Diretor de cinema Rodney Borges concorre no "Oscar da Fotografia" Brasília Photo Show retratando as belezas das praias do Guarujá em São Paulo

DO TEXTO: Fotos magníficas do Guarujá do Diretor de Fotografia Cinematográfico Rodney Borges, foram selecionadas concorrendo no maior festival de fotografia popular do Brasil "Brasilia Photo Show".
Diretor de cinema-Rodney Borges

Fotos magníficas do Guarujá foram selecionadas concorrendo no maior festival de fotografia popular do Brasil "Brasilia Photo Show"


"Na fotografia e no cinema as cenas externas mais lindas são captadas na Golden Hour que são os horários que mais gosto de fotografar durante o nascer e ao pôr do sol. É possível fazer fotos incríveis mesmo com um smartphone." (comenta Rodney Borges)

O Diretor de Fotografia Cinematográfico Rodney Borges, morador do Guarujá/SP decidiu concorrer no "Oscar da Fotografia" Brasilia Photo Show 2020 retratando as belezas das praias do Guarujá no litoral sul de São Paulo com seu smartphone durante a pandemia, em que as praias estão acessíveis somente a moradores e profissionais que estejam a trabalho podem acessar a cidade que está na fase amarela no Plano São Paulo. Entre as 22 categorias existentes no festival, foram selecionadas 04 fotos magníficas de Rodney Borges do nascer do sol clicadas na praia das Pitangueiras para concorrer na categoria Melhor Foto Natureza, títulos: "Salva Vidas", "Mar de Ouro", "O céu visto do Guarujá" e "Pintura Divina".

Com mais de 20 anos de experiência, o diretor premiado no quesito Direção de Fotografia para cinema, está otimista e aguarda as próximas etapas do festival para seguir concorrendo. "Na fotografia e no cinema as cenas externas mais lindas são captadas na Golden Hour que são os horários que mais gosto de fotografar durante o nascer e ao pôr do sol. É possível fazer fotos incríveis mesmo com um smartphone." (comenta Rodney Borges)

Salva Vidas-Categoria Natureza-Rodney Borges
O Brasília Photo Show conhecido como o "Oscar da Fotografia" é um projeto idealizado pelo fotógrafo Eduardo Vergara a partir do seu livro Brasília Photo Show de 2013, que foi uma edição em grande formato com fotos da Capital brasileira e que tinha o objetivo de oferecer ao turista da copa de 2014, um retrato completo da cidade anfitriã do maior evento esportivo que o país já havia recebido. Durante uma viagem à Hollywood ele teve a ideia de produzir o Oscar da fotografia no Brasil tendo Brasília como cidade sede do primeiro Festival Internacional de Fotografia, o Brasília Photo Show, em 2015. Desde 2015, primeiro ano do festival, mais de 32 milhões de visitas foram registradas na página oficial do BPS no Facebook e mais de 30 mil fotos participantes foram postadas. Na primeira edição, foram 5.400 fotos inscritas e mais de 5,2 milhões de views. Na segunda, 6.400 fotos inscritas e mais de 10 milhões de views no Facebook. Em 2017, a quase 20 milhões de views. Na edição de 2017, o BPS recebeu 9.050 imagens. Em 2018, o volume de participação chegou a 11.951 inscrições e em 2019 em quase 14.000 fotos, o que posiciona o Brasília Photo Show em um dos três maiores eventos do gênero do mundo. As inscrições virtuais e gratuitas permitem que qualquer pessoa – profissional ou amadora, com ou sem recursos financeiros, possa participar. Um dos objetivos do BPS, inclusive, é viabilizar possibilidades, abrir portas a novos talentos, a profissionais que desejam viver da fotografia. O mundo conectado do século 21 permite isso. Edu Vergara acrescenta que registros surpreendentes são feitos com todo tipo de equipamento – smartphone, tablet, drone, máquinas de bolso e câmeras profissionais – continuam a ser a tônica do projeto. Desde o princípio, o Brasília Photo Show tinha um objetivo, aproximar de todas as pessoas o conhecimento técnico nos mais variados temas da fotografia. Mais democrática do que nunca, a fotografia do século XXI capta, conecta, desperta e transporta. “O BPS vem soltando amarras. Não nos interessa se quem fez o clique é profissional ou amador. O que importa para o Festival é a emoção que a foto desperta, são as conexões que o clique pode proporcionar”, observa o idealizador e curador do BPS, Edu Vergara. Segundo ele, a essência do Brasília Photo Show está na democratização da arte, da fotografia. Qualquer pessoa com um smartphone na mão pode participar e votar na edição corrente do Festival. “Com as novas tecnologias, milhares de olhares se conectam por um turbilhão de sentimentos, realidades e razões, independentemente da distância que separa o fotógrafo do observador”, pontua.

Informações: Brasília Photo Show 2020 "Oscar da Fotografia": https://brasiliaphotoshow.com.br/

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários