Campanha #MostreSeuVoluntariado do Atados celebra apoio à projetos sociais durante a pandemia

DO TEXTO: Atados, maior plataforma de voluntariado do Brasil, lança a campanha #MostreSeuVoluntariado, em parceria com o Museu da Pessoa.

Lançada no mês em que é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado, campanha estimula compartilhamento de histórias de ONGs e voluntários


No dia 28 de agosto é celebrado no Brasil o Dia Nacional do Voluntariado. Pensando nisso, o Atados, maior plataforma de voluntariado do Brasil, lança a campanha #MostreSeuVoluntariado, em parceria com o Museu da Pessoa, para incentivar organizações e pessoas compartilharem em suas redes como vêm se engajando em causas sociais e voluntários, principalmente em tempos de pandemia.

Para participar, basta compartilhar nas redes sociais com a hashtag #MostreSeuVoluntariado a sua história contando um pouco sobre as iniciativas voluntárias que já se engajou. Pode ser em vídeo, texto, áudio. No caso do áudio e do vídeo, o limite do relato é de cerca de 2 minutos. Se optar por texto, escreva pelo menos 2 parágrafos. Para deixar um depoimento, basta acessar o site da campanha. As experiências serão reunidas no acervo do Museu da Pessoa, como um Diário para o Futuro, para registrar as memórias das ações voluntárias realizadas em meio à pandemia do Covid-19. Todos os registros do Diário para o Futuro serão depositados no Arquivo Ártico Mundial, um cofre à prova de desastres, baseado na ilha remota de Svalbard, na Noruega, criado para garantir que a memória digital esteja disponível para gerações futuras.

"A pandemia e o isolamento social trouxeram muitos desafios e a necessidade de nos reinventarmos para tentar minimizar os efeitos do covid-19. Acompanhamos de perto esse processo, e vimos o quanto foi realizado nos territórios, mesmo diante de tantas adversidades. A campanha foi pensada para que possamos criar um acervo digital dessas ações e mobilizações sociais. Queremos que essas histórias não se percam e que possamos compartilhar com a sociedade o quanto o setor social realizou neste período de pandemia", explica Beatriz Basile de Carvalho, coordenadora de redes do Atados.

O Atados acredita no voluntariado como ferramenta de transformação da sociedade. Ao doar tempo e diversas habilidades, os voluntários fortalecem organizações sociais e se transformam em cidadãos mais conscientes e conectados a outras realidades.

Ação de entrega de cestas básicas para os estudantes do CIEJA de Perus (Nós e as Escolas)Jamal Fotografias
5 dicas essenciais para se tornar um voluntário

1. Busque vagas por habilidades que você tem ou gostaria de desenvolver. Tem conhecimentos de programação? Sabe gerenciar redes sociais? Nem sempre o trabalho voluntário requer apoio presencial, e ainda pode trazer experiência relevante para quem está começando em uma área de atuação. Aproveite vagas que possibilitam trabalho prático no que gosta e também incrementam seu currículo.

2. Procure uma causa com a qual você se identifica. Gosta de conhecer novas culturas? Cuidar de animais? Existem diversas causas sociais, e iniciativas e voluntários que lutam por cada uma, desde cuidado aos animais abandonados à inclusão de refugiados na sociedade. Além de decidir por qual habilidade você tem para contribuir, escolha uma causa que te motiva e se encaixe com seu perfil.

3. Defina sua disponibilidade e comprometa-se. Antes de se inscrever em uma vaga, veja o tempo necessário para dedicar-se ao projeto voluntário, organize sua agenda e tire dúvidas com o responsável. Lembre-se: pode não ser um trabalho remunerado, mas é preciso comprometimento, já que outras pessoas dependem de você.

4. Coloque-se no lugar do outro. Enxergamos o trabalho voluntário como um espaço rico de troca, ter esse olhar de empatia tira os beneficiados de um lugar de carência e os coloca num lugar de potência, onde juntos podemos contribuir e impulsionar nossas qualidades.

5. Pratique escuta ativa e entenda o lugar de fala. Abra os ouvidos e respeite! Ouvir gestores de projetos sociais e seus beneficiados é um presente. Você vai conhecer histórias e iniciativas transformadoras. É importante lembrar que nem sempre o que eles sugerem no trabalho ou propõem, vai ser o que você enxerga como melhor caminho, é preciso respeitar as escolhas a partir das vivências de cada um.

Quer saber mais? Participe das atividades programadas para o mês do voluntariado


27/08, às 18h - Atados na Prática para Voluntários
Nesta oficina para voluntários, o Atados convida a conhecer mais sobre os benefícios de ser voluntário, tanto para quem pratica como para quem recebe o apoio. O workshop realizado via Zoom trará boas práticas, valores e importância do voluntariado como ferramenta de troca de experiências e desenvolvimento de habilidades, além de explicar como usar o site do Atados para se engajar em causas sociais. As vagas são limitadas para até 100 pessoas. Inscreva-se através do link.

28/08, às 17h30 - Dia Nacional do Voluntariado | Festival de Voluntariado
Neste webinar, o Atados promove um bate papo com parceiros para falar sobre o voluntariado durante a pandemia do novo coronavírus, com cases práticos e formas de como se engajar. Será via Youtube e a inscrição é feita através deste link. Organizações já confirmadas: Anistia Internacional, Greenpeace, Engajamundo e Apadrinhe um Sorriso/Teto Brasil, Ação da Cidadania.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários