, iniciada em 2019. A músicas tiveram voz, baixo e guitarra gravados no estúdio Delirio Graba em Buenos Aires, dividindo a direção musical com Ivan Caplan, produtor reconhecido pelos grandes trabalhos no rock argentino.

Apresentadas no EP “Encruzilhada”, as canções mostram uma inquietação artística e sonora com a contemporaneidade e a modernidade, na tentativa de expressar sentimentos latino americanos. Essa estética se amplia no segundo EP do artista, “Libertad”. Totalmente produzido em quarentena, o trabalho reúne versões, além de La Renga, para canções de Lucio Battisti (Itália), Rodrigo Gonzalez (México), Silvio Rodriguez (Cuba) e quer apresentar uma nova faceta de Rubah.

“Este trabalho tem o grande desafio de colocar minha identidade musical,  em canções que gosto do ponto de vista harmônico, estético, histórico, das letras e trazer uma homenagem aos trabalhadores dos países onde foram compostas como forma de mensagem positiva - que apesar deste momento ruim, estamos vivos e seremos melhores no futuro. Um baita desafio. Gosto muito delas em suas versões originais, e estes artistas têm em comum a rebeldia, a estética inovadora e a liberdade como princípio”, conclui ele.

A busca por uma visão global de problemas pessoais que nos tornam humanos é parte da alma do trabalho de Rubah. Com produção do artista e mixagem e masterização de Jorge Guerreiro, “Libertad” está disponível em todos os serviços de streaming de música. Já o vídeo, que foi filmado por Letícia Cozoli e foi editado por Emanuel Kaauara, está disponível no canal do artista.

Ouça “Libertad”: https://bit.ly/LibertadEP

Ficha Técnica:
Produção musical por Rubah
Gravado no estúdio Massa, Viçosa- MG, Junho de 2020.
Mixado e masterizado por Jorge Guerreiro.
Guitarra e voz: Rubah
Músicos convidados:
Guitarra - Rone Gomes de Freitas
Baixo - Lucas Junio
Bateria - Lucas Nunes
Imagens: Letícia Cozoli
Edição: Emanuel Kaauara

Siga Rubah:

Rubah - Hablando de La Libertad - Clipe Oficial

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários